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Dicas

Como proteger seu cartão de crédito de fraudes

Cartões de crédito são sinônimo depraticidade. Com eles, você pode pagar despesas sem ter que andarcom dinheiro em espécie ou cheque e, nas lojas on-line, muitasvezes consegue receber o produto mais rapidamente por confirmar opagamento no ato.

Criminosos também estão interessados nestapraticidade toda – desde que você pague as contas. Fraudesenvolvendo cartão de crédito são mais frequentesdo que pensamos e, quando o problema é constatado, nem sempreé fácil resolvê-lo.

É por isso que a prevenção é importante.Nas próximas linhas, você encontrará dicas simples,mas que dão uma ajuda e tanto na hora de proteger o seucartão de crédito ou débito.

Na internet

1 – Utilize seu cartão apenas em lojas ou serviços on-line com boa reputação

Se deseja comprar um produto ou serviço em um site desconhecido,pesquise por sua reputação antes de fechar onegócio. Para isso, você pode procurar opiniões emmecanismos de busca ou pesquisar em sites específicos para estefim, como o Reclame Aqui.

Também é importante verificar se, no ato da compra, osite faz com que o símbolo de um cadeado seja exibido nonavegador. Se isso não ocorrer, é recomendávelnão concluir o processo, pois o cadeado indica que o siteestá criptografando o envio de suas informações,acrescentando uma camada de segurança importante ao processo.

Evite lojas que oferecem preços muito vantajosos, apresentammensagens com erros ortográficos, disponibilizam imagens debaixa qualidade ou são muito parecidos com sites de comércioeletrônicos conhecidos. Estas costumam ser característicasde sites fraudulentos.

Na dúvida, compre em outro lugar ou, se inevitável,considere a possibilidade de utilizar boleto bancário como formade pagamento.

2 – Não guarde os dados do seu cartão em sua conta na loja ou serviço on-line

Alguns estabelecimentos virtuais permitem que você guarde osdados de seu cartão para futuras compras. A não ser quese trate de um serviço que exige pagamento periódico,como Netflix ou Spotify, não utilize esta opção -é mais seguro digitar os dados do cartão decrédito em cada nova transação.

3 – Use serviços que intermediam compras on-line, como o PayPal

Você também pode utilizar gateways de pagamento, istoé, serviços que intermediam o uso do cartão decrédito, de forma que transações possam ser feitascom este sem que o recebedor do pagamento conheça o seunúmero.

O serviço mais popular para este fim é o PayPal, que pode ser utilizadoprincipalmente em compras internacionais, embora várias empresasbrasileiras já o aceitem.

Antes de aderir a qualquer serviço deintermediação, se informe sobre taxas,condições de uso e, claro, reputação.

4 – Informe os dados do seu cartão de crédito apenas ao realizar compras ou pagamentos

Desconfie de sites que exigem o seu número de cartão decrédito logo no cadastro, mesmo que você nãová adquirir um produto ou serviço. Nãoforneça dados do cartão por e-mail, redes sociais,telefone e outros meios, especialmente se você não tiveriniciado o contato.

Redobre os cuidados se os dados do cartão forem exigênciapara sorteios, prêmios, cupons de desconto e afins.

5 – Faça compras com cartão apenas em seu computador ou dispositivo móvel

Sempre que possível, faça compras com cartão decrédito a partir de seu computador pessoal, smartphone outablet. A manutenção de computadores públicos (emuniversidades, bibliotecas, lan houses, etc.) está fora do seucontrole, portanto, são maiores as chances de haver softwaresmaliciosos ali que capturam estes dados.

Mesmo que você esteja utilizando equipamentos próprios,também é recomendável não realizartransações a partir de redes Wi-Fi públicas.

6 – Proteja seu computador ou dispositivo móvel

De nada adianta utilizar apenas seu computador ou dispositivomóvel para compras se o equipamento não for protegido:

  • Tome cuidado com links em e-mails falsos ou redes sociais;
  • Instale somente programas bem avaliados;
  • Faça downloads apenas de sites conhecidos;
  • A não ser que você tenha bastante conhecimentotécnico, utilize antivírus e o mantenha atualizado;
  • Mantenha sistemas operacionais e aplicativos atualizados;
  • Utilize senhas fortes em serviços on-line para evitar queseu e-mail, por exemplo, seja acessado por terceiros.

