Os novos mandamentos para um bom site

Os novos mandamentos para um bom site

O layout responsivo agora é obrigação. Veja o que mais tem que estar na sua página corporativa.

Todo mundo acessa a internet pelo Smartphone, mas o site da sua empresa ainda tem aquela cara meio antiga? Então Agora é o momento perfeito para investir em uma reforma geral. Desde Abril desse ano, o Google tem considerado o fato de um site ser adaptado para plataformas móveis como um fator para mostrar a página em sua busca. É simples: aquela que está prepara para  abrir direto no Smartphone aparece no topo.

O ideal, segundo a empresa, é que o site tenha um design responsivo – ou seja, que se adapte de maneira automática ao tamanho da tela do dispositivo que foi utilizado para o acesso. Esse tipo de página não tem versão móvel, mas sim um único endereço e os mesmos códigos por trás do visual mostrado no computador e no celular. A busca do Google hoje é mais usada por dispositivos móveis do que por computadores em pelo menos 10 países, de acordo com a própria empresa. Nada mais justo do que melhorar a experiência desses usuários.

Hoje não existe desculpa para deixar de fazer um site responsivo, pois isso esta cada vez mais simples tecnicamente. Quando a página possui um comercio eletrônico, então, a facilidade de uso deve ser priorizada. Boas descrições, fotos grandes e poucos cliques até a finalização da compra são o pacote ideal. “No celular, o usuário quer mexer no site com um dedo, e ver as informações num bom tamanho”, diz Daniel Cardoso, diretor da Universidade Buscapé.

O que mais então, uma boa página corporativa deve ter para passar a imagem certa ao clientes? Quanto conteúdo se deve produzir, e com qual linguagem? Como o consumidor deve se comunicar com a empresa para tirar dúvidas? Confira a seguir os elementos que não podem faltar no seu novo site.

Quem Somos

É importante contar a historia do negocio e reafirmar os seus valores. E esta seção é o melhor lugar para fazer isso. Aqui, o cliente conhece a personalidade da companhia e se informa sobre as pessoas por trás do empreendimento. É possível fazer isso com um texto curto e criativo ou mesmo com um vídeo institucional, por exemplo. Formal ou descolado? Tudo depende da imagem que você quer passar.

Como Funciona ou Dúvidas

Aqui é o lugar de explicar a mecânica do seu modelo de negocio ou as características do produto que você vende. Um infográfico no estilo passo a passo cai bem, mas também é possível simplificar, com perguntas e respostas. Isso pode poupar o empreendedor de explicar as informações básicas repetidas vezes aos diversos clientes. Outra possibilidade é incluir um formulário para o usuário fazer perguntas.

Recomendações e Testemunhos

Quando o cliente vê outras pessoas falando bem do seu negocio, ele fica mais confiante sobre contratar os seus serviços ou comparar o seu produto. Mas é importante não exagerar no tom publicitário. Os depoimentos precisam ser reais e naturais, mostrando aspectos relevantes da empresa, e não apenas dizendo que a marca é sensacional. Um vídeo ou declarações curtas podem ser formatos interessantes.

Contato

Deixo meu telefone ou crio um formulário para contato? Divulgo a página no Facebook? Aqui a dica é simples: coloque o máximo possível de informações. Assim, o usuário pode escolher se prefere ligar para a empresa na hora ou deixar um recado no Twitter. E, claro, esteja pronto para responder as solicitações por todos os canais que escolher.

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Clique, Cliques e mais Cliques

Os velhos websites, cheios de links para seções internas, que fazem o usuário clicar em várias páginas até encontrar o que procura, estão fora de moda. Em seu lugar entraram páginas com informações mais diretas e concisas. As seções mais importantes devem ficar no topo ou em um lugar visível no primeiro scroll. Coloque no rodapé links para o site inteiro – isso também melhora o ranqueamento nas páginas de busca.

Visual que não tem a ver

Um escritório de advocacia provavelmente não quer um site com fundo verde-limão, Uma escola infantil não vai gostar de uma página preta e cinza. O site é seu cartão de visita, então faça dele uma extensão da empresa, com visual que case com o seu produto. E nunca é demais lembrar: nada de animações em Flash e música tocando sem que a pessoa aperte o play antes.

Conteúdo velho

O usuário se frusta ao entrar no site de uma escola de inglês e ler informações sobre as matriculas para a turma do ano anterior. Dados antigos na página da sua empresa são sinônimo de desleixo. Não vai conseguir fazer essa manutenção constante? Então coloque apenas as informações mais básicas, como em um cartão de visita.

Sem conexão com as redes sociais

Se a empresa esta no Facebook, no Twitter e no Youtube e o seu site não mostra essa presença, algo esta errado. Um jeito fácil de valorizar o conteúdo produzido e postado nas outras redes é usar os Widgets oferecidos por esses serviços. Essas ferramentas, que mostram todos os posts feitos pela marca, podem ser facilmente incorporados ao site.

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