fbpx
Dicas

Quais as vantagens de um criador de sites grátis?

Você sabe o que é e como funciona um criador de sites grátis? Seja qual for a sua resposta, preparamos este artigo justamente para falar sobre isso. Engana-se quem pensa que para desenvolver uma página na internet (ou um conjunto de páginas) é preciso da ajuda de especialistas em programação ou webdesign.

Embora cada vez mais importantes, especialmente nos casos em que há o envolvimento de sistemas ou conceitos mais complexos, o ponto a destacar aqui é que, ao contrário do que muitos ainda acreditam, é possível criar um site sem conhecimento técnico e sem a necessidade de investimentos. 

Fácil de ser encontrado, inclusive como parte dos nossos serviços (entre em contato com a equipe ValueHost e solicite um criador de site grátis), esse tipo de solução costuma apresentar uma interface simples, intuitiva e totalmente responsiva (adaptável aos dispositivos móveis).

De uma forma ou de outra, este conteúdo foi elaborado para mostrar tudo o que você precisa saber em relação a um criador de sites grátis. Continue a leitura e confira!

O que é um criador de sites grátis?

De modo claro e objetivo, um criador de sites grátis nada mais é do que uma ferramenta que possibilita, como o próprio nome sugere, a criação de um site. No entanto, a diferença é que ela não exige conhecimento técnico algum, isto é, qualquer pessoa poderá utilizá-la para desenvolver as suas páginas na internet.

Por meio de uma plataforma amigável e fácil de usar, você poderá criar um site original, exclusivo e bem apresentável. Para isso, basta optar por um tema/template (há diversas opções para escolher) e personalizá-lo de acordo com as suas preferências e/ou características do seu negócio.

Ao terminar a sua personalização, é só publicá-la e pronto, seu site estará disponível para todos. Porém, não poderíamos deixar de falar que se você quiser um domínio próprio, ou seja, um endereço web com o nome da sua empresa (www.minhaempresa.com.br), será necessário pagar por ele.

Os valores são mínimos, acredite, e isso poderá ser feito em conjunto com o seu plano de hospedagem. Aliás, o recomendado é contratar esses serviços da mesma companhia: aqui na ValueHost nós temos tudo o que você necessita para lançar a sua ideia na internet.

Como funciona?

No que se refere ao funcionamento de um criador de sites grátis, não há nenhum segredo. Como citamos anteriormente, a plataforma é baseada sobre um sistema de escolha e edição de templates.

O primeiro passo será a escolha; o segundo, a edição. Na maioria das vezes, você poderá filtrá-los por categoria, selecionando, assim, o tema que melhor se adapte ao estilo de site que deseja criar.

Para ilustrar, se você tem (ou trabalha em) uma empresa que produz roupas e acessórios, é certo que encontrará boas opções na categoria “moda”. Uma vez selecionado o template, você poderá editá-lo quase que em sua totalidade.

Fontes, cores, textos, vídeos e imagens, enfim, esses e outros tantos elementos poderão ser customizados conforme as suas necessidades. Cada ferramenta tem as suas próprias particularidades, mas, no geral, elas permitem a inserção, a exclusão, o redimensionamento e a edição dos componentes de um tema.

A característica principal, para a maioria delas, é a função “arrastar e soltar”. Em resumo, ao clicar nos elementos da página, você poderá movê-los para onde quiser. Além disso, clicando neles, aparecerão também as opções para a troca de fotos, cores, fontes etc.

Em um criador de sites grátis, você será capaz de inserir ou personalizar praticamente qualquer coisa. Vale ressaltar, ainda, que a solução apresenta mapas, formulários de contato, espaços para banners e integração com redes sociais.

Não o bastante, será possível visualizar todas as estatísticas que correspondem aos acessos ao site.

Para quem é indicado?

Para quem não tenha conhecimento técnico e queira criar as suas próprias páginas web, no seu ritmo e da sua maneira, basicamente, essa é a indicação de um criador de sites grátis.

Em outras palavras, ele é indicado quando se quer evitar a contratação de agências ou desenvolvedores e fazer “tudo por si”, mesmo não dispondo de habilidades técnicas para o desenvolvimento de aplicações para internet.

Cabe salientar que os seus níveis de customização serão menores quando comparados às soluções mais avançadas. Entretanto, para utilizá-las, é exigido algum tipo de conhecimento na área.

Caso você tenha familiaridade com os CMS, a exemplo do WordPress, a melhor opção será criar um site por meio dele, desde que você não se importe em investir um pouco.

Quais são as suas vantagens?

Antes de concluirmos, não poderíamos deixar de elucidar as vantagens em utilizar um criador de sites grátis. O primeiro deles “está na cara”, a gratuidade. Os outros são:

-liberdade para desenvolver o seu site no seu tempo e do jeito que você quiser;
-possibilidades de criação sem qualquer tipo de conhecimento específico, já que a ferramenta é fácil e muito simples de usar;
-investimento inicial é zero (os únicos custos serão referentes à hospedagem do site);
-temas profissionais e otimizados para os dispositivos móveis, como tablets e smartphones (responsivos).

Em muitos casos, você poderá experimentar um criador de sites grátis antes mesmo de contratar o serviço (demonstração). Apesar da sua facilidade de uso, não pense que não serão exigidos tempo e dedicação para dominar a ferramenta.

É preciso planejar, testar e testar, senão, a probabilidade de você conseguir lançar um bom site é bastante reduzida. A propósito, esse é o maior investimento ao optar por esse tipo de ferramenta.

Lembre-se de analisar os fornecedores com atenção e cuidado. Aqui, a dica é simples: opte por um provedor de hospedagem que seja reconhecido pela qualidade dos seus serviços.

Avalie as possibilidades, a infraestrutura, o atendimento e tudo o que for necessário para chegar a uma conclusão acerca da sua credibilidade no mercado. Ao fazer isso, o risco de problemas e contratempos será significativamente menor.

Isso sem falar que você terá um suporte disponível por 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano para o criador de sites grátis.

O que achou deste artigo? Gostou? Se quiser saber mais e desejar conhecer o nosso criador de sites grátis, solicite a sua demonstração!