fbpx
Dicas

O que é pagespeed e como usá-la ao seu favor?

Você sabe o que é pagespeed e qual a sua influência para o sucesso de uma empresa na internet? Não?! Então saiba que você está no lugar certo, pois preparamos este artigo justamente para falar sobre isso.

Cada vez mais importante para a permanência dos visitantes em um site, o ponto a destacar, nesse caso, é que independentemente do que se faça, os resultados de marketing e vendas online podem ser diretamente afetados pela observação ou não desse conceito.

E quando falamos em observar, estamos nos referindo, sobretudo, aos trabalhos e cuidados que se deve ter para garantir uma pagespeed satisfatória.

De qualquer maneira, neste conteúdo nós vamos abordar tudo o que você precisa saber em relação ao assunto. A leitura é interessante e por isso merece toda a sua atenção. Aproveite!

Mas afinal, o que é pagespeed?

Para sermos o mais breve possível, pagespeed nada mais é do que a velocidade de carregamento de uma página. No entanto, em termos práticos, ela é utilizada para descrever a velocidade de um site como um todo.

E embora não pareça algo substancial para os resultados na Web, a verdade é que essa questão é de extrema importância para as vendas.

Pense bem: você permaneceria em um site no qual as páginas demoram para carregar? Pode até ser que sim, porém, fique sabendo que a paciência para esperar é uma qualidade inexistente na maioria dos internautas.

De acordo com um relatório produzido pelo Hosting Facts, quando o tempo de carregamento das páginas é superior a 3 segundos, cerca de 40% dos visitantes abandonam o site. 

Não o bastante, o parecer também revelou que um aumento de 8 a 2 segundos na velocidade do site pode aumentar as taxas de conversão em aproximadamente 75%!

O estudo foi baseado em um monitoramento de dados que avaliou a atividade dos visitantes de 33 grandes varejistas online dos Estados Unidos. Apesar de não haver considerado os consumidores de outros mercados, não se discute o fato de que é mais ou menos assim que se comportam esses números, não importa o país.

Quais são os fatores que afetam o desempenho de uma página?

Visto o que é pagespeed, mostraremos agora os fatores que podem prejudicar o desempenho de uma página. Os principais são:

Imagens muito pesadas

Um dos erros mais cometidos é adicionar ao site imagens muitos pesadas. Sem a menor sombra de dúvidas, se você não compactá-las, a velocidade de carregamento da suas páginas será afetada.

Como recomendação geral, o formato “PNG” é o mais adequado. Contudo, o “JPEG” também é muito utilizado. Seja qual for, certifique-se de que as fotos e imagens estejam leves.

Mídias externas

Que as mídias externas podem ser valiosas para o conteúdo do site não se discute, porém, quando não hospedadas no próprio servidor, a pagespeed poderá ser prejudicada.

Um exemplo claro disso são os vídeos, que costumam reduzir significativamente o tempo de carregamento.

Navegador

Outro fator que vale ressaltar corresponde aos navegadores, já que cada uma das diferentes opções carregam o site da sua própria maneira. Em vista disso, o indicado é testar as suas páginas em todos eles.

Observe como elas se comportam no Internet Explorer, no Google Chrome, no Safari e no Mozilla Firefox, por exemplo. Se por ventura o site não desempenhar bem em algum deles, procure entender o que está ocorrendo: às vezes o problema pode ser relacionado aos apps e/ou plugins instalados no navegador.

Excesso de anúncios

Mais do que apenas incomodar os seus visitantes e piorar a aparência do layout, o excesso de anúncios é mais um dos motivos pelos quais ocorre a diminuição da velocidade dos sites.

Temas

Temas com muitos efeitos ou mal desenvolvidos — esse também está entre os fatores que podem ser prejudiciais para o carregamento das páginas.

Nesse caso, tenha atenção na hora de adquirir o seu template, analisando os reviews e os sites que utilizam as opções que mais lhe agradaram.

Além disso, ao instalar o tema, não se esqueça de testar os widgets (áreas de comentários, botões de compartilhamento em redes sociais, previsão do tempo etc), pois dependendo da função, a pagespeed será impactada negativamente.

Hospedagem

Não menos relevante está a hospedagem do site. Aqui, a dica é simples: contrate um provedor reconhecido e que se encaixe no tamanho do seu negócio. Isso é importante para que você receba o serviço pelo qual está pagando.

O que pode ser feito para acelerar o site?

Antes de concluirmos este artigo sobre o que é pagespeed, não poderíamos deixar de falar sobre o que pode ser feito para acelerar o site. A primeira observação a se fazer é tomar os devidos cuidados que acabamos de mencionar no tópico anterior.

A segunda é a utilização das ferramentas de medição. A principal delas é o PageSpeed Insights, solução simples, prática e confiável, desenvolvida por ninguém mais ninguém menos do que o Google.

Ao acessá-lo, basta apenas digitar a sua URL e pronto, você receberá a pontuação do seu site. Ela vai de 0 a 100 e fornece todas as “chaves” e conselhos para melhorar o carregamento da sua página, apontando os erros e mostrando como consertá-los. 

Além da velocidade do site, o PageSpeed Insights também avalia a experiência do usuário, tanto para a navegação no desktop quanto nos dispositivos móveis (tablets e smartphones).

Caso queira testar outras ferramentas, considere o WebPageTest e o OnCrawl. Entretanto, o serviço oferecido pelo Google é gratuito e muito eficiente, não havendo necessidade alguma de “testes exteriores”.

Por fim, deixamos para dizer que a pagespeed é um fator muito importante para o rankeamento de um site nos motores de busca (SEO). Quando o carregamento for lento, é improvável que se consiga colocar a sua empresa nas primeiras colocações das páginas de pesquisa.

Enfim, como você pôde ver, é preciso ter atenção a esse ponto, do contrário, o seu negócio na internet será prejudicado de diversas formas. Como resultado geral, pode-se considerar uma redução ou perda nas vendas. 

Esperamos que você tenha gostado deste conteúdo sobre o que é pagespeed. Se quiser saber mais e deseja ficar por dentro de outros assuntos relacionados, assine a nossa newsletter agora mesmo!