Sites com versões para mobile recebem mais impulsos nos resultados do Google

Sites com versões para mobile recebem mais impulsos nos resultados do Google

O conceito de design responsivo não é uma grande novidade, mas tem chamado bastante atenção nos últimos tempos com o crescimento do mercado de dispositivos móveis, principalmente por conta dos tablets e celulares de tamanhos e resoluções cada vez mais variadas. Entenda a importância do design responsivo para o seu site.

O design responsivo, como o próprio nome já indica, consegue responder ao tamanho da tela para se adequar da melhor forma. Ao invés de criar dois sites separados, um para mobile e um para desktops, como era muito comum hoje, você faz apenas um site que vai se adaptar muito bem a qualquer tela em que ele for carregado.

Com o aumento da venda de smartphones e tablets, a internet precisa se atualizar a cada dia mais para acompanhar os desejos e as necessidades dos usuários que buscam a comodidade e a facilidade dos mobiles para ficarem online durante o dia.

Há poucos anos atrás, quando os smartphones começaram a surgir, os profissionais pensaram em várias formas de manter o seu website acessível nos celulares através de aplicativos para leitura das informações do site e até mesmo faziam os websites exclusivamente para este formato.

Atualmente, um website responsivo é cada vez mais comum, até mesmo em E-commerce.

Muitos especialistas afirmam que a internet está cada vez mais dinâmica e portátil, como o exemplo que temos hoje do Windowns 8, que foi totalmente desenvolvido para esse formato.

Por isso, pense no número de clientes que podem chegar até o seu site através de dispositivos mobiles para uma consulta ou até mesmo para uma navegação mais demorada e essa experiência precisa ser tão agradável e funcional quanto ela é no desktop ou notebook.

Para que o seu website tenha um design responsivo é necessário possuir 4 itens importantes:

Media Queries

O primeiro passo é pensar na programação do website, aqueles códigos que estão por trás de toda a aparência dele. Neste item, é realizada a parte de desenvolvimento das resoluções da tela e de todas as informações do site.

Layout Fluído

Só o desenvolvimento da media queries não basta para que o seu website seja responsivo. A criação de um layout certo é essencial para trabalhar os pixels das medidas do seu website. É neste item que visualizamos como os seus usuários vão navegar no seu website sem problemas. (Quer experimentar na prática? Visualize o ativa9 no seu celular ou tablet).

Imagens Flexíveis

Um layout verdadeiramente fluído precisa ter imagens que se adaptem a todo o tipo de resolução de tela, por isso a escolha das imagens é feita pela quantidade de pixels que se tornam mais fáceis de flexibilizar.

Conteúdo

Não é certo resumir o conteúdo do seu website para que ele seja adaptável ao mobile, o certo é ter uma comunicação web com tudo o que você precisa falar com os seus clientes e usuários.

Como dito hoje em dia cada vez mais os internautas estão utilizando celulares, tablets e etc para o acesso, por este motivo é importante que seu site seja adaptado para estes tipos de acessos. O Google lançou em 2014 um recurso em suas páginas de busca para sites que são projetados para IPhones e dispositivos Android. Os resultados de páginas que funcionarão bem no seu seu smartphone agora têm as palavras “Mobile-friendly” na frente do resumo.

Também é citado em seu post que o “Mobile-friendly” posiciona melhor o seu site nas páginas de busca, colocando medo nos webmasters que não dominam design responsivo.

Em particular, o Google considera uma página corretamente projetada para smartphones e tablets, quando:

  • Evita software que não é comum em dispositivos móveis (Ex: Flash)
  • Possibilita a leitura do texto sem zoom
  • Tamanhos do conteúdo para a tela evitando que usuários rolem horizontalmente ou utilizem zoom
  • Os links estão separados o suficiente para ser facilmente clicado

Esta não é a primeira vez que o Google tenta fazer sites em versão mobile se destacarem em suas páginas de busca. No início deste ano, foi introduzido tag semelhante que alertou as pessoas sobre falhas com redirecionamentos em navegadores móveis.

Embora seja grande de grande valor o fato do Google estar alertando as pessoas de forma proativa sobre a navegação em dispositivos móveis ainda há frustração por parte de alguns usuários enquanto navegam no celular: sites que pedem para você baixar um aplicativo toda vez que você visitar.

Fonte: indicahost.com.br

Deixe um comentário

avatar

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Subscribe  
Notify of