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Domínio Hospedagem

Diferença entre Domínio e Hospedagem

Olá, o post de hoje segue uma linha didática e é voltado para quem está começando agora no mundo web, principalmente quem quer registrar a sua marca na internet e inaugurar o seu primeiro website! Falaremos sobre o registro do domínio e suas vantagens, o que é a hospedagem do seu site, contas de e-mails personalizadas com o nome da sua empresa, dentre outras informações. Lembre-se: Se tiver alguma dúvida, deixe o seu comentário que lhe responderemos!

Primeiro Passo: Registro do Domínio

O primeiro passo para quem quer garantir a sua presença na web é o registro do domínio, com ele você garantirá a sua marca na internet e poderá utilizá-lo em um serviço de hospedagem de sites posteriormente. Em uma alusão bem rápida, registrar um domínio é o mesmo que abrir a sua empresa burocraticamente, ou seja, o registro da papelada e emissão do seu CNPJ. Você terá uma identidade virtual resguardada para ser utilizada em um website posteriormente.

O registro do domínio, via de regra em qualquer empresa de hospedagem do mundo, tem validade anual – mas também pode ser registrado por mais de um ano de uma só vez. Você pode optar por domínios NACIONAIS e INTERNACIONAIS, sem prejuízo de informações ou necessidade de escrevê-lo em português/inglês:

  • Domínios Nacionais: São todos terminados em ‘.br’, como a valuehost.com.br, por exemplo. O mais comum é o ‘.com.br’, mas também há opções de entidades de classe, como advogados (adv.br), médicos (med.br), dentre outros. São regulamentados pela Registro.BR, órgão diretamente ligado ao Governo Federal. O valor para registro e manutenção anual do domínio é de R$ 30,00;
  • Domínios Internacionais: Estes domínios podem ser registrados diretamente na ValueHost e são regulamentados por uma entidade específica, o ICANN. O valor de registro e manutenção anual o é à partir de R$ 34,90, tendo como terminações mais comuns as extensões: .com, .net e .org. Apesar de serem internacionais, podem ser utilizados normalmente para sites brasileiros, como o caso da Americanas.com, por exemplo.

Uma vez registrado, não há a possibilidade de mudança do nome ou cancelamento da inscrição, sendo necessário aguardar o período de 12 meses para manifestar a descontinuidade do mesmo (regra geral). Neste período, o cliente poderá optar se utilizará o domínio para a criação de um novo website ou apenas fará o seu direcionamento para um website já existente.

Se já tenho o domínio, pra quê preciso da Hospedagem de Sites?

Continuando a nossa alusão, com o registro do domínio você já tem a sua marca constituída no mundo virtual, porém, como numa empresa, não basta o CNPJ para que você inicie a sua operação. Ainda há a necessidade de alugar um ponto comercial e adequá-lo às necessidades da sua loja ou estabelecimento. No mundo web não é diferente.

O registro do domínio lhe assegura que a sua marca está registrada por um período de 1 ano, porém você precisa de um local para armazenar os arquivos do seu website, é aí que entram os planos de Hospedagem de Sites. Com a hospedagem das suas páginas, será possível manter a sua marca acessível por qualquer pessoa no mundo, bastando digitar o endereço de acesso (ou seja, o seu domínio registrado).

Pronto, com o plano de hospedagem de sites assinado, você já tem o seu ‘ponto comercial online’ garantido, porém imagine que este ponto ainda está vazio, sem móveis, bancadas, gôndolas, decorativos, entre outros. Na internet não é diferente. O plano de hospedagem assegura que o seu site estará acessível 24 horas por dia, 7 dias por semana. É como se você alugasse um ponto comercial com monitoramento de segurança ininterrupto, com a garantia de que o seu trabalho pode ser executado sem surpresas posteriores.

Veja, então, que o ponto comercial está pronto para ser utilizado, mas ainda há a necessidade de preparar toda a sua arquitetura para receber os seus produtos e vendê-los aos seus consumidores, com sua logomarca, slogan, pintura, reforma, etc. No mundo virtual, chamamos estes arquitetos de Webdesigners, Desenvolvedores ou Programadores Web. Eles são especialistas em criar páginas de internet e poderão ajudar a sua empresa e ter um site ainda mais customizado e acessível.

Então quer dizer que o site não vem junto com o plano de hospedagem?

Sim e não. O plano de hospedagem, na verdade, assegura que, tecnicamente, o seu site estará hospedado em computadores superpotentes mantidos pela ValueHost ou a empresa de hospedagem que você escolher para hospedar as suas páginas, porém o desenvolvimento do website fica a critério do cliente, até mesmo porque nós somos especialistas em manter as aplicações funcionais, porém deixamos o desenvolvimento a critério dos consumidores, até mesmo para que possam fazer os sites da maneira que melhor agradá-los.

