fbpx
Segurança WordPress

Firewall gerenciado ou tradicional: escolha a alternativa mais segura!

A rede corporativa está cada vez mais complexa, pois são milhares de novas aplicações que surgem no mercado, além de diversos dispositivos conectados a ela. Nessa perspectiva, também acelera o número de cibercriminosos que evoluem suas formas de ataques e que são capazes de driblar os mais variados métodos de proteção.

Assim, o firewall gerenciado ou o modelo tradicional entram em cena como a primeira linha de defesa contra-ataques nas empresas. Porém, nem sempre algumas versões são capazes de acompanhar essa evolução e se tornam incapazes de disponibilizar a devida segurança nos negócios.

Pensando nisso, preparamos este texto para demonstrar qual é a escolha mais segura de firewall para a sua empresa. Continue lendo!

Qual o papel do firewall em uma empresa?

Firewall se trata de um software utilizado com o objetivo de bloquear acessos sem autorização em redes privadas. Ele atua como uma barreira de proteção para que criminosos não sejam capazes de roubar dados ou inserir softwares maliciosos em sua rede corporativa.

Por meio desse sistema, a rede corporativa se torna mais segura e eficiente, fazendo com que os sistemas corporativos trabalhem sem interrupções, ele averigua todo o tráfego, atuando como um filtro de fluxo de informações a fim de manter sua confidencialidade e segurança.

Qual a importância de escolher um firewall adequado?

As companhias utilizam internet de alta velocidade para conectar escritórios, armazenar informações e utilizar a nuvem para gerir relacionamentos com consumidores. Assim, é importante que os dados alocados em sua rede estejam protegidos contra ameaças.

Geralmente, pequenos negócios não contam com um firewall robusto que possa proteger suas informações corretamente contra ameaças externas. A proteção que utilizam é apenas a oferecida pelo sistema operacional ou alguma solução gratuita que não oferece suporte especializado.

Ou seja, essas ferramentas não disponibilizam proteção adequada de proteção contra ameaças sofisticadas e, por isso, é fundamental atualizar seu sistema de proteção para algo da classe empresarial.

Diante disso, o firewall gerenciado é ideal para os negócios, pois sua empresa estará monitorada e administrada para evitar problemas de segurança.

De modo claro e objetivo, a importância de escolher um firewall gerenciado consiste na viabilidade de poder controlar as aplicações físicas e virtuais da companhia, por meio de políticas de segurança que são capazes de monitorar toda sua rede de maneira ininterrupta.

Tudo pode ser feito de modo remoto, com um custo determinado conforme o formado do serviço contratado. Assim, certamente sua empresa estará muito mais segura no mundo virtual.

Muitos negócios ainda têm dúvidas e estão apegadas ao modelo tradicional, ou seja, aquele que é instalado e executado na estrutura da empresa. Contudo, essa solução vem se mostrando ineficaz quando comparado ao gerenciado. Veja, a seguir, as diferenças entre esses modelos.

Firewall gerenciado x tradicional

Em uma estrutura com firewall tradicional, é normal se deparar com um Sistema de Prevenção à Intrusão (IPS) ou um Sistema de Detecção de Intrusão (IDS). No entanto, no modelo gerenciado, esses sistemas estão inteiramente integrados, sendo que naquele são implementados com um aparelho separado.

A funcionalidade desse aparelho, quando integrado, é a mesma que de um separado, porém a grande diferença se encontra no desempenho e acessibilidade dos dados de todas as camadas do tráfego.

Além do mais, o firewall gerenciado realiza uma varredura bem mais aprofundada, que vai além da inspeção e bloqueio, com prevenção de invasão e coleta de informações. O modelo gerenciado também promove o reconhecimento de usuários para que haja a liberação ou bloqueio, por exemplo.

Por que ter um serviço de firewall gerenciado na empresa?

O serviço de firewall gerenciado é disponibilizado por uma empresa especializada no setor, que assume a administração da ferramenta e faz com que ela esteja em pleno funcionamento na empresa.

Assim, existem dois grandes diferenciais na utilização de um firewall gerenciado. Em primeiro lugar, não é preciso investir em equipamentos e programas que possivelmente estarão obsoletos depois de certo tempo. A empresa especializada será a responsável por ofertar hardware, software ou a combinação de ambos, de acordo com a demanda do seu negócio, mantendo-os atualizados.

O segundo ponto é que se deve contar com uma equipe especializada na área, disponível para qualquer demanda, sem necessitar constituir um time interno para administrar o firewall. Dessa forma, seu negócio pode contar com pessoas qualificadas no serviço fornecido, obtendo resultados de melhor qualidade por um custo menor quando comparado a outros modelos de proteção.

Além do mais, o firewall gerenciado conta com uma solução integrada, única e robusta. Isso reduz as divergências entre frentes de segurança variadas, que podem promover vulnerabilidades no sistema. Também melhora o tráfego de informações e mantém o fluxo corrente, evitando possíveis quebras dos processos como também amplia a produtividade do negócio.

Quais suas vantagens?

O firewall gerenciado conta com diversos benefícios. Confira alguns deles.

Segurança das informações

O aumento da segurança da informação acontece pelo fato de que as atualizações e cuidados contra-ataques ficam sob responsabilidade da empresa fornecedora do serviço, que geralmente é especializada em combater esse tipo de ameaça.

Alguns ataques podem ocorrer dentro da empresa. As mídias sociais, vídeos, jogos online, por exemplo, podem danificar a produtividade dos colaboradores, além de expor sua rede em risco ao baixar esses arquivos.

A filtragem de ERL e o controle de aplicativos podem ajudar no combate a isso e o gerenciamento adequado é capaz de combater essas ameaças internas.

Controle dos dados corporativos

Com o uso de um firewall gerenciado, você terá uma visão mais abrangente de tudo o que ocorre na rede corporativa, permitindo a visualização de protocolos que trafegam na rede e da navegação de toda a companhia, podendo, assim, criar políticas de controle específicas para grupos de usuários.

Ganho de desempenho

Com esse modelo de proteção, as aplicações trafegarão não somente com maior performance, mas também terão uma maior confiabilidade.

Economia

Quando você contrata um firewall gerenciado, não é mais necessário realizar investimentos em hardware e software que um modelo tradicional exige. Não é preciso se preocupar com questões como renovações com o fabricante, garantia do hardware, capacitação de colaboradores etc. tudo isso estará sob responsabilidade da empresa especializada em fornecer o serviço.

Enfim, agora que você já conhece a importância do firewall gerenciado, já está na hora de blindar sua rede corporativa contra ações maliciosas, a fim de manter a segurança da sua empresa. Então, não deixe seu negócio desprotegido e utilize uma solução eficiente em seu negócio.

E aí, gostou deste post? Conheça, agora, quais são as ferramentas do servidor dedicado que ajudam na gestão de projetos em TI!