7 – Monitore o uso do seu cartão com SMS

Você sabia que, na maioria das administradoras, você podereceber um SMS toda vez que uma compra com o seu cartão decrédito for feita? Esta é uma ótima maneira deidentificar fraudes: ao receber uma mensagem referente a um pagamentonão reconhecido, você saberá que seu cartãoprovavelmente está sendo usado indevidamente por terceiros epoderá comunicar o banco ou a operadora antes que mais gastossejam feitos.

Entre em contato com o seu banco ou operadora para se informar arespeito. Na maioria das vezes, este serviço é gratuitoe, em alguns casos, pode ser oferecido também via e-mail ouaplicativo móvel.

Aviso de lançamentos por SMS – Recurso disponibilizado pela maioria dos bancos

8 – Atenção com ligações de confirmação

É normal – e aceitável – que lojas ou mesmo operadorasentrem em contato com o consumidor logo após uma compra. Estaé uma maneira de confirmar alguns dados para prevenir fraudes.

Tome cuidado, no entanto, se a ligação pedirinformações estranhas: código de segurança(CVV) e data de vencimento, por exemplo, são dados quenão devem ser requisitados por telefone.

9 – Cartão de crédito “virtual” pode ser uma boa ideia

Alguns bancos oferecem cartões de crédito virtuaisespecíficos para compras na internet. Estes normalmentesão vinculados a um cartão de créditoconvencional, mas têm numeração diferente. Assim,você não precisa informar o número do seucartão “de verdade” na transação.

Outras vantagens: você pode estabelecer limites maisbaixos para o cartão virtual, determinar a quantidademáxima de compras e bloqueá-lo mais facilmente.

Verifique com seu banco ou administradora sobre adisponibilização deste serviço.

10 – Não publique a foto do seu cartão em redes sociais

Pode parecer um cuidado bobo, talvez óbvio, mas em redes sociaiscomo Facebook, Twitter e Instagram é relativamente fácilencontrar usuários que, empolgados pela chegada de umcartão de crédito novo, divulgam a foto deste nestesserviços.

Se quiser fazê-lo, ao menos tome o cuidado de tampar onúmero do cartão ou apagá-lo na imagem.

Em estabelecimentos físicos (“mundo real”)

1 – No caixa eletrônico (ATM)

Ao utilizar o cartão no caixa eletrônico (seja ele dedébito ou crédito) para sacar dinheiro, realizarpagamentos, conferir saldos, entre outros, observe amovimentação ao seu redor. Saia do local sem realizar aoperação se notar algo suspeito.

Caixas eletrônicos – Imagem por TecBan

Antes de inserir o cartão, tateie o equipamento. Se identificarcomponentes, fios ou qualquer característica incomum, utilizeoutro terminal e, se for o caso, alerte a instituiçãoresponsável. A máquina pode ter sido violada.

Se o seu cartão ficar preso ou você tiver dificuldadespara operar o caixa, não aceite a ajuda de estranhos e procure obanco.

Prefira realizar operações no caixa eletrônico emlocais e horários com grande circulação de pessoaspara inibir abordagens suspeitas.

2 – Em lojas, restaurantes e outros estabelecimentos

Ao efetuar pagamentos em lojas, restaurantes e por aí vai,mantenha o cartão de crédito SEMPRE em seu campo devisão. Não permita que o funcionário que estiverte atendendo leve o cartão para lugares que vocênão tenha acesso.

Além disso, só digite a senha se o valor a ser pago forexibido e, claro, estiver correto.

Antes de ir embora, verifique se o cartão é mesmo o seu -um funcionário mal intencionado pode trocá-lo por umcartão semelhante.

3 – Use somente cartão de crédito com chip

No Brasil, cartões de crédito sem chip são cadavez mais raros, mas ainda existem. Se for o seu caso, peça parao banco ou administradora trocá-lo por um cartão comchip. Este componente exige digitação de senha emtransações e dificulta clonagens.

