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Desenvolvimento Dicas

O que não pode faltar em um site?

Você já sabe que a criação de um site é um dos itens fundamentais para alavancar seus negócios, certo? Já comentamos que redes sociais não anulam a importância de uma página, que ter um site é demarcar o território de sua empresa na web e que para cada tipo de negócio há um tipo de página. Depois da etapa de reconhecimento dessa necessidade e da decisão de começar a construir seu próprio site, é muito importante ter em mente quais itens não podem faltar nesse processo.

Os formatos e os tipos de produção e gerenciamento de páginas são inúmeras – inclusive, selecionamos as melhores práticas em um material exclusivo –, mas existem elementos que devem estar presentes em todos os sites, seja para ter um bom posicionamento em mecanismos de busca, seja para proporcionar uma boa experiência ao usuário que o acessa. Como cartão de visita de sua empresa, seu site deve contribuir para que clientes conheçam seu produtos ou serviços, encontrem facilmente informações que os interessem e, claro, resultem em conversões que gerem lucro para seu negócio.

Para te ajudar a conferir o que não pode faltar em seu site, criamos um checklist. A ideia é que, além de implementar todas essas soluções, você entenda melhor a importância de cada uma delas.

Itens essenciais para seu site

Formulário de contato

Um formulário de contato não pode faltar, isso todo mundo sabe, mas ele deve funcionar. Não adianta ter um formulário que gere erros, isso contribui para que usuários deixem de entrar em contato com sua empresa – e que empresa quer perder o contato de seus clientes? Além do bom funcionamento do formulário e do redirecionamento efetivo de mensagens para algum email da empresa, é importante dar outras alternativas ao usuário. Algumas pessoas preferem, por exemplo, enviar um contato diretamente de sua caixa de emails. Por isso, deixe disponível também um link com o email de contato. Outro ponto fundamental: verifique quais campos são realmente importantes para o preenchimento do usuário. Quais informações sua empresa precisa saber, além de nome, email, telefone e assunto, que realmente podem ajudar no atendimento? Formulários de contato com muitos campos geram desconforto e também podem afastar o usuário. Garanta que a solicitação de contato seja sempre rápida e prática.

Versão mobile

O alto crescimento de acessos por smartphones e tablets exige cada vez mais que todos os sites ofereçam uma versão mobile para seus usuários. Além de auxiliar em um bom posicionamento do site em buscadores como o Google, a versão mobile garante que seu cliente, esteja onde estiver, terá acesso às informações de sua empresa – e poderá inclusive realizar compras. Em um post sobre a otimização de páginas mobile, comentamos sobre as diferentes possibilidades de configuração, sobre a organização de informações e também sobre cuidados específicos que sites mobile exigem. Respeitar as práticas do design responsivo (que se adapta a diferentes tipos de tela) e imaginar como seria a navegação do usuário em sua página através de dispositivos móveis são ações fundamentais para garantir esse item.

Sitemap

Não, criar um mapa de sua página não é nada antiquado. Ter um sitemap, criado em um arquivo XML, é uma ótima maneira de facilitar a indexação de seu site por buscadores, ainda que esteja bem organizada em menus – e é muito importante que esteja. Nesse arquivo devem estar listadas todas as páginas de seu sit e, que descrevam toda a organização de conteúdo. Essa prática pode gerar bons resultados de busca, principalmente para sites novos, que ainda tenham poucos links externos. Sitemaps são bastante simples de serem criados, veja como.

Campo de busca

Ainda que sua página seja pensada de forma intuitiva, com boas chamadas, termos adequados nos menus e conteúdo bem distribuído, manter um campo de busca é essencial. É preciso compreender que as formas de navegação em seu site podem ser diversas e, caso o usuário esteja buscando um conteúdo muito específico ou esteja com muita pressa para encontrar determinada informação, a barra de busca será uma excelente aliada. Além disso, ao integrar o campo de busca de seu site a ferramentas como o Google Analytics, é possível mapear quais são as buscas mais realizadas e ajustar sua página, procurando reforçar ainda mais tais termos – da mesma forma, entender o que os usuários buscam em seu site e não encontram.

Links Internos

Procure evitar ao máximo os famosos erros 404. Revise sempre todos os links internos de seu site. Imagine que um usuário pode acessar a home de seu site, se interessar por algum destaque, entrar na página específica de um produto e, ao clicar no link “compre agora”, seja direcionado para uma página de erro. Isso seria frustrante, tanto para o usuário, que possivelmente desistiria da compra, quanto para você, que estaria perdendo uma venda. É importante que todos os links estejam funcionando da maneira correta, para evitar quebras no fluxo de navegação. É claro que sites com muitas páginas ou que sofrem constantes atualizações estão passíveis de equívocos, logo, é importante também personalizar a página de erro 404, inserindo informações de contato e até um link para que o usuário possa voltar para a página inicial.

Redes Sociais

Se seu site está saindo do forno, é importante saber que levará um certo tempo até que consiga ser rastreado por mecanismos de busca. Uma forma de auxiliar na divulgação de sua página, e também melhorar o rankeamento em buscadores, é inserir links de compartilhamento para redes sociais. Insira ícones no topo ou no rodapé e também em artigos com temas específicos. Crie prévias de compartilhamento com mensagens e teste imagens interessantes sobre seu negócio. É importante também que você indique os links para o perfil de sua empresa nas redes sociais.

Política de privacidade

Se você possui um site de e-commerce ou qualquer outro tipo de página que estabeleça uma relação direta com o usuário, é necessário especificar em um documentos os termos de uso de página e a política de privacidade de dados. A forma como sua empresa cuida das informações de cadastro do usuário é de extrema importância. Por isso, criar documentos, que sejam facilmente encontrados em seu site, auxilia não só em dúvidas pessoais, mas também em questões jurídicas.

Agora que você já sabe a importância dos itens essenciais para seu site, que tal colocar os aprendizados em prática?