fbpx
E-Commerce

Qual o melhor sistema de pagamento para o seu Comércio Eletrônico?

Investir em comércio eletrônico passou a ser uma tendência por muitas empresas que lidam com vendas de produtos. Afinal, a praticidade da compra, sem sair de casa ou do trabalho, a qualquer hora e recebendo a domicílio com um clique é uma vantagem imprescindível para o usuário. Já para o vendedor, ele possibilita a expansão do seu mercado para todos os consumidores que usam a internet, e não só para os que conhecem e frequentam sua loja física, podendo mensurar as características de seu público e podendo voltar seus novos produtos para determinados nichos de mercado.

Ao implantar o e-commerce em um site, é preciso definir algumas coisas importantes: o layout do site, a plataforma que será utilizada, os componentes necessários para manter a sua segurança e do seu cliente, a forma de entrega e também qual será o sistema de pagamento.

Hoje você pode contar com diversos sistemas de pagamento, cada um com suas vantagens e desvantagens. Mas e aí, qual é o melhor? É isso que vamos falar nesse post: qual o melhor sistema de pagamento para seu comércio virtual.Vamos trazer os principais usados pelos melhores sites de e-commerce para você descobrir, fique de olho!

PagSeguro

Este é um dos sistemas mais utilizados no Brasil. Ele possibilita que o cliente utilize como pagamento boleto, cartão de crédito, transferência entre contas, ou seja, oferece maior comodidade para o usuário. A vantagem para a empresa é que mesmo que o cliente parcele a conta, ele receberá o valor integral no ato da compra. Outras vantagens dele são a interface simples, checkout apenas por formulários HTML ou API e envia dados completos do pedido na notificação de pagamento.

Algumas desvantagens são: a cobrança só pode ser feita por brasileiros, possui um suporte lento, a demora para poder sacar o pagamento (14 dias), não possui ambiente de testes e a análise do cartão de crédito é lenta. Além disso, existem taxas superiores às que a empresa pagaria se contratasse diretamente o banco.

BCash

É um dos principais concorrentes do PagSeguro, e também é muito parecido com ele, diferenciando apenas o valor cobrado nas taxas, suporte e painel de administração. Os dois basicamente se equivalem na qualidade dos serviços prestados, sendo muito difícil definir qual é o melhor, ao ponto de algumas empresas utilizarem os dois sistemas simultaneamente.

Moip

É um dos sistemas mais novos de pagamento digital no Brasil. Seu foco é na flexibilidade na cobrança, possibilitando que ela seja feita por meio de API e por cobrança recorrente; e na segurança, tendo um sistema com mais de 400 regras de análise para evitar fraudes, e caso seja encontrada alguma possibilidade de quebra de segurança, esta passará por uma análise humana, a qualquer dia e hora da semana. Ambos se tornam o diferencial deste modelo. Suas vantagens são as diversas formas de cobrança e possui ambiente de testes.

Já as desvantagens são: a cobrança pode ser feita apenas por brasileiros, o atendimento é lento, não utiliza criptografia no formulário HTML, sua interface não é simples de usar e a aprovação do cartão de crédito é lenta, podendo demorar até 24 horas para ser aprovada.

PayPal

É um dos sistemas mais antigos de pagamento online, sendo um dos mais conhecidos e utilizados no mundo. Se o seu site vende para fora do país, pode ser uma das melhores soluções. Ele possui a facilidade de aceitar cartões internacionais e a possibilidade de transferência de dólares até entre contas brasileiras. Outras vantagens são a possibilidade de a cobrança ser feita por quem não é brasileiro, possui ambiente de testes e cobrança recorrente, e o saque pode ser feito a qualquer momento e é o único que possibilita parcelamento sem juros.

As desvantagens são que ele não possibilita cobrança por boleto, possui taxas mais altas do que seus concorrentes e alguns serviços que funcionam nos EUA não são disponíveis no Brasil.

Então, qual é o melhor? Pois é, o melhor é aquele que você se adaptar bem. Todos possuem vantagens e desvantagens competitivas. Por isso avalie qual é o melhor dentro das necessidades da sua empresa e teste. E aí, ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários.