fbpx
WordPress

Temas para WordPress: onde encontrá-los e como instalar

Nesse post vamos falar sobre um dos principais elementos de um site em WordPress: os temas. Você verá onde encontrar temas para o seu site e como instalá-los para começar a dar uma cara para a sua página.

O que são temas?

Temas são templates para um site em WordPress, serão os responsáveis pelo visual e estilo da sua página. O tema será a base onde você vai montar, editar e personalizar a página e, por isso, deles devem ser desenvolvidos com muito cuidado. Uma das grandes vantagens do WP para outros CMS, como Joomla e Drupal, é a quantidade de temas disponíveis.

Temas gratuitos x Temas premium

Existem basicamente dois tipos de temas no WordPress: temas gratuitos e temas pagos, ou Premium, que você pode comprar. A diferença é basicamente essa: ambos são desenvolvidos com as mesmas tecnologias e irão oferecer recursos semelhantes de edição e personalização.

É um mito pensar que temas premium, por serem pagos, são necessariamente melhores. Existem muitos bons temas gratuitos disponíveis na própria página do WordPress, que passam por um processo de seleção rigoroso para poderem estar ali. A verdade é que temas pagos geralmente oferecem mais opções de suporte e atendimento que vão além dos fóruns disponíveis no WordPress. Muitos designers e agências desenvolvem temas gratuitos para ganhar links para suas páginas e construir uma reputação na comunidade, por isso não descarte a opção de um tema gratuito antes de ver as opções.

Onde encontrar temas para WordPress?

Existem diversos desenvolvedores produzindo temas para WordPress, e várias possibilidades de encontrar estes templates. Sites como este e este fizeram compilações de bons temas, e você sempre poderá encontrar listas com diversas opções e conhecer diversos desenvolvedores, mas existem dois principais locais onde você sempre encontrará uma infinidade de opções:

WordPress

  • Um dos primeiros locais onde você pode procurar temas para WP é na própria plataforma. Acessando a parte de aparência – Temas no seu painel de edição você consegue ver algumas opções disponíveis, a maioria gratuita. Você também pode acessar essa página para ver mais opções. Uma dica legal é olhar os produtores de temas que você gosta, para ver se não existem outros da mesma fonte.

Theme Forest

  • É a maior loja de temas para WordPress, apenas com temas Premium. Tem muitas opções para praticamente qualquer tipo de página que você queira criar.

Elegant Themes

  • Elegant Themes também é uma loja de temas e plugins para WordPress, os quais você pode pesquisar por categorias como App, Business e E-commerce.

StudioPress

  • Os temas disponibilizados pelo StudioPress são todos desenvolvidos sobre um framework próprio, o Genesis.

O que você deve procurar em um tema?

Considerando a quantidade de temas disponíveis, é importante saber identificar pontos importantes para ajudar na escolha de um modelo: por mais que muitos temas sejam gratuitos, você não vai querer ficar trocando a cara do seu site com tanta frequência, afinal de contas a identidade visual da sua marca passa por ali. Por isso, antes de escolher um tema, preste atenção nestas questões:

Responsividade

Confira se o tema será corretamente acessado tanto de smartphones, tablets e computadores. Hoje, a maioria dos temas já é responsivo e permite que você veja como o página ficará em diferentes tamanhos de tela.

Navegação

No Demo ou preview do tema, navegue bastante, acesse as diferentes páginas e pense na experiência que seu público terá acessando a sua página. Veja se o tema tem “espaço em branco” para o conteúdo não ficar sobrecarregado e se os menus  e páginas são facilmente identificáveis.

Rapidez

Veja se o tema carrega de forma rápida ou demora. Temas com grandes imagens e vídeos no fundo podem ser mais lentos, então preste atenção.

Atualizações

Confira quando foi a última atualização do tema. Temas que não atualizados com frequência não são indicados.

Como instalar um tema no WordPress

A maneira mais fácil de instalar um tema no WordPress é através do próprio painel. Para isso, você deve acessar a parte de Aparência – Temas no seu painel. Ali você terá a opção tanto deAdicionar Temas diretamente através da plataforma ou Fazer Upload do tema utilizando um arquivo de formato .zip.

print_1

Se você escolher um tema disponível no WordPress, pode fazer o processo inteiro pelo painel. Procure o tema de acordo com as características que deseja e, ao selecioná-lo, você verá as seguintes opções.

print_2

Se você já viu o tema e conferiu os recursos, é só clicar em Instalar. Simples assim, depois de instalar, você poderá começar a editar as informações. Caso você ainda não tenha certeza de que este é o tema certo para a sua página, clique em Visualizar.

print_3

Você poderá ver e navegar no tema escolhido. Caso opte por instalar o tema a partir desta etapa de visualização, é só clicar no botão de Instalar.

print_4

Pronto! Agora seu site já tem um tema e você pode começar a editar e personalizar sua página. Fique de olho no próximo post para ver como editar as principais informações e como otimizar seu site em WordPress.