fbpx
Hospedagem

Hospedagem HDD versus Hospedagem SSD e por que a diferença é importante

Muitos pacotes de hospedagem disponíveis hoje oferecem aos clientes a opção de um HDD ou um disco rígido SSD. A maioria das pessoas opta pelo HDD pela simples razão de ser o mais barato dos dois. No entanto, o que muitos usuários não percebem é que os SSDs trazem benefícios significativos para o seu site. Neste post, veremos as diferenças entre dois tipos de disco rígido e explicar por que o SSD é a melhor opção.

Qual é a diferença entre os discos rígidos HDD e SSD?

Um disco rígido é o lugar onde todos os dados de um servidor são armazenados. Isso inclui o sistema operacional, o software do site e todos os dados e conteúdo do site, inclusive o banco de dados. Quaisquer atualizações de software ou alterações no site são gravadas nessa unidade e, quando alguém visita seu site, as informações da unidade precisam ser lidas e processadas.

Nos discos rígidos tradicionais, essas informações são armazenadas em discos finos de metal que giram em torno de 7.200 RPM. Usando tecnologia semelhante a um CD ou DVD, as informações são gravadas ou lidas a partir de um cabeçote de leitura / gravação que fica próximo à superfície do disco.

O calcanhar de Aquiles do HDD é que ele é construído usando partes móveis. A 7200 RPM, um disco girará quase 3,8 bilhões de vezes em um ano. Com o tempo, isso acabará levando ao desgaste e, em algum momento, suas partes mecânicas começarão a falhar. Seu outro problema é que a velocidade com que os dados podem ser gravados e lidos é limitada pela velocidade de rotação. Mais uma vez, esta é uma limitação causada pelo uso de tecnologia mecânica que, em muitos aspectos, vimos pela primeira vez com o gramofone.

Um SSD (drive de estado sólido) funciona de uma maneira completamente diferente. Ele dispensou completamente as peças móveis e, em vez disso, armazena dados em chips de memória flash interconectados.Ele pode fazer tudo o que uma unidade de HDD pode fazer, no entanto, como não depende de quão rápido um disco pode girar, ele executa muito mais rápido e sem o risco de falha mecânica.

É a velocidade e a confiabilidade dos SSDs que os tornam mais vantajosos para hospedagem. Na próxima seção, explicaremos os benefícios que eles trazem para os proprietários de sites.

Como os sites hospedados por SSD se beneficiam do aumento de velocidade

Quando você usa um disco rígido SSD, aumenta a velocidade com que os dados podem ser gravados e lidos em seu servidor. Isso significa que seu website poderá ser carregado mais rapidamente nos navegadores de seus usuários.

O primeiro benefício disso é maior classificação nos resultados do mecanismo de busca. Desde 2010, o Google e outros mecanismos de pesquisa incluem as velocidades de carregamento do site como um fator em seus algoritmos de pesquisa. Em sua busca por oferecer aos usuários resultados de pesquisa cada vez melhores, eles estão recompensando sites mais rápidos porque oferecem uma melhor experiência ao usuário. A recompensa por um ranking mais alto, claro, é mais tráfego.

À medida que os websites mais lentos estão sendo eliminados, você pode verificar o desempenho do Google com o desempenho do seu website usando a ferramenta PageSpeed ​​Insights do Google . Isso pode dar uma indicação de se vale a pena considerar o SSD.

Além de maior classificação, o carregamento mais rápido também oferece aos visitantes uma melhor experiência do usuário. Os usuários da internet de hoje esperam carregar sites instantaneamente e não têm paciência com desempenho lento. Se o seu site não carregar rapidamente, eles vão apertar o botão de voltar e ir para outro lugar. Um atraso de um segundo pode custar até 7% do volume de negócios online.

Enquanto a velocidade do seu disco rígido pode não ser a única causa de um site lento, a atualização do HDD para o SSD é uma maneira eficaz de torná-lo mais rápido e colher os benefícios.

Como os SSDs melhoram o tempo de atividade

Como os HDDs contêm partes mecânicas em movimento, eles correm mais risco de falhas do que um SSD.Embora os HDDs sejam robustamente fabricados, se o seu falhar, seu site pode ficar offline até que uma nova unidade seja instalada no servidor e os dados sejam restaurados. Se você não tiver o backup do seu site, poderá perder todos os seus dados e colocar em risco todas as operações on-line. Falhas no disco rígido são caras. Se sua empresa vende on-line, quanto mais tempo você estiver off-line, mais personalizada estará perdendo. A reputação da sua empresa também pode ser prejudicada se ninguém puder acessar seu site.

A falta de partes móveis em um SSD significa que ele é muito menos suscetível a falhas. Isso faz com que seja um dispositivo de armazenamento muito mais confiável. De fato, estima-se que um SSD possa manter a integridade dos dados por mais de dois séculos.

Claro, se você quer a melhor proteção contra o tempo de inatividade, sua escolha de hospedagem é tão importante quanto o tipo de disco rígido que você escolhe. Você deve procurar um host que ofereça uma garantia de uptime de 99,95% ou mais, tenha servidores de backup (failover) disponíveis caso a sua falhe e proteja você contra hackers e infecções por malware.

HDDs Vs SSDs – custo versus benefícios

A tecnologia mais nova e melhor sempre custa mais. O preço reflete o fato de que as empresas que desenvolveram a tecnologia SSD ainda estão recuperando seus custos de P & D. No entanto, os diferenciais de preço não são enormes. Na ValueHost, por exemplo, você pode ter uma Hospedagem de Sites SSD compartilhada por apenas R$ 24,99 por mês e tem 30 Dias Grátis no ciclo mensal de pagamento. Nossos pacotes de Servidores VPS e Cloud SSD começam em R$ 59,99 / mês e tem 25% de Desconto no Primeiro Mês.

O importante é se você considera que o pequeno aumento no preço vale os benefícios que o SSD traz. Sua velocidade e confiabilidade são ideais para ajudar os sites a se posicionarem melhor e melhorar o engajamento do cliente, duas características cruciais de um website de sucesso.

Você também precisa levar em consideração que os SSDs estão substituindo os HDDs. Eles agora são usados ​​não apenas em servidores da Web, mas em laptops, telefones e muitos outros dispositivos. Eventualmente, os HDDs se tornarão obsoletos.

Conclusão

Atualmente, a maioria dos pacotes de hospedagem oferece uma opção entre as unidades HDD e SSD. No entanto, os SSDs estão substituindo os HDDs porque são uma tecnologia mais rápida e mais confiável. Por causa disso, aqueles que atualizam para hospedagem SSD podem se beneficiar de uma maior classificação do mecanismo de busca, maior tráfego, melhor engajamento dos usuários e aumento de vendas.

Se você está considerando hospedagem SSD, visite nosso website para conferir nossa ampla gama de pacotes de hospedagem e suas opções de SSD.