fbpx
Hospedagem

Afinal, qual a importância da cultura data driven nas empresas? Saiba aqui!

O conceito de cultura data driven coloca os dados como o principal recurso para a tomada de decisão em todos os setores de uma empresa. O principal objetivo é capacitar os colaboradores para que eles utilizem os dados para otimizar seu trabalho, explorando assim, todo o potencial produtivo da empresa, tomando decisões mais certeiras, iniciativas mais eficazes e obtendo vantagens competitivas.

A principal função da cultura data driven é filtrar informações em um grande volume de dados e transformá-los em conhecimento relevante para o negócio. Não se trata de usar uma ferramenta super inovadora, mas de olhar de forma diferente as perspectivas de resultados da empresa.

Este post foi criado para ajudar as empresas que desejam alavancar seus negócios usando os dados como base para suas estratégias. Quer saber como? Continue lendo!

Quais são os benefícios da adoção da cultura data driven?

O principal benefício das organizações que praticam uma gestão baseada em dados é a possibilidade de fazer análises preditivas e prescritivas. A partir dessas previsões, é possível vender mais, reduzir custos, inovar e aumentar a qualidade das entregas. Neste tópico, apresentaremos três exemplos de como o uso de dados pode ajudar seu negócio.

Possibilita uma maior qualidade na tomada de decisão

Hoje em dia, mesmo com a transformação digital tomando conta do mercado, muitas empresas ainda são administradas a partir de decisões baseadas em intuição. No entanto, já está comprovado que empresas que colocam os dados como ponto central da gestão e utilizam os insights para embasar suas decisões e estratégias são 30% mais eficientes, segundo estudo do Google e do BCG.

A atual dinâmica do mercado exige uma mentalidade mais ágil, precisa e colaborativa, e apenas as empresas que estejam abertas para essas mudanças sobreviverão. Numa época em que os dados são considerados o novo petróleo, as decisões não podem ser tomadas apenas com base na intuição e de forma unilateral.

Oferece um incentivo à inovação

Uma cultura orientada a dados fornece um maior poder de inovação para as empresas. Ao priorizar decisões e estratégias com base nas informações coletadas e analisadas em tempo real, as empresas encontram mais oportunidades e podem estruturar ações que conduzem a organização rumo a um futuro mais promissor.

De acordo com o estudo “Here and now: the need for an Analytics platform” do SAS, 72% das organizações afirmam que conseguem com o auxílio de bons profissionais e boas plataformas analíticas, obter insights valiosos a partir dos dados. Ainda segundo o SAS, 60% dos gestores disseram que aumentaram a capacidade inovadora após a adoção de ferramentas analíticas em suas estratégias .

Permite uma adaptação mais ágil às necessidades do cliente

Uma empresa de sucesso, com bom faturamento, é aquela que vende seus produtos e serviços ao maior público possível, certo? Entre as várias estratégias disponíveis para aumentar a taxa de conversão, a mais eficaz é, sem dúvida, oferecer o produto certo à pessoa certa.

Quando você tem informações relevantes sobre seu cliente, tem a oportunidade de segmentar os perfis em diferentes categorias. Isso evita que um cliente interessado em comida, receba ofertas sobre sabão em pó, por exemplo.

Saber exatamente quem é o seu cliente e o que ele realmente deseja também permite que a empresa crie ofertas mais personalizadas, que melhoram a experiência dele com a sua marca. Clientes satisfeitos viram consumidores fiéis e um propagador de sua marca.

Como implantar a cultura data driven em sua empresa?

Veja abaixo quais são os principais pontos que contribuem para a boa implantação da cultura data driven dentro de uma empresa e como implementá-los. Acompanhe.

Não trate a orientação de dados como um mero projeto

A criação de uma cultura baseada em dados requer mudanças profundas na mentalidade da empresa. É importante ter em mente que os dados e as tecnologias por si só, não são capazes de aumentar o sucesso de um negócio. É necessária uma mudança de comportamento e mentalidade das lideranças e dos colaboradores.

Outro ponto de destaque a ser ressaltado é que os projetos não mudam culturas ou criam comportamentos: eles simplesmente complementam os hábitos estabelecidos. Para implementar as mudanças de forma eficiente, é necessário entender os dados como parte fundamental da cultura e ter o apoio dos gestores, bem como o comprometimento de toda a sua equipe.

Mergulhe na transformação digital

Os momentos de crise, como o que vivemos atualmente com a pandemia, exigem das empresas uma grande capacidade de se reinventarem e acelerarem a Transformação Digital — uma revolução cultural que atinge todos os níveis hierárquicos da organização.

Para que haja essa imersão, é necessário que haja uma reformulação em relação a visão e a estratégia de negócio, buscando criar um ambiente com processos e objetivos orientados a dados, colaborativo, ágil, aberto ao desenvolvimento contínuo e a inovação.

O sucesso da transformação digital requer a colaboração de todas as áreas da empresa, do RH à TI, passando pela equipe de vendas e equipe de atendimento, a fim de reduzir os pontos cegos tecnológicos, com a criação de rotinas de interação colaborativa entre todos os setores.

Conte com uma equipe capacitada

Um dos grandes desafios para as empresas que estão em busca de uma cultura data driven é a falta de mão de obra qualificada para análise de dados. A maioria das organizações, acostumada com o modelo tradicional, vê o departamento de tecnologia apenas como um suporte. Por isso, muitos não contratam profissionais especializados, como cientistas e analistas de dados, o que dificulta a manutenção de uma cultura orientada a dados.

Uma maneira simples de contornar essa situação é escolher parceiros estratégicos. Existem no mercado empresas especializadas na prestação de serviços com foco em transformação digital e análise de dados. Além disso, essa opção costuma ser muito mais barata do que montar uma equipe interna com a mesma qualificação.

Integre as equipes

Como já apontamos neste post, a cultura data driven, para ser bem implementada, exige a participação de todos na empresa. Para isso, é importante que a área de TI esteja integrada a todos os demais departamentos.

Para que essa estratégia tenha sucesso, é fundamental que o negócio esteja totalmente integrado com o uso de boas ferramentas de gestão e que os profissionais de tecnologia sejam vistos como parceiros estratégicos. Afinal, uma das bases da análise de dados é exatamente o uso de ferramentas modernas.

Esperamos que, após a leitura deste post, você tenha entendido a importância da cultura data driven para a imersão das empresas na transformação digital. É um processo sem volta, que vai exigir das empresas uma mudança cultural ampla, que tenha como base a análise de dados e a tomada de decisão baseada em insights sólidos.

Gostou do post? Achou interessante? Então, ajude na divulgação compartilhando com seus amigos nas redes sociais.