fbpx
Hospedagem

Por que usar o Pingdom para gerenciar seu web site?

O Pingdom não é conhecido por todos como o melhor monitor para seu website, mas eu estou aqui para provar que ele pode ser o melhor serviço de gerenciamento de website, tanto quando você está em frente ao computador ou está na praia tirando umas férias.

Estou com minha empresa de hospedagem a pouco tempo, e não tenho meu VPS ainda, vivo a base de revendas, eu sempre gosto de monitorar meu servidor para provar aos meus clientes, a qualidade, e para isso preciso de um monitor.

Como nem todas as revendas dão acesso, ao SSH para monitorarmos, acabo usando sistemas que monitoram meus serviços pelo HTTP, de todos que conheci até hoje, o Pingdom é o que uso e recomendo.

A começar pelo preço, no plano Grátis, você tem acesso a todos os recursos, e se quiser ainda pode comprar os créditos SMS para ser avisado via mensagem quando seu servidor cair. O melhor de tudo é que em constante atualização, o pingdom traz aplicativos para smartphone e um sistema de monitoramento de páginas Web.

O Sistema

Para mim, o sistema é fantástico, com um painel simples, colorido e bem fácil de usar o pingdom é perfeito para você que quer ter tudo a mão, não demora muito para você conhecer todas as funcionalidades.

Ele tem um sistema fantástico de alertas, que te envia e-mails quando seu servidor cair e quando ele voltar ao ar, inclusive você pode cadastrar os e-mails para serem enviados 5 minutos após a queda, por se tratar de um sistema de verificação HTTP, nem sempre ele consegue acesso na primeira vez.

Outro recurso ainda na parte de Email, fica por parte dos relatórios, em meu caso, o Pingdom me envia relatórios de Uptime e downtime diariamente, semanalmente e mensalmente, esses relatório me ajudam a determinar a taxa de uptime no dia, na semana e no mês.

Apresente para seu cliente um relatório do servidor, o pingdom proporciona inclusive no plano free uma página com as informações do servidor, uptime, carga, tempo de resposta e quando foi a última queda.

Aplicativo para smartphone

Já precisou sair do seu posto em horário de trabalho, para ir ao médico, visitar um cliente, ou qualquer outra coisa, e ficou com medo do seu servidor cair e você ficar sabendo somente quando seu cliente ligar?

Para isso o pingdom tem um aplicativo para iOS e Android que avisam quando seu servidor cair e quando ele ficar online novamente, além de te entregar um relatório completo na forma de gráficos.

Monitoramento de Suas Páginas

Através de um código que você coloca no Head do seu site você tem acesso a um relatório incrível dentro do pingdom.

O relatório mostra o tempo de carga em cada país que seu site é acessado, quais navegadores estão acessando, páginas mais visitadas, pageviews e o melhor de tudo, na hora do cadastro do site, você coloca um tempo, em segundos que seria ideal para o seu site carregar.

Através disso, o pingdom te mostra um relatório, com o tempo de carga, além de mostrar o que mais demora, se é o Back-end, Front-end ou a conexão, e tudo isso pode ser em tempo real, de um dia, uma semana ou um mês.

Espero que com esse pequeno review você tenha se convencido de que o pingdom é uma excelente ferramenta para você monitorar o seu site.