fbpx
Hospedagem

Como uma hospedagem para blog afeta seu desempenho?

O uso de blogs como parte da estratégia de marketing digital da empresa não é nenhuma novidade hoje em dia. Há cada vez mais exemplos de negócios que usam esses espaços para educar seu público e promover sua marca. Para isso, é importante fazer a melhor escolha ao buscar uma hospedagem para blog, pois ela pode afetar o desempenho da sua estratégia.

Há várias opções disponíveis no mercado, sendo algumas delas gratuitas. Porém, é necessário ter bons critérios ao fazer essa escolha, ou ela pode comprometer os resultados obtidos em seu negócio.

Vamos falar um pouco mais sobre essa hospedagem, como ela impacta o desempenho da empresa e como você pode fazer a escolha certa. Acompanhe.

O que é a hospedagem para blog?

Uma hospedagem é um espaço na nuvem onde os dados do seu blog ficam armazenados e podem ser acessados remotamente, seja por você, para que seja editado, ou visualizado pelo público. O servidor de hospedagem faz o processamento de dados em cada acesso, permitindo que um grande número de pessoas visite o site ao mesmo tempo.

Quais aspectos da hospedagem para blog mais afetam seu desempenho?

Há muitos fatores que devem ser avaliados na escolha de uma hospedagem para blog, as quais podem afetar o desempenho do seu site e da sua estratégia de marketing digital como um todo. Veja aqui alguns dos principais exemplos.

Qualidade do SEO da página

 Search Engine Optimization, ou SEO, é um conjunto de práticas que aumentam as chances de uma página se destacar dentro dos motores de busca. Dependendo do quão bem elaborado ele é, você pode conseguir o primeiro resultado, o que aumenta suas chances de ser visto pelo público. E boa parte do SEO de um blog depende também de seu código-fonte e dos recursos oferecidos pelo seu serviço de hospedagem.

Suporte da provedora

Quando ocorre algum problema com o servidor, é importante que a empresa provedora esteja disponível para oferecer assistência técnica e tirar dúvidas. Quanto mais rápida for a resposta, menores tendem a ser as perdas associadas. Da mesma forma, investimento em manutenção preventiva também diminui as chances de que essas falhas ocorram.

Nível de segurança

A proteção de dados é uma das grandes prioridades em qualquer empresa hoje em dia, especialmente quando há dados sigilosos de colaboradores e clientes envolvidos. E com o número de ameaças virtuais crescendo regularmente, é importante que a provedora da hospedagem acompanhe essas mudanças, adotando novas ferramentas e programas de segurança digital frequentemente.

Espaço de armazenamento disponível

Dependendo do tipo de conteúdo que você pretende utilizar em seu blog, pode ser necessário investir em uma hospedagem com bem mais espaço de armazenamento. Para blogs mais simples, que utilizam apenas textos e poucas imagens, essa não é uma grande exigência. Porém, se você pretende ter vídeos e conteúdos interativos, então um volume de armazenamento muito baixo pode comprometer bastante seu desempenho.

Estabilidade do servidor

Por fim, mas não menos importante, o servidor só tem utilidade prática enquanto está emitindo e recebendo sinais. Se houver algum problema de processamento, como sobrecarga de requisições ou instabilidade na conexão, todos que tentam acessar seu blog ficarão sem repostas. Dependendo do momento e da duração dessa instabilidade, pode ser que você perca um número grande de leads de uma só vez.

Como escolher a melhor hospedagem para blog?

A quantidade de opções disponíveis no mercado pode tornar essa decisão um pouco mais difícil, especialmente se você não tem muita experiência lidando com esse tipo de tecnologia. Pensando nisso, separamos aqui alguns critérios que vão ajudar a fazer a escolha ideal para sua empresa. Confira.

Considere suas principais demandas

Antes de estudar as opções de mercado, o mais importante é avaliar o planejamento do seu blog e determinar quais são suas principais demandas, principalmente em termos de armazenamento e processamento. Se você pretende usar vários vídeos, por exemplo, então precisa investir em uma hospedagem com mais espaço interno.

Além disso, conhecer sua demanda também permite evitar funcionalidades desnecessárias. Dessa forma, você não precisa comprometer seu orçamento com recursos que não geram muito valor para sua empresa.

Pesquise os principais provedores

Com prioridades já estabelecidas, o próximo passo é fazer uma pesquisa de mercado para identificar quais são as principais opções de provedores disponíveis no momento. A partir disso, você terá uma lista de opções com a qual trabalhar inicialmente.

Não se preocupe muito com as qualidades específicas de cada hospedagem para blog imediatamente. O mais importante aqui é estabelecer quais são os principais provedores no mercado, levando em conta sua reputação e a avaliação de clientes. Você terá tempo para buscar os detalhes e ver propostas posteriormente.

Busque um servidor dedicado

Como já mencionamos, o excesso de requisições em um servidor pode fazer com que ele fique sobrecarregado e pare de responder. Esse é um problema bem comum em hospedagens gratuitas, onde o mesmo servidor é usado para armazenar múltiplos sites ao mesmo tempo, todos consumindo uma parte da banda.

Para garantir melhor estabilidade e para facilitar outros recursos, como e-mail, por exemplo, o melhor é buscar apenas servidores dedicados de hospedagem. Dessa maneira, você tem mais segurança e eficiência para seu blog, além de contar com suporte tanto na hora de implementar quanto no dia a dia de trabalho.

Avalie a melhor relação entre custo e benefício

Lembre-se de que o preço em si não é representativo do valor gerado pela hospedagem. Para isso, você precisa comparar os recursos oferecidos e o valor que eles proporcionam com o preço cobrado. A melhor opção não é necessariamente a mais cara ou a mais barata, já que um preço baixo pode implicar em menor suporte, enquanto um mais alto pode incluir vários recursos que não serão tão úteis.

Com essas dicas, você já pode avaliar melhor a sua hospedagem para blog e escolher aquela que melhor atende às suas demandas. Para garantir o melhor desempenho, é importante ter atenção ao pesquisar e escolher servidores estáveis e seguros.

Se quiser tirar mais dúvidas antes de escolher, então, veja também este artigo para avaliar se sua hospedagem atende às demandas do seu site.