fbpx

cPanel: conheça a interface e os recursos do seu painel de controle

cPanel: conheça a interface e os recursos do seu painel de controle

Adquiriu um plano de hospedagem e está se familiarizando com o ambiente disponibilizado para gerenciar seu site? Neste post você vai “descobrir” a interface do seu painel de controle cPanel, além de encontrar informações sobre os principais recursos que ele disponibiliza.

Mas antes de apresentar a interface, vamos falar um pouco deste painel de controle – que é considerado um dos melhores em função dos recursos e compatibilidade com outros sistemas. Vamos lá?

Por que o cPanel é referência na área?

Quem trabalha com o desenvolvimento de sites e blogs sabe que o cPanel é um dos mais populares sistemas de gerenciamento de sites. Considerado um dos melhores painéis de controle disponível, ele é referência em função de algumas características, como: 

    • É fácil de usar: prático e simples e usar, o cPanel apresenta uma interface gráfica que divide as funções por sessões, organizando a informações e deixando ela mais acessível. A interface é intuitiva e responsive com a interface paper-lantern, o que permite que até mesmo pessoas com pouco conhecimento na área consigam utilizá-lo com eficiência e segurança.
    • Excelente compatibilidade: o cPanel já vem com o WHM, software utilizado por empresa de hospedagem para administrar as contas de hospedagem. Utilizando um mesmo sistema é possível fazer a gestão dos servidores, o controle dos planos de hospedagem, além de fazer o monitoramento completo da hospedagem.
    • Permite personalização: é possível customizar o software. O cPanel permite personalizar desde o logotipo utilizado no tema escolhido, até a estrutura das informações disponíveis no painel.
    • É multilíngue: uma das vantagens de ser utilizado por empresas de hosting do mundo todo é a existência de diversas traduções do sistema, inclusive português.

Além de todas estas características, o cPanel é extremamente estável e seguro.

Uma única ressalva sobre o sistema: ele roda apenas em servidores Linux – utilizados pela ValueHost para todos os planos de hospedagem compartilhada, revenda, VPS, além de boa parte das opções de servidores dedicados.

 cPanel: interface e principais recursos

Agora que você já conhece as características que destacam este painel de controle, vamos conhecer a interface e os principais recursos disponíveis na página inicial do cPanel.

cpanel-areas

  1. Preferências: a caixa apresenta os recursos básicos que todo usuário iniciante precisa para começar a gerenciar seu site. Nela você encontra o link para o Assistente de Instruções de Operação, que auxilia nos primeiros passos como usuário do cPanel (configurações do painel, senhas, entre outros detalhes importantes). Outro link dá acesso à página de Tutoriais em vídeo. Algumas configurações importantes são realizadas através dos links desta caixa, como alterar senha, alterar estilo, alterar idioma, assim como atalhos e atualizar informações de contato.
  2. Domínios: permite o gerenciamento de subdomínios, domínios suplementares e domínios estacionados. Traz, ainda, funções para redirecionar um domínio e fazer alterações (simples e avançadas) na zona DNS.
  3. E-Mail: a caixa reúne todas as funções ligadas a contas de e-mail. Nos links disponíveis nesta aba é possível realizar várias ações, como adicionar, editar e remover contas POP3/IMAP, criar listas, configurar respostas automáticas e redirecionamentos, bloquear e-mails indesejados, habilitar o SpamAssassin (que é um sistema anti-spam), definir um endereço pega-tudo, entre outras opções.
  4. Banco de dados: dá acesso aos bancos de dados MySQL e suas opções, além de disponibilizar o phpMyAdmin, que é um manipulador de banco de dados através do navegador.
  5. Software/serviços: acesso ao instalador Softaculous, além de uma série de outros softwares e serviços que a ValueHost oferece, como CloudFare entre outros.
  6. Arquivos: reúne as funções ligadas a backups, gerenciador de arquivos e de espaço em disco, controle de contas FTP, FTP anônimo, assim como outras opções.
  7. Avançada: reúne funções de gerenciadores de Apache, de imagens, de índices, ferramentas de rede, além de configuração de páginas de erro. Traz, também, extensões FrontPage, templates, tarefas cron, além de uma série de outras funções avançadas.
  8. Logs: funções permitem o acesso a estatísticas sobre os visitantes do seu site, além de integração com o Google Analytics. Permite visualizar o uso da largura de banda do site, assim como visualizar logs de erros.
  9. Segurança: reúne uma série de funções ligadas à segurança do site, como diretórios com proteção de senha, gerenciamento de bloqueio de faixas de IP, proteção de hotlinks, além de um esquema de criptografia.
  10. Informações da conta/site: apresenta um resumo das informações sobre a conta e o site. Traz dados sobre tráfego do site, backups, estatísticas de uso da conta, além de informações gerais da conta, como plano contratado, servidor no qual o site/blog está hospedado, IP, entre outros detalhes.

Importante: a visualização disponível neste exemplo é referente ao estilo Paper Lantern. A escolha do estilo (que pode ser realizada na aba Preferências > Alterar Estilo) altera a ordem das caixas e recursos apresentados. Algumas funções podem estar ausentes, dependendo da escolha do tema.

O painel também pode ser customizado conforme as necessidades específicas de cada usuário. Para fazer isso, basta acessar os links na parte inferior da página inicial do cPanel. É possível Ocultar ícones, Redefinir todas as configurações de interface, além de Revelar todas as caixas e Redefinir ordem da caixa.

Viu como o cPanel pode facilitar o gerenciamento da sua hospedagem?

Espero que as dicas sejam úteis para você. Se tiver dúvidas ou precisar de alguma informações específica, comente neste post.

Deixe um comentário

avatar

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Subscribe  
Notify of