Na maioria dos planos de hospedagem de sites disponibilizados pela ValueHost, está incluso um software para desenvolvimento de sites com uma didática bem facilitada, com 5 rápidos passos que permitem a criação de páginas profissionais. Esta ferramenta é acessível pelo próprio painel de controle da ValueHost (liberado após a assinatura do serviço) e permite o desenvolvimento de uma página simples e básica sem que seja necessário conhecimentos técnicos aprofundados.

Se você preferir uma página ainda mais personalizada, pode encontrar profissionais especializados para lhe auxiliar no desenvolvimento.

Certo. Vou ter e-mails também?

Quando pensamos em “marca na internet”, não podemos esquecer das contas de e-mails. Em TODOS os planos de hospedagem de sites da ValueHost, são oferecidas contas de e-mails ilimitadas, onde você poderá criar caixas para departamentos ou funcionários para dar uma credibilidade ainda maior para os seus negócios.

É possível criar caixas departamentais, como: “financeiro@minhaempresa.com.br”, “vendas@minhaempresa.com.br” e caixas pessoais: “joao@minhaempresa.com.br”, “jose@minhaempresa.com.br”.

Todas as contas de e-mails podem ser acessadas pelo próprio navegador de internet, o que chamamos de webmail e também podem ser configuradas em leitores de e-mails, que permitem o recebimento das mensagens diretamente no seu computador, como é o caso do Microsoft Outlook e Mozilla Thunderbird (este é gratuito).

Os e-mails possuem recursos avançados de calendários, filtros de mensagens, assinaturas, respostas automatizadas, dentre outras configurações. Você também pode divulgá-los em outros meios de comunicação da sua empresa, como anúncios publicitários, cartões de visitas, dentre outros.

E pra divulgar, como faço?

A divulgação fica a seu critério, porém existem diversas maneiras de divulgar a sua marca na internet. Veja que, na nossa alusão, a divulgação na internet funciona como se fosse no mundo físico: Através de mídias publicitárias. Confira as formas mais comuns de anunciar a sua marca na internet:

  • Links Patrocinados: É o tipo de anúncio em que você aluga espaços publicitários (de uma linha de título e duas de textos) em sites de pesquisas, como o Google, por exemplo. Normalmente você verá este tipo de solução sendo anunciada como “AdWords”, ou seja, palavras patrocinadas em tradução livre. O mais famoso é o Google Adwords. O pagamento é feito em forma de leilão, onde se escolhe um preço para cada clique que será originado a partir das pesquisas do site de buscas.
  • Anúncio em web shoppings: Para quem tem uma loja virtual, os websites de comparações de preços podem ser uma boa pedida. Os mais famosos são o Buscapé e Bondfaro, ambos do Grupo Buscapé. O pagamento é semelhante aos sites de Links Patrocinados, onde se paga por cada clique que o seu anúncio tiver nestes sites.
  • Banners / Troca de Links / Indicações: Uma maneira gratuita e interessante de divulgar a sua página na internet é a troca de links, banners e indicações com outros websites. Se você tem um sócio, amigo ou parceiro comercial que tem um outro website, estude uma troca de links, coloque o link dele no seu site, o seu link no site dele e passem e dividir visitas.
  • Meios Tradicionais de Publicidade: Os meios tradicionais de divulgação, como cartões de visitas, panfletos, rádios e redes de TV ainda são uma boa pedida. Em todos os anúncios publicitários da sua empresa, deixe estampado o endereço do seu website. Você não pode culpar os seus clientes por não te visitarem se você não os informa o endereço da sua página.

Em todos os casos, a principal diferença de ter um site na internet em adição ao seu comércio físico, é que no mundo virtual é possível mapear as visitas e saber de onde os seus clientes estão chegando. Nos planos de Hospedagem de Sites da ValueHost, você tem acesso a um completo gerenciador de visitas, que mostra os horários em que sua página foi mais acessada, as fontes destas visitas (sites de amigos, campanhas pagas, buscadores, etc.), além das páginas mais vistas.

Dúvidas?

Esperamos que com este artigo, possamos tirar as suas dúvidas básicas sobre o que é um site, um domínio, uma conta de e-mail personalizada e como fazer para entrar neste mundo de oportunidades. Se ainda ficou com alguma dúvida, deixe o seu comentário ou entre em contato com a nossa equipe comercial. Teremos o maior prazer em te atender e entender as suas necessidades!

Venha já para a ValueHost Brasil!