fbpx

Como editar site em WordPress: configurando temas

Como editar site em WordPress: configurando temas

Instalei um tema: e agora?

Depois de criar um site em WordPress e instalar um tema, você pode continuar dando sua cara à página. Cada tema pode trazer recursos específicos para a sua página, e você pode modificá-los e editá-los com facilidade diretamente do seu painel de WordPress. Após instalar o tema através da tela Aparência você poderá ver sua página já com o visual escolhido. Logo após a instalação você pode configurar alguns detalhes do seu site ou blog antes de começar a editar o aspecto visual.

Na aba de Configurações, você pode definir alguns dos elementos que aparecerão no seu site, como o título, a descrição da sua página, a estrutura dos links, como a data será mostrada.

Editando seu tema em WordPress

Para editar os elementos do seu tema, acesse Aparências -> Personalizar.

personalizar

O legal desta forma de modificar sua página é que você poderá ver as mudanças conforme for realizando-as. Algumas das opções que temos de personalização são:

Personalizar-Seu-Site-Crie-um-site-no-WordPress-em-poucos-minutos-1024x460

Título e Descrição do Site

Da mesma forma como você editou o nome e a descrição do site em Configurações, é possível fazer essa modificação nesta etapa também.

Cores

Troque as cores do seu tema: seja o fundo da tela ou as cores do texto.

Imagem do Cabeçalho

Aqui você pode incluir uma imagem para ser o cabeçalho.

Personalizar-Seu-Site-Crie-um-site-no-WordPress-em-poucos-minutos-imagem-Copia-1024x493

Widgets

Widgets são funcionalidades que podem ser incluídas ou retiradas do seu site. O tipo de Widget disponível vai variar de acordo com o tema escolhido. Neste caso, é possível incluir algumas funcionalidades como as Categorias dos posts e os comentários mais recentes.

Também é possível adicionar blocos de HTML, últimos posts (no caso de um blog), campo para pesquisa ou uma lista de páginas.

Você pode escolher a posição dos widgets. Neste caso, é possível incluí-los em nas barras laterais e no rodapé.

Personalizar-Seu-Site-Crie-um-site-no-WordPress-em-poucos-minutos-barra-lateral-1024x493

Depois de fazer todas as alterações, lembre-se sempre de clicar em Salvar e Publicar para que suas alterações ser publicadas.

Boas práticas para o WordPress

Para encerrar esta série de posts sobre como criar um site em WordPress, reunimos algumas boas práticas para você aproveitar ao máximo os recursos desta plataforma:

  • Mantenha a versão do WordPress e dos plugins sempre atualizada: isso contribui para uma maior segurança do seu site.
  • Use imagens mais leves: imagens pesadas podem comprometer a velocidade do seu site. Uma boa dica é usar uma ferramenta como o Compressor.
  • Sempre confira plugins antes de instalá-los: confira a origem e o número de downloads dos plugins antes da instalação. Isso também contribui para a maior segurança do seu site.

Deixe um comentário

avatar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Subscribe  
Notify of