fbpx
Desenvolvimento

Microsoft PowerBI: descubra as principais funcionalidades!

Com certeza, você já ouviu falar sobre business intelligence (BI). Ela é um método baseado em tecnologia que ajuda você a analisar dados e fornecer informações acionáveis ​​que ajudam as empresas a tomarem decisões de negócios informadas.

Com um fluxo cada vez maior de dados brutos, surge um potencial quase infinito para os negócios. Se as empresas puderem capturar até mesmo uma fração dos dados disponíveis e, em seguida, minerá-los em busca de informações relevantes, poderão ter uma vantagem competitiva no mercado.

Para isso, porém, é fundamental contar com as ferramentas certas. Neste artigo, nós vamos apresentar uma delas: o PowerBI. Acompanhe!

O que é o PowerBI?

O Power BI é uma ferramenta de Business Intelligence e visualização de dados para converter dados de várias fontes em painéis interativos e relatórios de análise. Ele oferece serviços baseados em nuvem para visualizações interativas com uma interface simples para os usuários finais criarem seus próprios relatórios e painéis.

Diferentes versões do Power BI são usadas para plataformas diferentes. Ele fornece vários conectores de software e serviços para inteligência de negócios.

O Microsoft Power BI ajuda você a ler dados, criar percepções, prever e implementar um plano de ação em uma ampla gama de prioridades de negócios, como explicamos a seguir.

Colabore rapidamente

Com o Power BI, você pode colaborar rapidamente dentro de sua organização quando estiver em trânsito. Ele fornece dados em uma tela fácil para atender às suas necessidades de análise de dados organizacionais e de autoatendimento.

Aprofunde-se nos dados

Você também pode integrar seus aplicativos existentes, como Salesforce, Dynamics e Google Analytics com o Microsoft Power BI. Eles podem ser incorporados para ajudá-lo a visualizar os dados de forma interativa e intuitiva para que você possa consumir rapidamente e se aprofundar nos dados com uma abordagem direcionada.

Consuma e compartilhe dados com mais rapidez

Qualquer relatório do Microsoft Power BI pode ser perfeitamente integrado em aplicativos da Microsoft, como Teams e Sharepoint online. Isso dá a você a capacidade de consumir e compartilhar informações em toda a organização com apenas alguns cliques.

O que o Microsoft Power BI pode fazer?

O Power BI reúne todos os seus dados — de todas as suas fontes — para que você possa começar a analisar e visualizar imediatamente. Veja como!

Gerencie e exiba dados

Você pode alterar seus conjuntos de dados para destacar insights, criar e gerenciar seus relacionamentos para serem consumidos por sua empresa. Esses fluxos de dados podem ser gerenciados para ilustrar aprendizados de negócios específicos ou quaisquer outras observações. Com uma ampla gama de interfaces visuais pré-construídas, você pode fazer o layout de suas descobertas e visuais que parecem uma narrativa.

Crie relatórios interativos

Cada pessoa em sua organização pode utilizar o Power BI para criar relatórios poderosos. Você pode personalizar como seus relatórios serão consumidos em desktops e dispositivos móveis. Você também pode escolher os temas e cores do relatório de acordo com seus clientes.

Para garantir que seu público receba a maior parte de seus relatórios, você pode até adicionar botões personalizados de perguntas e respostas tornando seus relatórios interativos. Eles podem ser publicados para que todos possam acessar e você pode simplesmente monitorar o consumo de qualquer dispositivo

Visualize e personalize dados do Excel

O Excel tem sido uma ferramenta útil para analistas rastrear e interpretar dados durante anos. Com o Microsoft Power BI, os analistas de negócios podem publicar dados e recursos visuais do Excel para o Power BI modelando e personalizando dados com muito mais facilidade.

Otimize modelos de aprendizado de máquina

Combinando IA com Power BI, você pode se conectar diretamente com fontes de dados onde quer que estejam, incluindo dados em tempo real e streaming — tanto no local quanto na nuvem. Você pode encontrar insights de dados estruturados e não estruturados, incluindo texto e imagens para projetar e criar previsões.

Gere análises em tempo real

Sejam sensores de fábrica no local ou conversas de mídia social online, o Power BI pode ajudá-lo a obter acesso a análises em tempo real para que você esteja sempre conectado com seus movimentos organizacionais para poder tomar decisões oportunas.

Quais os benefícios de utilizar essa ferramenta na sua empresa?

O Power BI é uma das ferramentas de business intelligence mais amplamente reconhecidas devido à sua interface intuitiva. Para as empresas, podemos citar muitas vantagens de utilizar a ferramenta, como descrevemos a seguir.

Todo o seu negócio em um painel

Com o Microsoft Power BI, você pode obter todas as informações comerciais em uma tela simples. Mesmo se estiver usando vários outros aplicativos, você pode integrar dados de todos esses softwares e monitorar seus dados importantes com o toque de um botão.

Incorpore BI e análises facilmente em seu aplicativo

A solução também permite que você forneça relatórios interativos impressionantes em seu aplicativo com serviços Power BI Embedded.

Como o Power BI se compara a outras soluções de business intelligence?

Existem muitas soluções no mercado para análise de business intelligence, mas vamos focar aqui na comparação do Power BI com duas delas.

Google Data Studio

O Google Data Studio provavelmente será a melhor escolha para organizações menores que dependem quase exclusivamente de produtos do Google como o Google Ads ou o Google Analytics em suas campanhas de marketing. Ela pode ser muito útil se você só precisa de painéis de marketing para relatórios padrão de mês a mês ou se está trabalhando com um orçamento reduzido.

Já o Power BI pode ser mais útil para empresas que têm necessidades de relatórios mais avançadas e uma visão de longo prazo mais sofisticada que inclui modelagem de atribuição personalizada ou análise preditiva. O Power BI tem uma caixa de ferramentas maior com a flexibilidade de que os analistas precisam para executar esses projetos.

Sisense

O Sisense também é uma ferramenta completa de BI e fornece uma solução de arrastar e soltar para análises e painéis, tanto no local quanto na nuvem. Painéis e insights podem ser compartilhados com vários usuários, e eles podem até mesmo executar suas consultas, dependendo do nível de permissão definido. Em comparação ao Power BI, uma grande desvantagem é que o Sisense não suporta o envio de relatórios programados por e-mail.

Tableau

O Tableau é uma ferramenta intuitiva e fácil de usar e tem recursos de visualização notáveis por padrão. É excelente e fácil de usar, mas não é barata e, em relação ao Power BI, tem várias limitações potenciais para negociar.

O Microsoft PowerBI pode ser a ferramenta ideal para sua empresa se você estiver procurando por relatórios e recursos analíticos que vão além do Excel. Com ele, você pode facilmente visualizar e analisar dados em todo o seu negócio e obter insights profundos sobre suas operações e desempenho.

Gostou do conteúdo? Acompanhe outros artigos como este, sobre tecnologia e negócios. É só curtir nossa página no Facebook para ser atualizado diretamente no seu feed!