fbpx
Dedicado

Há diferença entre o servidor dedicado Brasil e servidor dedicado USA?

A transformação digital nos bombardeia de termos novos e outros não tão novos, mas que passaram a ganhar destaque atualmente, sobre tecnologia da informação. Um desses termos é o Servidor Dedicado, que se refere a um modelo de hospedagem em que um usuário ou empresa detém um espaço exclusivo em um data center.

Um dos quesitos que os usuários utilizam para escolher um provedor de hospedagem, para adquirir um servidor dedicado, é a sua localização. Afinal, é melhor contratar um servidor dedicado Brasil ou Estados Unidos? Por mais que tenhamos a tendência de acreditar que o servidor mais próximo é sempre melhor, existem outros fatores a serem analisados.

Neste post, vamos entender as diferenças entre servidor dedicado Brasil e USA e as vantagens de utilizar esse modelo de serviços de hospedagem. Confira!

Quais são as vantagens de se utilizar um servidor dedicado?

Antes de explicarmos as diferenças entre servidores no Brasil e nos Estados Unidos, vamos entender quais são os benefícios desse modelo de servidores em relação aos compartilhados. Separamos as vantagens em 4 tópicos.

Oferece exclusividade de recursos

O servidor dedicado oferece exclusividade de recursos para o usuário, que pode aproveitar ao máximo o desempenho em seu site, blog, software, sistema etc. As aplicações que demandam um desempenho maior encontram nos servidores dedicados a melhor solução para garantir o funcionamento adequado para a sua demanda.

Permite uma maior flexibilidade

Os servidores compartilhados, por terem algumas restrições a plugins, scripts e módulo em aplicações web, exigem uma certa limitação no desenvolvimento, tanto por questões de segurança quanto de desempenho.

Já nos servidores dedicados esse tipo de situação não acontece, pois o usuário tem uma grande flexibilidade e possibilidade de configuração do servidor, permitindo o direcionamento de recursos suficiente para suprir toda as demandas que as aplicações hospedadas necessitam.

Assim, o gestor não limita as suas possibilidades e pode responder com agilidade às demandas de marcado.

Entrega mais segurança

Como o servidor dedicado oferece exclusividade, é normal que ele entregue uma segurança maior em relação aos outros modelos. Os dados internos e dos clientes estarão mais seguros e o desempenho do servidor estará garantido com os números ideais de disponibilidade, assegurando o sistema no ar praticamente em tempo integral.

Além disso, os datacenters dos provedores de qualidade entregam mecanismos de garantia de plenitude e proteção dos dados, como a redundância de servidores, refrigeração, para manter a integridade das máquinas, geradores de energia, para assegurar fornecimento ininterrupto entre outros.

Otimização para SEO

Com o servidor dedicado, o gestor tem acesso a IPs exclusivos, que garantem que o seu endereço não será compartilhado com outras páginas — impedindo que o endereço esteja vinculado à distribuição de spam, malwares etc. Esses problemas podem afetar os resultados de seu site nos mecanismos de busca.

Ao utilizar IPs exclusivos, você elimina esse problema e, quando relacionamos esse fator a outros que são considerados importantes pelos mecanismos de busca, há uma soma que eleva o site no ranqueamento.

Quais são as principais diferenças entre o servidor Brasil e o USA?

A globalização e o avanço das tecnologias diminui as distâncias. Conseguimos nos comunicar em áudio e vídeo com pessoas do mundo todo e podemos contratar serviços de todos os lugares do globo. As empresas brasileiras também aproveitam esse momento para investir em infraestrutura em outros países, seja para reduzir custos, seja para aproveitar uma infraestrutura melhor.

Isso é refletido na utilização dos data centers, sendo que muitas empresas de hospedagem no Brasil mantêm infraestrutura aqui e nos EUA. Neste tópico abordaremos as diferenças entre as duas soluções. Acompanhe!

Custo

Como a maioria dos componentes tecnológicos são importados, é normal que o custo deles em território brasileiro seja um pouco mais caro do que nos Estados Unidos. O custo da construção lá fora acaba sendo mais baixo, fazendo com que o preço dos planos de hospedagem em servidores dedicados americanos seja competitivo aqui no Brasil.

Latência

A latência nada mais é do que o tempo que um pacote de dados leva para ir de um ponto ao outro. Basicamente, quando você entra em um site, o seu computador envia uma requisição ao servidor que transmite de volta um cópia dos dados que formam a página ou aplicação web que você acessou. Esse tempo que leva entre a sua requisição e a resposta que chega ao seu computador é a latência.

A latência pode ser determinante na hora de escolher o local de sua hospedagem, de acordo com a atividade que você pretende exercer. É inegável que, quanto mais longe o servidor está do ponto de requisição, maior será a latência, mas essa diferença é de milissegundos, ou seja, na maioria das vezes não fará tanta diferença.

Entre as situações que demandam uma latência menor, podemos destacar os serviços de streaming ao vivo, que pretendem reduzir ao máximo o atraso em tempo real. Há também os jogos online, em que um milissegundo pode interferir no desempenho do jogador. Para as demais atividades, a diferença de latência não interferirá tanto assim.

Qualidade do serviço

Mesmo com o crescimento tecnológico que o Brasil teve nas últimas décadas, infelizmente ainda estamos longe de ter a infraestrutura que há nos Estados Unidos. A qualidade das telecomunicações torna os serviços americanos mais confiáveis e essa qualidade é refletida no serviço prestado. A garantia de disponibilidade de 99% de uptime fica bem mais palpável nesse ambiente.

Não à toa muitos dos provedores brasileiros estão investindo em data centers na América do Norte, tanto no Canadá quando nos EUA, dando opções para que os usuários escolham o local onde querem manter os seus servidores dedicados.

Como vimos neste post, a escolha entre o servidor dedicado Brasil e o dos EUA é feita com base em análises de custo-benefício e desempenho. Se a sua prioridade é velocidade, o servidor brasileiro pode atender melhor. Mas se você busca um melhor custo-benefício e garantia de um serviço com margem de erro quase zero, o servidor americano pode ser a melhor opção.

Gostou do post e quer tirar mais dúvidas sobre servidores dedicados e sobre qual é a melhor solução para a sua empresa? Entre em contato conosco.

[rock-convert-cta id=”3828″]