fbpx
Hospedagem

Conheça as principais diferenças entre domínio e hospedagem

Criar o site para sua empresa envolve o conhecimento de uma série de detalhes importantes que serão fundamentais para o sucesso da sua criação e implementação. Problemas que venham no começo dessas questões podem fazer com que o sucesso da sua empreitada fique em risco.

E uma questão que costuma trazer bastante confusão e dúvidas está relacionado com domínio e hospedagem. Para quem está chegando agora no assunto, é muito comum confundir esses termos ou, até mesmo, achar que são sinônimos e não é bem assim.

Vamos apresentar a seguir quais são as principais diferenças entre domínio e hospedagem. Saiba mais e tire suas dúvidas.

O que é domínio?

O domínio é o endereço do seu site, ou seja, é como o “nome” que a pessoa utilizará para acessar o espaço.

Para isso, é importante que o seu domínio esteja diretamente relacionado com o seu negócio, pois será a forma como a pessoa utilizará para encontrar seu espaço. Por exemplo, se o nome da loja virtual de instrumentos musicais for “Loja dos músicos”, as pessoas tenderão sempre a buscar imediatamente pelo site “www.lojadosmusicos.com.br”, pois já é um consenso de que o domínio é formado pelo nome da empresa. Por isso, é muito comum que sempre ocorra uma busca prévia antes de definir o nome do seu negócio para saber se há domínio disponível para a criação do site.

Para ter direto a usar um determinado domínio, ele precisa ser registrado por uma empresa especializada no assunto. Isso porque não é possível ter dois sites com o mesmo domínio. Por isso, se você deseja utilizar um determinado domínio para seu negócio, é fundamental agilizar o processo de registro.

Quando um domínio é registrado, é vinculado um código àquele termo. Esse código será salvo no serviço de hospedagem, para vincular os dados hospedados ao domínio registrado.

O termo “domínio” é assim designado, porque ele é um domínio de um ente (seja ele pessoa física ou jurídica), ou seja, é a única que está devidamente autorizada a usar aquele endereço na internet.

Além disso, ao escolher o domínio, você pode definir, também, qual será a extensão utilizada e isso poderá fazer muita diferença para ser encontrado por empresas.

Por exemplo, se você pensa em internacionalizar seu negócio, com atuação no exterior, uma extensão “.com” permite que ele seja encontrado mais facilmente por players internacionais. Já se a ação será restrita ao Brasil, é mais comum utilizar a extensão “.com.br”, dedicada ao registro de domínios nacionais.

O que é hospedagem?

A hospedagem é um serviço de literalmente hospedar os dados do seu site em um espaço destinado para isso. Essencialmente, é o local na rede em que o seu site está.

A hospedagem abriga, portanto, todos os dados e informações necessários para que o seu site possa ser acessado de forma tranquila pelos usuários, com todas as informações necessárias para que o conteúdo seja exibido para o usuário a partir da solicitação realizada.

Por exemplo, será no serviço de hospedagem que você armazenará imagens, textos, conteúdos de vídeo, entre outros que serão visualizados pelo usuário no dia a dia. Por isso, ele precisa ser estável, seguro e com boa capacidade de armazenamento.

Um bom serviço de hospedagem precisa ser seguro, pois ele abrigará informações estratégicas da sua empresa. E em alguns casos, isso pode estar na mira de cibercriminosos. Por isso, a hospedagem é um serviço estratégico que precisa ser bem escolhido.

Além disso, é preciso ter um bom plano para as ações de hospedagem. Isso porque quando a capacidade de solicitação de acesso é defasada, isso pode fazer com que o site demore mais para carregar ou, até mesmo, caia, em determinadas situações. Por isso, fique atento para essas questões.

Quais as diferenças entre domínio e hospedagem?

Para entender as diferenças entre domínio e hospedagem, podemos fazer uma analogia com um contexto offline, que nos permite compreender melhor a questão.

O domínio é como o endereço da sua casa, ou seja, ele mostra qual o caminho que a solicitação precisa fazer para chegar no local específico (sua casa). A hospedagem é a sua casa, ou seja, o espaço físico em que você reside, em que estão seus objetos pessoais, entre outros pontos.

Assim, o domínio é o endereço utilizado para que seja possível encontrar o seu site, que estará localizado em um serviço de hospedagem.

Quando optar por cada um deles?

Na verdade, você sempre vai precisar dos dois para que seu site esteja disponível para os usuários. Para que um site seja acessado, ele precisa ter um domínio. Caso contrário, o usuário não consegue digitá-lo e acessá-lo.

E apenas o domínio não garante que os dados estejam disponíveis para acesso – isso só é possível quando uma empresa fornece a hospedagem para isso.

Qual a importância de contar com uma empresa séria para contratar serviços de domínio e hospedagem?

A estabilidade do seu site pode ser fundamental para que você consiga manter sua presença online e chamar atenção do seu potencial cliente, seja para entrar em contato para conhecer seu produto ou serviço, seja para fazer a compra no espaço.

Problemas no acesso podem fazer com que você perca oportunidades incríveis, além de perda de credibilidade junto ao seu público. Por isso, esteja atento para essas questões no dia a dia e conte com uma empresa séria, responsável e que atue com experiência nesse mercado.

Além disso, em caso de indisponibilidade e outros problemas, é fundamental que sua empresa tenha o suporte adequado. A empresa escolhida também precisa ter a capacidade de oferecer todo o respaldo para que seu negócio possa ter a reativação do serviço, tirar dúvidas, resolver problemas, entre uma série de outras questões no dia a dia.

Agora que você sabe a diferença entre domínio e hospedagem e a importância de ambos para o seu dia a dia, é hora de contar com a melhor empresa prestadora de ambos os serviços: a ValueHost.

Trabalhamos com plano de hospedagem e registro de domínios, além de oferecer toda a infraestrutura e suporte para que a experiência do seu usuário com o site seja a melhor possível.

Entre em contato e veja como podemos trabalhar juntos em prol de criar um ótimo site para sua empresa.