fbpx
E-Commerce

Como vender mais? O segredo é… reeducar!

O subtítulo dessa publicação pode despertar a curiosidade de nossos leitores – e não é a toa que utilizamos a palavra reeducar. É justamente isso que devemos fazer para conquistar o cliente contemporâneo: rever a maneira com que vendemos nossos produtos e serviços e adaptá-la para as novas demandas de mercado.

Mas vamos por partes… O perfil do cliente mudou? Ele está mais exigente do que antes? Está mais difícil convencê-lo a consumir meus produtos e serviços?

A resposta para todas as perguntas: sim. Mas por quê? Quando essa mudança ocorreu e por que foi tão sutil a ponto de muitas pessoas sequer nota-la?

Vamos descobrir a seguir.

Como vender?

Em suma, o cliente de hoje em dia não precisa ter um produto vendido para si. Quer um exemplo prático em que você, leitor, se sentirá inserido e, ao mesmo tempo, compreenderá o que queremos dizer?

Pois bem, imagine um infomercial de um produto qualquer. Temos um apresentador que não para de falar dos benefícios de tal produto, do quão maravilhoso e necessário ele é na vida dos consumidores, mas que claramente foi pago para falar tudo aquilo e chega até a demonstrar pela fala que está lendo todas as informações que está passando. Na tela, o anúncio “LIGUE AGORA” não para de piscar, e é seguido de um número de telefone.

Como esse tipo de propaganda faz você se sentir?

Esse tipo de infomercial, cada vez mais raro, porém ainda presente na programação de alguns canais de TV, não chega até a ser cômico? É muito comum ver os consumidores caçoando dessa maneira de vender, e tal atitude tem fundamento: todos os elementos do infomercial tentam manipular os telespectadores, a fim de convencê-los a comprar algo que não precisam.

Logo, qual é o primeiro ponto que devemos levar em consideração no “como vender”? Localizar um público-alvo. Além da pesquisa de mercado, um website pode ajuda-lo nessa tarefa, já que é uma das maneiras mais eficazes de divulgação. Logo, é fundamental sua empresa possuir uma página na Internet.

Com o público-alvo determinado e os canais de comunicação estabelecidos, como devo prosseguir? É aí que vem o segundo ponto no “como vender”: apresentar seu produto ou serviço como a solução de uma determinada necessidade. Basicamente, você estará educando seus clientes de uma maneira indireta, mostrando que seu produto é a melhor opção e enumerando os motivos que comprovam tal constatação.

Como encarar seu cliente?

Convencer o público que seu produto ou serviço é melhor que o da concorrência não é uma tarefa fácil – e, muitas vezes, algumas empresas optam pela manipulação ou pelo uso de informações enganosas para conquistar novos clientes. Por mais que isso até traga algum resultado imediato em determinados casos, raramente ele é duradouro. Isso ocorre porque o consumidor está cada vez mais exigente, mais exigente do que era há dez anos e muito mais exigente do que era há duas ou três décadas.

E por quê? Bem, o acesso à informação é um dos principais motivos. Ficou mais fácil pesquisar sobre produtos, serviços e empresas. Logo, os consumidores vão procurar pelo melhor resultado de sua pesquisa e, aqui, o objetivo é transformar sua empresa nesse melhor resultado. Mas como?

Visibilidade ajuda – e é com SEO que ela se torna palpável. Portando, desenvolver o SEO de seu site é necessário para que seja mais fácil localizá-lo numa busca por mecanismos de pesquisa, por exemplo.

E, uma vez localizado, o que devemos fazer para manter a atenção do visitante casual? Como transformá-lo num frequentador assíduo do site e cliente em potencial?

O marketing de conteúdo tem se provado eficaz nisso. Com ele, você divulga sua empresa sem propriamente divulga-la. Você atribui um status de referência a si mesmo sem precisar dizer “eu sou melhor que os outros”. Você comprova, através de publicações sobre o segmento em que sua empresa está inserida, que sabe do que está falando e que respeita seu consumidor a ponto de informa-lo e dar a ele a liberdade de escolha quanto a empresa que solucionará sua necessidade.

Quando essa liberdade é dada ao cliente, ele retorna naturalmente. Você se tornou referência em sua área; as pessoas irão procura-lo quando tiverem aquela determinada necessidade porque você comprovou que está lá para vender, porém não se importa apenas com a venda em si.

Profissionalização

Uma maneira de se sobressaltar da concorrência e se fazer visível aos olhos do consumidor cada vez mais exigente é através da contratação de profissionais que podem atuar nos mais variados âmbitos da empresa. A seguir, citaremos os principais para cada um dos pontos que expusemos na publicação de hoje:

Analistas de marketing

Todo o targeting, ou seja, a definição do público-alvo, pode ser feita pelo analista de marketing. Além disso, ele pode definir como a propaganda do produto ou serviço será entregue ao público e qual o melhor canal para fazê-lo.

Empresas de hospedagem

O site deve estar hospedado num servidor e deve ser construído da maneira correta. Se você não sabe muito bem por onde começar, pode optar por planos de hospedagem que incluem a construção do site e o suporte necessário para mantê-lo com garantia alta de uptime.

Analistas de SEO

Já falamos sobre esse assunto numa publicação anterior. Basicamente, o analista de SEO auxilia no desenvolvimento do SEO de seu site que, por sua vez, faz com que sua página salte algumas posições no ranking dos buscadores.

Escritores

Podem ajuda-lo com marketing de conteúdo, caso você não tenha tempo para desenvolvê-lo por conta própria. E, se sua empresa está inserida no ramo da tecnologia e da hospedagem, vale a pena também conferir quais são as tendências para marketing de conteúdo em 2015, a fim de escrever sobre os temas que seu público deseja ler!