fbpx
WordPress

Como restringir o conteúdo do seu site WordPress

Já pensou como em muitas situações pode ser bem oportuno você limitar o acesso a parte do conteúdo de seu site WordPress. Principalmente nos casos em que você está oferendo gratuitamente um conteúdo de boa qualidade, ou ainda um Ebook, ou ainda outro arquivo digital para download que agregue valor para seus visitantes. Já que você está oferecendo gratuitamente, por que não exigir do usuário uma ação antes de ter acesso a esse conteúdo. Essas ações podem ser desde a assinatura do seu boletim informativo ou curtir sua página no Facebook. Para isso existem alguns excelentes plugins, gratuitos e pagos, que podem restringir conteúdo de forma simples. Organizei a lista de plugins de acordo com as possibilidades que cada um deles oferece, vamos dar uma olhada em alguns deles.

[rock-convert-cta id=”4217″]

Page Restrict

Este plugin permite que o administrador do WordPress limite o acesso a todo conteúdo, ou apenas a algumas páginas ou posts apenas para os usuários registados no seu site.  Esse controle pode ser feito na página de configuração do plugin (imagem abaixo), ou na edição de cada página ou post.

restringir-conteudo

O plugin permite que exiba uma mensagem personalizada para informar ao visitante que ele deve se registrar em seu site para acessar o conteúdo. E como opção pode exibir nessa mesma página o formulário de cadastro.

Restrict Categories

O Restrict Categorias, como o próprio nome diz, restringe o conteúdo por categoria. Um diferencial interessante em comparação do plugin Page Restrict, onde você controla o acesso de cada post individualmente. Imagine então um site com grande número de posts, limitar individualmente cada post pode não ser tão interessante, já tendo uma organização de categorias corretas no seu WordPress você terá neste plugin um grande aliado para a limitação do seu conteúdo para usuários não registrados. Outro ponto interessante é que você pode limitar essas categorias de acordo com o perfil de usuários criados no seu site.

conteudo-premium

Uma forma interessante de usar esse plugin é criando uma categoria de “Conteúdo Premium” e torná-lo disponível apenas para seus usuários registados. E ainda uma categoria “Conteúdo Master” apenas para usuários que pagam uma mensalidade para receber seu conteúdo. Interessante, não?

Conteúdo Liberado somente depois de ações nas redes sociais

Like Gate

O Like Gate é a melhor opção de plugin grátis para quem quer limitar o conteúdo para seus visitantes, dando a possibilidade de acessar o conteúdo somente para quem curtir ou compartilhar seu post ou página no Facebook. O resultado de usar esse plugin será um bom aumento no alcance viral que seu conteúdo alcançará no Facebook.  Basta inserir o conteúdo que você quer limitar entre as shortcodes do plugin e pronto, seu visitante só terá acesso após clicar no curtir do seu artigo.

curtir-para-ler

Porém um problema que o Like Gate apresenta é a forma como o botão curtir é apresentado ao seu usuário, não há uma mensagem chamativa, então para orientar seu visitante você precisará criar uma mensagem que o incentive a continuar lendo o conteúdo.

Social Locker for WordPress

Como opção de plugin pago temos o Social Locker for WordPress distribuído pela Codecanyon, um plugin que oferece boas opções de personalização e mudanças de layout. E além do botão curtir, o plugin oferece os botões do Twitter e do Google Plus. Com certeza uma opção mais completa e mais interessante do que o Like Gate, mesmo sendo paga, vale muito a pena.

restringir-conteudo-social

Facebook Viral Content Locker for WordPress

Este plugin tem uma característica interessante, mas ao mesmo tempo muito invasiva. Este plug-in pode ser usado para exibir qualquer mensagem na Timeline do seu visitante, além de também permitir exportar os dados das pessoas que aceitaram o mesmo usando arquivos CSV. Assim como os demais plugins permite bloquear conteúdos, como imagens, vídeos que fazem parte de seus posts ou páginas. O visitante só passa a visualizar este conteúdo somente depois que eles se conectam ao seu site usando o Facebook. Você precisará configurar um aplicativo no Facebook para usar esse plugin.

Download liberado somente depois de ações nas redes sociais

Pay With a Tweet

Assim como os plugins que vimos assim, este plugin utiliza o botão de uma rede social, neste caso exclusivamente o Twitter, para liberar o acesso do seu visitante ao conteúdo e aumentar a visibilidade do seu site através do Twitter. Porém este plugin será utilizado para permitir aos seus visitantes baixar arquivos do seu site somente após twittar uma mensagem com o link do seu site.

 

WPLike2Get

Como alternativa para os plugins de download que só davam opção de uso do Twitter. Com Wplike2get você têm a opção adicional dos botões do Facebook e do Google Plus. Simples de usar, ele também permite que você configure a mensagem que será exibida para seus visitantes, para instruí-los quanto a liberação do conteúdo restrito do seu site.

wplike2get

Conclusão

Pense no quanto realmente seu conteúdo é relevante aos usuários para que eles precisem fazer algum tipo de “sacrifício” para ler seu conteúdo. Acredito que esses plugins podem ser muito bem utilizados se você tiver uma boa pitada de criatividade e souber instigar seu visitante a ler mais sobre seu conteúdo. Procure dar uma parte do conteúdo, deixando aquele gostinho de quero mais.

Avalie os resultados e traga-nos uma posição sobre o resultado que você conseguiu. Caso tenha dúvidas também deixe nos comentários para tentarmos ajudar.