fbpx
Hospedagem

Registro de Domínio e Hospedagem de sites: qual é a diferença?

Se você está começando agora a criar uma identidade e presença digital para a sua marca, é possível que tenha feito as seguintes perguntas: qual é a diferença entre Registro e Hospedagem de sites? Do que eu preciso para ter um site? Por onde devo começar?

Registro

Registro de domínio é a escolha e definição do seu endereço na web, é onde todas as pessoas vão achar sua página e o endereço que vão digitar para encontrar seu site. Existem basicamente duas partes para todo domínio: o endereço e o TLD.

Endereço

O que você imaginar, como você quer que o endereço da sua página seja. Dicas: pense no seu público e no seu negócio ao escolher um domínio, opte por um que seja fácil de digitar e soletrar e que deixe claro qual é a sua atuação.

TLD

Top level domain é a parte depois do endereço, que segue o ponto: o mais comum no Brasil é o .com.br, mas também é possível escolher .com, .net, .info. Novamente, é bem importante pensar na estratégia da sua marca para escolher o TLD: se o plano é atuar nacionalmente, o melhor pode ser um domínio .com.br, caso busque mercados internacional, .com ou .net.

Hospedagem

Registrado um domínio, o próximo passo é escolher uma hospedagem. A hospedagem de sites é o espaço que o seu site vai ocupar, que vai permitir que seja acessado de qualquer lugar do mundo. Uma hospedagem envolve diversos servidores, banco de dados e outras estruturas que garantem que o seu site fique disponível.

Portanto, você precisa primeiro registrar um domínio para depois contratar uma hospedagem e criar um site, seja pelo criador de sites, usando um aplicativo como o WordPress ou contratando uma empresa para criar sua página.

Mensal, semestral, anual? Como funciona a contratação de domínio e hospedagem?

O registro de domínios é feito geralmente de forma anual, você paga uma taxa ao registro e depois continua pagando uma vez por ano, para a manutenção do endereço.

Já a hospedagem pode ser contratada e paga mensalmente, trimestralmente, semestralmente, anualmente, bienalmente ou trienalmente. Podem existir descontos em realizar o pagamento anualmente ou semestralmente. Além disso, uma das vantagens do pagamento por um período mais longo é a tranquilidade de saber que seu site não sairá do ar caso você se esqueça de pagar.

Conheça nossos planos de Hospedagem, Revenda e Registro de Domínio.