fbpx
WebDesign

Poupe trabalho com o Bootstrap

Você já tentou colocar um sapato que não entrava de maneira alguma nos seus pés e pensou “caramba, cadê aquelas ‘linguetas’ tão funcionais das botas do meu tio-avô?” Pois é… O termo bootstrap ou bootstrapping do inglês britânico significa, em suma, algo que você pode fazer por si só sem o auxílio externo. Um bom exemplo disso são apenas pequenas tirinhas de pano, plástico ou borracha que acompanhavam alguns modelos de sapatos no Século XX (e até atualmente em muitas botas).

Voltando ao nosso mundo virtual, a equipe do Twitter dedicou várias algumas horas vagas na criação do Bootstrap, uma espécie de framework básico de desenvolvimento que te fornece uma completa gama de personalização gráfica pronta para a facilitação na criação dos seus websites. Unindo o CSS ao Javascript, promete fazer milagres com pouco tamanho.

Afinal, o que é o Bootstrap?

Se você já quebrou a cabeça na formatação do CSS do seu website, principalmente na escolha da tipografia correta para os parágrafos, cabeçalhos, links e tantos outros componentes, o Bootstrap poderá lhe ser muito útil. Basicamente, trata-se de um emaranhado de links de CSS com algumas funções de Javascript embarcadas que te permitem fazer um website completo e bastante atual.

Mas nem só de CSS vive o Bootstrap. Ele possui DIVERSOS plugins de Javascript prontos para o uso que, com um simples CTRL+C e CTRL+V você poderá criar menus com dropdown, alertas, sliders, etc. Claro, a personalização fica a seu critério (os padrões disponibilizados pela ferramenta não são antiquados!).

O objetivo principal e lógico do Bootstrap é consumir o menor tempo possível no desenvolvimento de um website, seja ele uma página simples estática ou um grande portal dinâmico.

Como ele pode me ajudar?

É simples: Basta fazer o download do Bootstrap aqui (http://getbootstrap.com), adicioná-lo ao seu HTML através de um link de referência comum no header ou no local do seu website onde você quiser implantá-lo e adaptar o seu HTML (ou o CSS do Bootstrap, mais fácil) aos IDs/Classes que você inserir no desenvolvimento do seu website.

Um ponto bastante bacana da ferramenta é: Você pode usá-la em conjunto com CMSs (Joomla!, WordPress, Drupal, etc.). Isto, inclusive, torna o seu trabalho muito mais rápido, já que, mesmo no CMS, precisamos dedicar tempo na escolha dos formatos corretos de tipografias, ícones, menus, etc.

Então, é só usar os arquivos e implantá-los aos meus códigos?

Resumidamente? É isso mesmo. Basta baixar os arquivos do Bootstrap (Javascript e CSS) e, de acordo com a sua necessidade implantá-los no seu website.

Agora, se você faz parte de uma linha mais conservadora, não tem problema! Pegue do Bootstrap apenas as funções / melhorias de visual que lhe agradarem. Para isto, basta copiar e colar a formatação do CSS/Javascript do Bootstrap para o seu website. Simples assim!

Quanto custa o Bootstrap?

Por enquanto… NADA! O Bootstrap é gratuito e já pode ser implementado em seus projetos.

Não perca mais tempo no desenvolvimento dos seus websites. Dê um Bootstrap no seu dia-a-dia!