fbpx
Desenvolvimento

Entenda o que é e para que serve o PERL!

Perl é uma linguagem de programação amplamente usada no mundo UNIX / Linux para escrever de tudo, desde scripts rápidos a programas poderosos e com vários recursos.

Por conta da sua forte capacidade para processamento de texto, ela se tornou uma das linguagens mais populares para escrever scripts CGI — Common Gateway Interface. É uma linguagem interpretativa, o que torna mais fácil construir e testar programas simples.

Neste artigo, nós explicamos como essa linguagem de programação funciona e quais são os benefícios de utilizá-la. Acompanhe!

O que é PERL?

Perl é uma linguagem de programação de propósito geral desenvolvida originalmente para manipulação de texto e agora usada para uma ampla gama de tarefas, incluindo administração de sistema, desenvolvimento da web, programação de rede, desenvolvimento de GUI — interface gráfica de usuário — e muito mais.

Ela suporta os recursos da abordagem de programação orientada a objetos e procedural e todos os conceitos como classe, herança, abstração e encapsulamento e polimorfismo etc.

Por ser uma linguagem de código aberto e contar com uma rica comunidade de usuários, ela está se desenvolvendo rapidamente e ganhando popularidade ainda maior entre os desenvolvedores de aplicativos da Web dinâmicos e administradores de sistema.

Além de seus recursos de processamento de texto excepcionais, Perl oferece suporte para bancos de dados de terceiros, como Oracle, PostgreSQL, MySQL, entre outros (rapidamente integrado por meio do pacote DBI), e faz interface facilmente com bibliotecas C / C ++ externas por meio de XS ou SWIG Programas. Ela também pode lidar com dados criptografados da web, incluindo transações de comércio eletrônico.

Como ela funciona?

Perl é uma linguagem interpretada, o que significa que seu código pode ser executado como está, sem um estágio de compilação que cria um programa executável não portátil.

Os compiladores tradicionais convertem programas em linguagem de máquina. Quando você executa um programa Perl, ele é primeiro compilado em um código de bytes, que é então convertido (conforme o programa é executado) em instruções de máquina. Portanto, não é exatamente o mesmo que shells, ou Tcl, que são estritamente interpretados sem uma representação intermediária.

Também não é como a maioria das versões de C ou C ++, que são compiladas diretamente em um formato dependente da máquina. Ele está em algum lugar no meio, junto com os arquivos Python e awk e Emacs elc.

Quais as vantagens de utilizar essa linguagem?

Existem vários recursos que a tornam Perl uma linguagem de programação popular. Vamos falar sobre alguns deles.

Código aberto

Perl é uma linguagem de código aberto, o que significa que é de uso gratuito e há muitos recursos para aprender a linguagem de programação.

Portabilidade

Você pode rodar Perl em qualquer plataforma devido à sua portabilidade. Isso significa que não importa qual sistema operacional ou hardware você tem disponível, desde que o Python esteja instalado, então você estará pronto para ir!

Versatilidade

Quando falamos em versatilidade neste caso, queremos dizer ser capaz de fazer uma variedade de tarefas com o mesmo programa em vez de ter programas diferentes para cada tarefa. Dessa forma, seu trabalho será mais eficiente e, ao mesmo tempo, reduzirá o tempo gasto no gerenciamento de muitos aplicativos ao mesmo tempo.

Suporte multiplataforma

O suporte abrange todas as plataformas, o que significa que não importa onde alguém esteja, eles serão capazes de usar Perl.

Abundância de recursos de aprendizagem

Existem muitos recursos de como você pode aprender o idioma, como livros e tutoriais online. Isso é ótimo porque é importante que todos tenham acesso a um programa como este sem ter que pagar nada adiantado!

Sem necessidade de compilador

Você não precisa de um compilador externo para executar o código em seu computador, portanto, qualquer pessoa com conhecimento básico de programação seria capaz de fazer isso por conta própria.

Processamento de texto

Há muitas maneiras de usar o Perl, como processamento de texto, programação da web, administração de sistema ou desenvolvimento de aplicativo.

Administração do sistema

Perl pode ser usado para administração do sistema e isso é útil porque você tem a tranquilidade de que seu computador estará sempre atualizado com novas atualizações ou patches de segurança.

Desenvolvimento de aplicativos

Existem diferentes módulos disponíveis que permitiriam a alguém que conhece Perl bem o suficiente para fazer coisas realmente interessantes, como criar um script CGI, construir um site interativo ou até mesmo desenvolver uma GUI.

Como ela se compara a outras linguagens de programação?

Perl é elogiada por sua proximidade para a manipulação de texto e é descrita como sendo mais intimamente relacionado à linguagem humana natural do que outras. Ela foi extremamente útil para escrever scripts CGI durante o período comercial inicial da Internet no final dos anos 1990 e início dos 2000.

Desde então, Python, Ruby, PHP, NET e JAVA e, recentemente, NodeJS, tornaram-se mais competitivos para uso em código de servidor web de propósito geral. Por outro lado, Perl 5 ainda pode ser uma ótima opção para as seguintes finalidades.

Data mining & análise de texto

Com os recursos pesados de Regex do Perl, ele pode classificar o texto facilmente e, portanto, é útil no processamento de documentos de texto.

Administração de sistema UNIX

Pode executar scripts para verificar sistemas, renomear e gerenciar logs de sistema, direcionar o fluxo de arquivos gerados.

Prototipagem e segurança de rede

Muitos engenheiros de rede iniciaram suas carreiras quando o Perl era muito popular, e a maioria dos especialistas em segurança conhece o Perl, ele é bom para ‘esboçar’ redes e planejar como fazer a segurança. Ser capaz de manipular texto é ótimo para criptografia.

Gerenciamento de catálogos

Listas pesadas de campos de pesquisa precisam ter uma maneira de modificar rapidamente milhares de itens, seja em uma lista de texto, um conjunto de arquivos ou informações em um banco de dados. Perl pode ajudar neste processo, é uma ótima maneira de lidar com uma infinidade de convenções de catalogação.

Sistemas e intranets legados da Web

Ferramentas de longa data que são difíceis de substituir. Esta não é uma perna forte para se apoiar, mas merece menção.

Perl é uma parte crítica do mundo do desenvolvimento de código aberto. É muito importante que você entenda o que essa linguagem de programação pode fazer por você e como ela pode ajudar seu negócio. Concluindo, ela é uma ótima opção para quem quer fazer algo mais avançado e não quer ficar limitado pela linguagem que usa.

Gostou do artigo e quer receber em primeira mão outros conteúdos sobre tecnologia e negócios? Assine agora a nossa newsletter!