fbpx

Qual é o perfil do geek brasileiro em 2016?

Qual é o perfil do geek brasileiro em 2016?

São muitos os e-commerces que vendem produtos destinados ao público geek. O número de blogs sobre cinema, quadrinhos, games, tecnologia e afins, só cresce, assim como os canais no Youtube. Só em 2015, dos 10 filmes mais vistos, oito eram apreciados pelos geeks. E, diante desses dados e da grande procura por artigos de cultura pop, fica a pergunta: quem são esses consumidores? Onde vivem, do que eles realmente gostam? Hoje, no Globo Repórter.

Para entender melhor o comportamento dos geeks brasileiros, o portal Omelete e o CONECTA – plataforma web do IBOPE Inteligência, realizaram a Geek Power 2016, uma pesquisa com mais de 100 perguntas que ficou disponível no site durante 14 dias para mapear o perfil desses consumidores. O resultado foi divulgado no dia 30 de novembro, na CCXP Unlock, evento que antecedeu a Comic Con Experience.

Quadrinhos? Sim, quadrinhos!

Se engana quem acredita que os quadrinhos estão sendo cada vez mais esquecidos. Dos mais de 26 mil entrevistados, 75% são muito fãs das histórias e, 55% preferem lê-las no formato tradicional: em papel. Enquanto isso, 25% acompanham os quadrinhos pelo computador e 12% pelo mobile.

Outro fato interessante é que dos leitores, 55% leram pelo menos 10 HQs no ano e 25% leram mais de 10 livros no mesmo período.

E os games?

Dos participantes, 83% jogam algum tipo de game. O FIFA 2016 é o mais jogado do ano, com 13% das preferências, seguido por Batman: Arkham Knight, com 9%.

Kratos é o personagem favorito dos jogos. Em segundo lugar está Mario e, em terceiro, os personagens do Pokémon Go.

Sobre séries e filmes:

Algum palpite sobre as séries favoritas dos geeks em 2016? Game of Thrones liderou com 36% dos votos. Destaque também para Stranger Things, a aposta do Netflix para esse ano, com 13%. Demolidor, que ganhou como preferida em 2015, foi para o terceiro lugar, com 9%. Falando em Netflix, devido ao crescimento das próprias produções, a marca virou a distribuidora de conteúdo mais admirada nesses 12 meses, com 43% dos votos.

Ainda segundo a Geek Power, Star Wars (21%), Marvel (18%) e Harry Potter (13%) foram eleitas as melhores franquias de todos os tempos. E, mesmo com o sucesso da Marvel, Batman, da DC Comics, ainda é o super-herói preferido entre o público.

Robert Downey Jr. (Homem de Ferro) e Scarlett Johansson (Viúva Negra) mantiveram os postos de atores preferidos dos geeks.

Geeks estão sempre conectados?

Boa parte dos entrevistados, 74%, estão online pelo menos 6 horas ao dia e, 41% só se declaram offline quando estão dormindo. O smartphone é o mais usado para navegar na web – preferido por 60% dos participantes.

Desses 60%, 37% utilizam a internet para se divertir, 19% para trabalhar e 18% para se manterem informados. E, como já era o esperado, eles são multitelas. Enquanto assistem a um programa na tevê, por exemplo, 68% utilizam o celular.

Outros dados…

O Geek Power 2016 também apontou outros pontos interessantes: 89% dos participantes da pesquisa se preocupam em ter uma alimentação saudável; 53% praticam atividades físicas e 22% curtem andar de bike.

Então, o que você achou da pesquisa? Para saber mais, confira o artigo na íntegra, publicado pelo IBOPE Inteligência.

Deixe um comentário

avatar

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Subscribe  
Notify of