fbpx
Segurança

Saiba agora mesmo o que é o Sitelock e qual é a sua importância

Considere o seguinte cenário: você é o gerente de TI da sua empresa. São 4h da manhã e você recebe um telefonema agitado do seu CEO, que diz que informações confidenciais de um dos seus clientes vazaram. Atordoado, você procura respostas. Acontece que alguém injetou um script malicioso no código-fonte do seu site — há quase dois meses.

A situação é mais comum do que se possa imaginar, e uma das maneiras mais eficazes e eficientes de evitar esse tipo de ataque, além de contar com um certificado SSL [Sugestão para linkar o post mãe Tudo o que você precisa saber sobre os tipos de certificados SSL] , é empregando uma espécie de scanner de site — também chamado de SiteLock —, uma ferramenta de verificação de sites executada em segundo plano que pode identificar imediatamente malwares e vulnerabilidades.

Quer conhecer um pouco mais sobre o SiteLock e entender a importância dessa ferramenta para o seu negócio em tempos de transformação digital? Acompanhe a leitura!

O que é o SiteLock?

O SiteLock é um provedor de segurança digital que realiza verificações diárias em um site para identificar vulnerabilidades e proteger contra ameaças como malware, scripts entre sites, injeção de SQL etc.

Basicamente, um SiteLock procura fazer o seguinte para resolver problemas:

  • monitora reputação;
  • monitora mecanismos de pesquisas e listas de malware;
  • verifica endereços de e-mail, servidores e domínios e assegura que seus e-mails cheguem à caixa de entrada dos clientes;
  • realiza verificação SSL;
  • cuida da validação da segurança de rede;
  • impede que os dispositivos dos visitantes do seu site sejam infectados por vírus;
  • protege os dados dos seus clientes (SQL e XSS);
  • verifica aplicativos de terceiros instalados no seu site;
  • fornece um selo de certificação para o seu site para que os seus clientes fiquem seguros nas transações comerciais.

Como ele funciona?

Os servidores SiteLocks fazem uma cópia inteira do site e a enviam para seus sistemas. Em seguida, eles realizam uma varredura de qualquer item mal-intencionado. Se os scanners do SiteLock encontrarem algum arquivo ou código malicioso, ele faz a remoção e, em seguida, faz o upload novamente do site sem qualquer interferência na funcionalidade dos usuários.

Em outras palavras, com o serviço do SiteLock seu site será monitorado frequentemente. A ferramenta identifica áreas que são fracas e dá oportunidades de melhorias.

Como ele pode ajudar a proteger o seu site?

O SiteLock pode ser usado para segurança avançada de sites. Então, o que exatamente ele pode adicionar como proteção? Vamos descobrir.

Análise de malware

A tecnologia de verificação de malware do SiteLock revisa todos os arquivos e aplicativos do seu site e compara-os com os padrões do setor, bem como com suas fontes proprietárias, para detectar qualquer malware que tenha sido inserido no código do seu site.

Se o SiteLock identificar malware ou vírus no site, ele o notificará imediatamente por e-mail. O painel do SiteLock mostrará uma lista de páginas infectadas, e sua equipe de serviços especializados poderá ajudar os clientes a removê-las.

Firewall de Aplicação Web

Um Firewall de Aplicação Web — ou Web Application Firewall (WAF) — protege sites contra tentativas de bots ou hackers mal-intencionados de invadir seu site. Atacar sites por meio dos aplicativos (como o seu blog ou carrinho de compras) tornou-se a principal maneira de hackers e cibercriminosos contornarem as medidas tradicionais de segurança para estabelecer dados ou tráfego.

Proteção de banco de dados

O SiteLock protege seu banco de dados de injeções de SQL, que dão acesso ao seu site e banco de dados do cliente. A verificação de injeção SQL revisa todos os arquivos e aplicativos para detectar quaisquer injeções que tenham sido inseridas no código do site.

Gestão de reputação

A verificação de site do SiteLock protege seu website contra o mecanismo de pesquisa e envia listas negras por e-mail com monitoramento e gerenciamento de reputação.

Dessa forma, você se certifica de que suas comunicações alcancem seus clientes, não seus filtros de spam ou software antivírus. Mais importante ainda, a verificação do SiteLock detecta malwares muito antes de o Google detectá-los e encerrar o site.

Validação de negócios

O SiteLock verifica seu e-mail comercial, número de telefone e endereço para dar aos clientes a confiança de que eles podem entrar em contato com você em caso de dúvidas ou preocupações.

Camadas de segurança adicionadas com suporte a SSL

O SiteLock normalmente oferece suporte robusto caso o seu site utilize certificados SSL para proteger formulários online, contas de clientes e compras de comércio eletrônico.

Quais são os planos de SiteLock da ValueHost?

A verificação do SiteLock da ValueHost identifica vulnerabilidade do seu site e o protege contra diversas ameaças. Em todos os planos, você conta com o suporte eficiente de um especialista no assunto. Conheça os 4 planos disponíveis!

Básico

O plano Básico garante uma varredura diária do site e conta com as seguintes ferramentas:

  • validação de negócios;
  • gestão de reputação;
  • selo de confiança;
  • proteção de até 25 páginas.

Profissional

No plano Profissional, além de todas as vantagens do Básico, você conta com varreduras frequentes no site, processo de remoção de malwares, verificação da edição de arquivos e garante uma proteção de até 100 páginas.

Premium

Já o plano Premium assegura todos os recursos disponíveis no Profissional e conta, ainda, com verificação da segurança de rede e proteção de até 500 páginas.

Corporativo

O Corporativo é o plano mais completo e conta com, além de todos os recursos do Premium, verificação avançada e proteção de até 2500 páginas.

Muitas pessoas só lamentam a ausência de segurança do site após um ataque cibernético. No entanto, proteger informações valiosas, como bancos de dados de clientes, não é caro nem difícil.

Ataques de sites estão em ascensão, vindos de muitas novas fontes a cada dia. Para as empresas, a perda de tráfego ou classificação dos mecanismos de pesquisa pode ser devastadora, e a violação de dados de um cliente pode literalmente paralisar os negócios. Contar com um SiteLock é ter à disposição uma solução segura e eficiente que fornece varredura bem projetada e contínua, incluindo a única detecção e remoção automática no setor.

Quer ser manter informado quanto às novidades sobre tecnologias em hospedagem e segurança digital? Siga-nos nas redes sociais — estamos no Facebook, no Twitter e no LinkedIn!