fbpx
Dicas

Como evitar spam? Veja algumas dicas!

Saber como evitar spam impede contratempos indesejáveis com aquelas mensagens recebidas normalmente por contatos não autorizados no seu e-mail. De maneira geral, os mais comuns são aqueles com fins comerciais e também de maneira maliciosa, como algum vírus para danificar o seu computador.

Então, para ajudar a lidar melhor com esses visitantes inconvenientes, preparamos este post no qual explicará o que são os spams, por que eles acontecem, como evitá-los e as boas práticas para ficar sempre protegido. Você verá que é mais simples do que imagina e otimizará o dia a dia com essas questões. Acompanhe!

Afinal, o que são spams e por que eles acontecem?

O termo spam, originalmente, vem da expressão carne enlatada e nos dias atuais se popularizou como aquelas mensagens não solicitadas enviadas de maneira exaustiva para o seu e-mail.

Contudo, uma questão importante salientar é que o spam é totalmente diferente do e-mail marketing. A principal questão está na permissão prévia do destinatário. O spammer é aquele que envia uma vasta quantidade de e-mails sem consentimento algum.

Muitas pessoas ainda pensam que os únicos envios de spam envolvem roubar dados. Entretanto, essas mensagens específicas têm uma nomenclatura própria: os tão falados “Golpes de Phishing“. Eles são realizados por meio de emails não autorizados que buscam enganar as pessoas para conseguir informações privadas como senhas, números de contas bancárias e outras, além de disseminar softwares maliciosos.

Por fim, o principal intuito do spam é obter um volume significativo de vendas e para isso, os vendedores começam a disparar e-mails promocionais para um grande número de pessoas. Se conseguirem conquistar 1% destas pessoas nas conversões, será ótimo.

Como evitar spam de uma vez por todas?

Lidar com essas mensagens desagradáveis é mais fácil do que se imagina! Confira as dicas que preparamos sobre como evitar spam agora mesmo!

Tenha cuidado na divulgação do seu e-mail

É normal desconfiar: afinal, não são os conhecidos do Facebook que estão disseminando mensagens indesejadas. Mas, é a própria internet que é o foco, pois há muitos bots que rastreiam páginas, fóruns, mídias sociais e demais sites na busca de endereços de e-mail expostos publicamente.

Dessa forma, os bots irão aproveitar esse endereço de e-mail, adicionando no banco de dados de remetentes, fazendo com que o anti-spam tenha mais trabalho em filtrá-los.

Se você precisar compartilhar o seu endereço de email, faça-o de modo que os bots não possam identificá-lo. Por exemplo, ao invés de digitar marketingtecnologia@gmail.com; escreva marketingtecnologia [arroba] gmail [ponto] com.

Selecione bem o nome para o seu e-mail

Os spammers não descansam e buscam cada vez mais novas vítimas e para isso criam alguns artifícios. Um dos métodos mais comuns é adotarem o mesmo nome de usuário no endereço do e-mail no cadastros de provedores.

Com nomes comuns, os spammers não têm que se esforçar muito para encontrar seu endereço de e-mail. Tudo o que eles precisam é de um nome de usuário, como por exemplo, “FranciscoJosé”, acrescentar um @ e experimentar com provedores mais usados, como Yahoo ou Gmail. Essa tática provavelmente vai se mostrar bem-sucedida e aumentará ainda mais sua lista de contatos.

Denuncie o spam

Embora acompanhar as dicas acima sobre como evitar spam possam ser úteis, recebê-los poderá ainda ser um tormento. Assim sendo, não se contente em simplesmente apagá-los da sua caixa de entrada, existem métodos mais eficazes para se livrar dele, e te ajudar a evitar ainda mais spam futuramente.

Os serviços de e-mail de hoje contêm programas anti-spam que usam inteligência artificial para identificar o que é conveniente e o que não é. Quando você marcar um e-mail como indesejável, estará ajudando o programa a aprender o que deve procurar. Esta ação fará com que você receba menos mensagens como essa e, ainda mais importante, ajudará outras pessoas a evitá-los. Todos sairão ganhando.

Separe e-mails por categorias

Ao criar qualquer conta para um site ou serviço, certamente você precisará fornecer seu endereço de e-mail. Um conselho é utilizar um específico para ser compartilhado publicamente (digamos, quando se inscrever em um fórum). Além disso, provavelmente receberá algumas mensagens do serviço, como ofertas, cupons e até boletins informativos.

Ou seja, estabeleça estratégias de ter e-mails separados por categorias para lidar com sua vida pessoal, profissional, corporativa e para se inscrever em serviços — esse útilmo terá maior possibilidade de receber spams, contudo, você poderá usufruir dos outros mais importantes sem esses visitantes desnecessários.

No cadastro de algum site, verifique a política de privacidade

Se você pretende realizar um cadastro em um site (tal como uma loja on-line, por exemplo), é importante que você tome alguns cuidados: verifique se existe uma política de privacidade que ofereça garantia de segurança dos seus dados; ao registrar o seu e-mail e telefone, desative a opção para recebimento de promoções, informativos e outros.

Se o site não for preciso em relação à maneira como lida com as suas informações, aconselha-se não se cadastrar. Porém, se mesmo assim for importante, sugerimos que se utilize uma conta de e-mail secundária para ser uma ótima alternativa de como evitar spam.

Quais as boas práticas para ficar sempre protegido?

Os spams não são bichos de sete cabeças e são bem fáceis de resolver. Confira algumas dicas eficientes:

  • nunca abra e-mails suspeitos e nem clique em links enviados — de maneira geral, essa é a melhor dica sobre como evitar spam. Eles são fáceis de ser reconhecidos, pois apresentam mensagens bastante apelativas;
  • use um bom serviço anti-spam — dispor de um excelente serviço faz total diferença, principalmente relacionados com hospedagem;
  • tenha cautela nos lugares em que fornecerá o seu e-mail — faça de tudo para não divulgar seu endereço de e-mail em ambientes online públicos, como fóruns ou chats com usuários desconhecidos;
  • use ferramentas eficientes como BoxTrapper.

Saber como evitar spam é simples e prático. Portanto, caso você esteja lidando com essa situação, adote as dicas citadas acima e usufrua de uma caixa de e-mails otimizada!

O conteúdo foi útil? Para ajudar a compreender melhor a diferença desse tema com e-mail marketing, preparamos um post detalhado sobre ele. Confira e tire suas dúvidas!