fbpx
Desenvolvimento Dicas

Crie páginas de erro menos frustrantes e mais bonitas com o Better Error Pages

O momento em que um usuário se depara com uma página de erro em um site é crítico para a experiência dele. Ele não está onde gostaria, e vai gastar tempo para encontrar o caminho novamente. Nesse intervalo, ele pode visitar algum outro endereço e nunca mais voltar. Por isso, apresentar uma página 404 educada e bem desenhada é o mínimo que você pode fazer por ele. E o Better Error Pages quer ajudar você nesta tarefa.

A equipe por trás do projeto criou uma ferramenta online que gera páginas de erro prontas para o uso, exigindo apenas que algumas poucas informações sejam incluídas, como URL e email de contato.

Basta escolher um template entre três disponíveis. Todos contam com animações sutis, como texturas e objetos que se movem no plano de fundo. Depois, é possível customizar cores de texto e botões. Há opções de erro 503, que indica servidor indisponível, 404, sinal de que a página não foi encontrada, além de um aviso geral de manutenção.

Feitas todas as customizações, o site envia por email o HTML resultante de cada uma das páginas em um pacote zipado. Depois desta etapa, ainda é possível fazer alterações, como a tradução dos textos, diretamente na fonte.

Uma página de erro com identidade visual alinhada ao design do resto do site é obviamente a melhor opção para o desenvolvedor. Mas se você não souber muito bem por onde começar, o Better Error Pages vai ajudar.