Saiba tudo sobre hospedagem em 3 passos

Saiba tudo sobre hospedagem em 3 passos

1 – Procura

Já sabemos o que queremos fazer, mas por onde começar? Vá diretamente a quem entende de tudo, o tio Google. Não existe lugar melhor para achar o que você quiser, basta saber procurar direito.

Certo, vá no TG (Tio Google), e procure “configurar servidor lamp”. Simples assim.

Filtrando os resultados

Nem toda fonte é confiável. Dê preferência a sites especializados e artigos com comentários. Depois disso, veja se ele se adequa ao seu caso. Queremos instalar o LAMP em um CentOS e não no Ubuntu.

Leia toda a página e veja se tem as ferramentas para fazer o que ele pede. Você entendeu todos os termos? Se não entendeu, vá ao TG novamente.

2 – Teste

Mãos à obra e execute o tutorial com atenção. Como programadora, eu já vi aspas e ponto e vírgula trazerem o apocalipse. Cada letra faz diferença. Se tudo correr bem como no tutorial, ótimo. Seu problema foi resolvido.

Para assimilar, volte ao tutorial e procure entender o que cada passo que você tomou faz.

3 – Debug

Bom, se deu problema, agora sim é hora de ir chamar um adulto responsável para lhe ajudar ou ainda voltar ao TG e procurar por soluções.

Veja a diferença entre as duas situações:

– “Alguém me ajuda a instalar apache, php e mysql no meu centos?”

– “CentOS com LAMP não roda devidamente, o que fazer?”

No primeiro caso, vejo uma pessoa que quer tudo pronto e não está disposta a fazer o mínimo esforço de ir procurar no TG o que ela precisa (porque gastar digital e clicar no primeiro resultado aparentemente é muito estressante).

Já no segundo caso, parece que o usuário tentou mas alguma coisa pode ter dar errado. E quem está de fora já pensa: “será que ele iniciou os serviços?”, “a versões dos sistemas são compatíveis?”. O que pode resultar em alguém que realmente queira lhe ajudar.

Se você tivesse chamado o especialista desde o começo, a uma altura dessa ele não aguentaria mais lhe orientar a cada passo.

Murphy é real

O processo é simples e se aplica a tudo na vida. Na verdade, isso é uma adaptação fajuta da teoria de tentativa e erro (Thorndike).

Porém, o mundo de TI é composto de minúsculos bits e basta tirar um do lugar para ter um resultado completamente diferente. Esteja disposto a tentar. Tenha a consciência de fazer testes em ambiente de desenvolvimento e deixe os clientes no de produção.

E se você estiver aprendendo, as chances de algo dar errado são enormes, mas ninguém, além do seu orgulho, vai sair ferido.

Onde testar?

A ValueHost oferece 30 dias grátis nos servidores VPS! Acesse agora mesmo https://www.valuehost.com.br/servidores/servidores-vps e  tenha seu VPS pronto em segundos!

Informação extra

Quer achar mais resultados ainda no Tio Google? Use termos em inglês ou qualquer outro idioma. E descubra que os gringos compartilham conhecimento muito mais que os brasileiros.

Então, vá em frente, meta a cara e saia testando. É só assim que você vai aprender.

1
Deixe um comentário

avatar
0 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Comment authors
Recent comment authors

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of