fbpx
Dicas

Como configurar o CloudFlare

O Cloudflare é um serviço de CDN, onde ao o usuário visitar um site que contem o cloudflare ativo, a velocidade para entregar o conteúdo aumentará de forma gigantesca, pois não existirá necessidade de processamento de dados no servidor.

É como se o Cloudflare funcionasse como um espelho do servidor, pois ao o usuário acessar o site, ele na verdade passará pelo CDN e esse CDN irá entregar o site que ele contém em ‘cache’, sem a necessidade de processamento do servidor, a menos que a página tenha sido alterada.

Como configurar o Cloudflare

Configurar o cloudflare é fácil. Primeiramente, acesse o site www.cloudflare.com e crie sua conta. Após isso, ele perguntará qual site você deseja incluir. Digite o site sem o www e clique em Add website.

cloudflare1

Nesse caso estamos adicionando o site Amor Incondicional. Após isso, aparecerá a mensagem “scanning your records”, em que ele faz uma analise do site e isso demora apenas 60 segundos.

cloudflare2

Depois, irá aparecer um botão para configurar o seu novo site. Clique nele.

cloudflare3

A próxima tela é para configurar o DNS records. Faça isso apenas se você souber o que está fazendo, pois poderá prejudicar o funcionamento correto do site. Se não souber, apenas clique no botão no final I’ve added all missing records, continue >.

cloudflare4

Após isso, será perguntado qual plano do CloudFlare você deseja. Eles tem o plano gratuito e o plano pago. É claro que o plano pago contém mais recursos interessantes, mas apenas com o gratuito já é possível configurar o SSL.

cloudflare5

Após isso, ele dá alguns novos DNS em que devemos troca-los em nosso gerenciador de domínios. No caso eu utilizo o próprio Registro.br, então basta ir lá diretamente e trocar por lá. Após trocar, demora aproximadamente 2 horas para funcionar, embora, em alguns casos, poderá demorar até 72hs.

Caso passar as duas horas e não funcionar, é interessante você abrir o cmd do Windows e digitar o comando ipconfig /flushdns, em que ele renova os dns, podendo fazer o site funcionar, pois talvez ainda não estava funcionando por que ainda estava apontando para o DNS antigo. Ou então você pode simplesmente pedir para algum amigo de outro computador dar o comando ping e ver se funcionou.

cloudflare7

No próximo artigo você aprender como configurar SSL no Cloudflare.