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Tecnologia

Tecnologia no varejo: veja as principais tendências e realidades

Com a mudança na experiência de compras e vendas, surgiram muitas tecnologias no varejo que oferecem vantagens competitivas sem precedentes. Contudo, as inovações não param de surgir e pode ser difícil saber como acompanhá-las.

Para que você não tenha mais dúvidas sobre o assunto, separamos algumas das principais tendências de tecnologia para o varejo. Não deixe de conferir agora mesmo!

A importância da tecnologia para o varejo

A utilização da tecnologia para auxiliar o setor varejista é uma tendência que não para de crescer. Uma pesquisa realizada pela Cortex, mostrou que os investimentos em tecnologia estão muito voltados para as soluções de Cloud Providers, Business E-mail, Hosting CRM, Automação de Marketing, Inteligência Artificial, Blogs, E-commerce, Cloud Computing e sistema de Segurança.

Segundo a pesquisa, as micro empresas são uma das que mais estão investindo nessas tecnologias. Isso, porque contar com essas soluções e ferramentas tecnológicas geram diversos benefícios para o setor.

Vantagens da tecnologia apara o varejo

Agora, vamos mostrar algumas das principais vantagens que a tecnologia oferece para o setor. Confira abaixo!

Variação nos meios de pagamento

É preciso acompanhar as necessidades do mercado e dos consumidores, o que inclui a oferta de diferentes meios de pagamentos. Atualmente, existem diferentes modalidades de pagamento que já são vistos como um diferencial competitivo necessário. Pix, QR Code, Aproximação, Criptomoedas, Tockenização, Checkouts mais ágeis são alguns exemplos.

Inteligência Artificial

A inteligência artificial é a capacidade das máquinas de executarem determinadas tarefas complexas, sem a necessidade direta de intervenção humana.

A IA, é muito relevante para processamento de dados para ajudar os negócios varejistas a compreenderem mais cobre os consumidores, seus desejos, necessidades e hábitos de consumo.

Sistemas Omnichannel

Sistemas de integração, como o ERP, onde é possível interligar todos os pontos de vendas e atendimento da loja, que possibilitam:

  • gerir diferentes canais de forma interligada;
  • gerenciar estoque em tempo real;
  • unificar o SAC do negócio;
  • facilitar o processo de troca, retirada, e devolução de produtos.

Análise de dados

Ferramentas que auxiliam na captação, armazenamento, gestão e interpretação de dados, como o Big Data, Business Intelligence, entre outras, permitem que a empresa tenha acesso a relatórios e informações que ajudam na tomada de decisão do negócio.

Sistema de gestão

Alguns softwares são de grande importância para realizar a gestão do varejo, otimizando os trabalhos de gestão de estoque, de fluxo de caixa, bem como coleta e automação de dados que auxiliam nas tomadas de decisão.

Otimização de marketing

As ferramentas tecnológicas de marketing disponíveis, ajudam a melhorar todo o desempenho das estratégias utilizadas. Ferramentas de automação de marketing, e-mail marketing e até mesmo o uso de redes sociais potencializam o alcance da marca e as vendas.

Principais tendências de tecnologia para o varejo

Como as tecnologias não para de inovar e o mercado varejista pode se valer de diferentes benefícios ao adotarem essas ferramentas, é preciso conhecer as principais tendências para 2023. É isso que veremos agora, acompanhe!

ERP

ERP, Enterprise Resource Planning, é um sistema de gestão para negócios que facilita o acesso integrado de todas as informações da empresa. Com as informações que esse software disponibiliza, é possível realizar diagnósticos precisos sobre os processos empresariais.

Com essas informações, os gestores conseguem otimizar o fluxo de trabalho, reduzir custos e facilitar a comunicação entre todos os setores da empresa, entre outras vantagens.

Sistema de pagamento inteligente

As formas de pagamento são essenciais para gerar mais competitividade e facilitam a vida dos consumidores e varejistas. Esses sistemas transferem a responsabilidade dos sistemas de transação para as instituições financeiras. Alguns deles, são os pagamentos por aproximação, pagamentos por celular, relógios inteligentes e muito mais. Apple e Google Pay são exemplos desse modelo.

Self-checkout

O self-checkout oferece uma experiência de compras rápida e eficiente para os consumidores, sem a necessidade de um intermédio para executar a jornada de compras.

Isso, porque com essa tecnologia os próprios consumidores conseguem realizar essas atividades, já que o próprio cliente faz a compra, passa os produtos pela leitura, escolhe a forma de pagamento e ainda realiza o embalo dos produtos.

Beacons

Essa ferramenta de geolocalização em ambientes fechados, utiliza um sistema BLE (BluetoothLow Energy), que permite que o app de compras de uma loja envie ofertas para clientes cadastrados que estejam nas proximidades do empreendimento.

Blockchain

Como a segurança de dados é uma preocupação de grande relevância, os negócios estão se preparando cada vez mais para garantir a segurança dos dados gerados.

Com isso, o Blockchain, que utiliza um sistema dados distribuídos para criar um mecanismo sigilosos de software permitindo a conexão com fornecedores, consumidores e outras formas de relacionamentos, de maneira muito mais segura.

Quick Commerce

Como um formato de “comércio rápido”, o Quick Commerce é uma tecnologia que agiliza a compra online de produtos e o envio, no geral, em 15 minutos. É uma tecnologia muito voltada para bens essenciais, como alimentos e mantimentos.

Para tanto, são utilizadas as Dark Store, espaços próprios para armazenamento, separação e envio dos produtos comprados online. O grande diferencial é a rapidez em que acontece a compra e o envio.

Big Data

O Big Data é uma importantíssima tecnologia para o varejo, porque armazena e resume m conjunto completo de dados semi estruturados. Esses dados, são gerados em tempo real, alta velocidade e em diversos formatos.

Quando usados da maneira certa, eles geram insights e informações muito valiosas para os gestores que podem usá-las para tomar decisões sobre a empresa e sobre o mercado.

Social Commerce

Já bastante utilizado, o Social Commerce faz uso das redes sociais para potencializar as vendas de um e-commerce, por exemplo. No modelo de infotenimento, é feita a integração entre produtos e lojas virtuais para transformar as redes sociais em verdadeiros canais de vendas.

A tecnologia para o varejo veio para gerar benefícios para os lojistas, mas também, para os consumidores. Isso, porque elas otimizam processos diversos e fornecem dados valiosos para melhorar a experiência de compras, bem como aumentar as vendas.

Para saber qual é a mais indicada para cada negócio, é fundamental entender quais são as mais relevantes, como as que apresentamos neste artigo, para colocá-las em prática.

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