Cartão com chip

4 – Muita atenção ao digitar a senha do cartão

Ao digitar sua senha, verifique se não há pessoas porperto observando o ato. Se necessário, peça”licença” apenas para deixar claro que você estáatento quanto a isso.

Memorize a sua senha, não a anote em papéis para guardá-la nacarteira ou na bolsa.

5 – Ao viajar para o exterior, avise o banco sobre os países de destino

Mesmo que o seu cartão seja internacional, informe ao banco ospaíses que você visitará em suaviagem e por quanto tempo. Felizmente, a maioria das operadoras impedeo uso em outros países por padrão, obrigando ousuário a contatar a instituição.

6 – Abordagens de vendedores, entrevistadores e afins

Cuidado com entrevistas, pesquisas ou propostas de testes de produtosnas ruas: se o seu cartão for solicitado, negue-se amostrá-lo, mesmo que ele fique todo o tempo em suas mãos.

A mesma orientação vale para abordagens via telefone:não informe dados pessoais, especialmente do cartão,quando a ligação sugere prêmios,promoções e semelhantes.

Em caso de pedidos de doações, se informe sobre aidoneidade da instituição. Prefira fazercontribuições com depósito em conta corrente.

7 – Em caso de perda, furto ou roubo

Cartão perdido, furtado ou roubado? Entre em contato com o bancoou operadora o quanto antes para bloqueá-lo. Para tanto,é importante manter o número da instituiçãoem seu celular ou agenda. Em caso de viagens internacionais, verifiquese a operadora oferece um número telefônicoespecífico para esta situação.

Você também deve entrar em contato com o emissor de seucartão caso suspeite de fraude.

Sempre anote número de protocolo, horário e data daligação.

8 – Não empreste o seu cartão de crédito

Nem mesmo para parentes ou amigos próximos. Mesmo que a pessoaseja confiável, você não sabe se ela toma todos oscuidados de segurança.

No caso de filhos ou cônjuges, por exemplo, prefira fornecer aeles cartões adicionais. Estes são vinculados ao seucartão, mas têm dados diferentes. Cartõesadicionais também permitem ao titular estabelecer limitesmenores e acompanhar as despesas em sua própria fatura.

9 – Não deixe o cartão em malas, quartos de hotéis, guarda-volumes, etc.

Sempre deixe o seu cartão de crédito em local seguro. Emviagens, leve-o com você quando possível. Evitedeixá-lo em malas, quartos de hotéis e qualquer outrolugar que pode ser acessado por outras pessoas.

10 – Analise atentamente a sua fatura

Leia com calma cada item da sua fatura. Se encontrar despesasnão reconhecidas (é uma boa ideia guardar recibos decompras para ter certeza), contate a operadora imediatamente. A dica deacompanhar os lançamentos via SMS também éválida aqui.

Meu cartão foi fraudado. O que eu faço?

Encontrou um lançamento na sua fatura que você nãoreconhece? Recebeu um SMS de uma transação que vocênão realizou? Seu cartão foi roubado ou furtado?Não tenha dúvidas: avise a administradora docartão o quanto antes.

A companhia, muito provavelmente, irá cancelar o seucartão e emitir outro com numeração.Anote todas as informaçõesreferentes ao contato, especialmente protocolos. Também éimportante guardar recibos e outros documentos envolvidos.

Os valores não reconhecidos devem ser cancelados ou, no caso dea fatura já ter sido paga, estornados (incluindo aíimpostos, juros e taxas relacionadas). Se a administradora se negar afazê-lo, a pessoa deve procurar um órgão de defesado consumidor, como o Procon, ou mesmo meios judiciais.

A administradora pode alegar que a responsabilidade pelosprejuízos é do cliente, mas se o fizer, terá queprovar.

Tanto no caso de perda do cartão quanto no de despesasnão reconhecidas, convém registrar um Boletim deOcorrência (BO). Este documento pode ajudar em possíveisinvestigações pelas autoridades e, quando for o caso, emprocessos judiciais contra a operadora.