fbpx

Tudo que você precisa saber sobre subdomínio

Tudo que você precisa saber sobre subdomínio

Powered by Rock Convert

Se você trabalha com sites ou é responsável pela alimentação de conteúdo das páginas da sua empresa, é bem provável que já tenha ouvido falar em subdomínio, não é mesmo? Mas não precisa se preocupar, caso você não saiba o que isso realmente significa.

Também é comum ter dúvidas em relação à necessidade ou não de ter um subdomínio no site. Afinal, isso é relevante ou não, estrategicamente falando? Todas essas dúvidas serão esclarecidas neste post.

Siga a leitura e encontre, agora mesmo, tudo o que você precisa saber sobre subdomínio.

O que é um subdomínio?

Para entender o que é um subdomínio, obviamente, é preciso, antes, compreender o que é um domínio. Trata-se do endereço do site, algo como www.sitedaminhaempresa.com.br . Porém, esse link levará o usuário para a página inicial do site, que poderá conter outras partes.

É normal que um site de uma empresa tenha uma parte destinada para falar sobre a história da organização, outra que apresente os serviços oferecidos, uma terceira com a localização e um formulário para contato, uma com um blog etc.

Nesse caso, cada uma dessas partes pode ter um subdomínio, que é o domínio, acrescentado do nome da página. Por exemplo, contato.sitedaminhaempresa.com.br

Como usar um subdomínio?

Cabe ressaltar que qualquer nome pode ser utilizado em um subdomínio, por isso é relevante saber como utilizá-lo. Nesse caso, um exemplo de subdomínio com o nome da parte do site no início pode ser contato.sitedaminhaempresa.com.br. Assim, é possível criar hierarquias de informações para o seu site. Tal prática é recomendada, porém, deve ser feita com cuidado para não causar confusão.

Devo ou não ter um subdomínio no site da minha empresa?

Os subdomínios são relevantes em diversas situações, até mesmo para situar melhor o usuário em cada seção do site. Também é recomendado que os subdomínios sejam utilizados em campanhas de marketing ou para hospedar landing pages.

Por exemplo, uma página específica, que fala apenas sobre um único produto que a sua empresa vende, pode ser chamada de produtox.sitedaminhaempresa.com.br. O mesmo pode ser feito para testes que são realizados internamente e que você ainda não quer que sejam divulgados para o grande público.

Vale lembrar que esses subdomínios podem ser apagados a qualquer momento, sem causar danos ao site principal. Assim, se a sua empresa deseja ter uma página apenas para explicar o regulamento ou disponibilizar o formulário de cadastro de uma promoção, pode fazer isso e, depois que o período válido para inscrição acabar, excluir a página.

Porém, existem algumas situações em que é necessário ter cautela ao utilizar um subdomínio. Isso se justifica pelo fato de que muitos desses nomes podem causar confusão na mente dos usuários, que podem ter dificuldades para acessar o site. Pense estrategicamente para saber quando ou não utilizar os subdomínios, portanto.

Como criar um subdomínio no cPanel?

O cPanel da sua hospedagem é o local utilizado para criar os subdomínios de um site. Para isso, é preciso localizar uma seção específica do painel que contenha o gerenciamento de subdomínios.

Quando você faz a criação de um novo subdomínio no cPanel, automaticamente, ele adicionará um diretório na sua hospedagem, na qual permanecerão os arquivos que serão disponibilizados na nova página.

Também é importante ressaltar que, além de um diretório na hospedagem, é comum que os subdomínios também possam ser direcionados para outro servidor, bem como para um IP externo à hospedagem.

Esse tipo de estratégia é útil quando a empresa detém um site e um blog e quer que o usuário encontre o mesmo conteúdo em duas páginas. Desse modo, os endereços do blog da empresa poderiam ser, por exemplo, sitedaminhaempresa.com.br/blog e blog.sitedaminhaempresa.com.br, com ambos direcionando para o mesmo conteúdo.

É possível criar um subdomínio no Joomla, tendo um site no WordPress?

Essa é uma dúvida bastante comum nos responsáveis pelos sites das empresas. Não são raros os casos de sites criados por meio de CRM, como o WordPress, que desejam ter um subdomínio em Joomla, ou vice-versa.

Isso é possível, pois a criação de subdomínio independe da linguagem de programação ou da plataforma utilizada. Ela está relacionada à hospedagem, de modo que o subdomínio pode ser direcionado a diretórios diversos quando criados no cPanel, conforme explicamos anteriormente.

Por isso, se você tem um site WordPress e quer criar um subdomínio com a plataforma Joomla, pode direcionar o link para um diretório diferente e, nele, fazer a instalação do outro CRM.

Subdomínio é o mesmo que subdiretório?

Muitas pessoas tendem a confundir subdomínio com subdiretório. É necessário, no entanto, destacar que não são sinônimos e cada um deles tem um significado em específico.

O subdomínio é uma ramificação do domínio, um endereço que tem adicionados um nome ou um texto ao domínio principal, como é o caso de blog.sitedaminhaempresa.com.br. Já o subdiretório é uma pasta criada automaticamente por meio do site principal, como é o caso de sitedaminhaempresa.com.br/blog.

Vários subdiretórios podem ser agrupados, o que, porém, não é recomendado. Isso pode gerar URLs muito grandes, que podem dificultar o acesso a determinados tipos de conteúdos.

É possível criar uma loja virtual em um subdomínio?

Outra questão que muitas empresas têm é sobre a hospedagem de lojas virtuais em um subdomínio. Isso é, sim, possível, e a configuração, inclusive, pode ser em servidores ou plataformas distintas, conforme anteriormente citado.

A criação de um e-commerce em local separado do site é útil para as empresas que julgam interessante separar o seu canal de vendas diretas da página institucional da organização. O mesmo pode ser feito com blogs, por exemplo, que podem ter um subdomínio exclusivo para que sejam executadas, nele, estratégias de marketing de conteúdo.

Conseguiu entender o que é um subdomínio? Então, agora você já sabe que sempre que precisar criar uma página de conteúdos para o seu site, precisará criar um subdomínio.

Esperamos que nossas dicas tenham sido úteis para você e que você possa colocá-las em prática na sua empresa. Mais materiais interessantes como este podem ser encontrados em nossas redes sociais, então, siga-nos no Twitter e curta a nossa página no Facebook para acompanhar as nossas publicações.

Deixe um comentário

avatar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Subscribe  
Notify of
trackback

[…] Subdomínios são áreas separadas do domínio principal, mas que são extensões do mesmo. São ideais para separar o conteúdo do seu site em categorias, como no blog, na loja virtual e nas páginas institucionais. […]