fbpx
Desenvolvimento

Codecast funciona como editor de HTML e CSS com visualização em tempo real

Estudantes e interessados em desenvolvimento para a web encontrarão no Codecast uma excelente ferramenta de aprendizado. A aplicação roda diretamente no navegador, e funciona ao mesmo tempo como editor de texto e ferramenta de visualização de marcações escritas em HTML e CSS – as linguagens que estruturam as páginas da Internet.

Depois de acessar a página do projeto, o usuário encontrará a tela dividida em duas partes. Na da esquerda, o editor de texto em que podem ser inseridas as tags HTML e, na da direita, a “tradução” em tempo real dessas marcações – em outras palavras, o resultado que será exibido pelo navegador ao usuário.

O Codecast é especialmente útil como ferramenta para aulas, porque ele permite ao professor e ao aluno visualizarem em tempo real o resultado das marcações que estiverem sendo utilizadas. Tudo aparece imediatamente depois de redigido dentro do editor de texto.

Para tornar a experiência ainda mais amigável ao usuário iniciante, o projeto possui algumas ferramentas de customização. É possível alterar o tamanho da fonte e o template do editor a partir de um grupo de comandos localizados no canto inferior esquerdo da tela. Por fim, o projeto também pode ser exportado como um arquivo .HTML.

Saiba mais sobre o Codecast no site do projeto.