fbpx

Como vender em tempos de crise

Como vender em tempos de crise

Powered by Rock Convert

Estamos vivendo uma crise nacional, começou em 2014, de lá pra cá só aumentou, isso é fato e não há como negar. Nesse momento, é natural que as vendas despenquem e que alguns bons negócios comecem a ter dificuldades de se manterem no mercado.

De acordo com a pesquisa ‘A crise no mundo’, realizada pelo Ibope em parceria com a rede World Wide Independent Network of Market Research, 52% da população de 25 países estudados, entre eles o Brasil, já diminuíram suas despesas com vestuário, calçados e acessórios, 48% deixaram de comprar móveis e eletrodomésticos e o mesmo percentual tem ido menos ao cinema, shows e restaurantes. Mesmo assim, há quem diga o contrário. É o caso do palestrante e especialista em vendas, Marcelo Ortega,  para ele crise pode ser sinônimo de oportunidade para empreendedores. “Crise é oportunidade versus risco. Economia fraca é parte do risco do empresário e do time de vendas”, afirma Marcelo.

É verdade que cada caso é um caso, mas nós da ValueHost separamos algumas dicas que vão ajudar o seu empreendimento a enfrentar esse sufoco e não correr riscos de ficar no vermelho.

7 dicas para a sua empresa: 

1) Pense no cliente – Reflita sobre a experiência de compra do cliente e como melhorar essa etapa. Quando se agrega valor a um produto ou serviço,  cria-se um ambiente diferenciado que favorece as vendas. Colha feedbacks sobre o atendimento, sobre a venda e sobre o que foi adquirido. As respostas certamente servirão para aprimorar o canal de vendas e o atendimento;

2) Avalie o problema – Comece perguntando por que seu negócio não está vendendo. O cliente entra, mas não compra ou ele nem chega até sua empresa (ou site)? Detectar o foco do problema é essencial para buscar uma solução. Se for falta de dinheiro; crie promoções que estimulem a compra. Se o cliente não vem até você, mude ou incremente sua estratégia de comunicação;

3) Saiba onde investir e onde cortar – Esse é o momento é de avaliar e focar no investimento. Reorganize seus custos, analise onde está gastando mais e se vai ter que cortar para conseguir retorno mais na frente;

4) Monitore o mercado, a concorrência e a economia – Na era da informação, quem tem a informação mais precisa e “just in time”, sai na frente. Esteja atento, se atualize sobre as novas realidades e acompanhe os passos da concorrência. Mas nunca deixe de comparar com seus próprios resultados, avaliando seus pontos fortes e fracos. Trabalhe para sanar as falhas identificadas, rapidamente;

5) Adote um plano de marketing – Faça um planejamento. Organize ideias sobre novos produtos/serviços e ajuste o seu portfólio à necessidade momentânea do mercado. Amplie sua área de atuação e trabalhe bem na segmentação do seu público alvo;

6) Aplique bem o marketing digital, ele apoia o plano de marketing e as ações diretas para gerar vendas. No Brasil, temos, no mínimo, 110 milhões de internautas, que deixam diariamente um rastro de milhões de informações pela Web, como buscas no Google. Com o marketing digital você pode analisar o desempenho das campanhas em tempo real e assim ajustar o direcionamento, melhorando o resultado do plano de marketing.

>> Contrate um profissional para criar um site ou uma loja virtual;

>> Integre um blog com banners e links ao seu site e publique artigos relacionados a sua área de atuação;

>> Replique esse conteúdo nas redes sociais;

>> Participe de fóruns de discussão e impulsione monetariamente seus posts nas redes sociais – sempre assinando com o site da sua empresa;

>> Monitore o desempenho das campanhas no Google Analytics;

>> Revise seu site e melhore o conteúdo;

>> Experimente o Google Trends para entender o mercado e desenvolver novos produtos;

>> Otimize o seu site para as buscas no Google. SEO é fundamental;

>> Atraia clientes com campanhas digitais, encante-os com seus produtos/serviços e converta em negócios.

Deixe um comentário

avatar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Subscribe  
Notify of