fbpx
Desenvolvimento

Codecademy lança curso grátis de Ruby on Rails

Depois do AngularJS, chegou a vez de outro framework, o Ruby on Rails, ganhar um curso grátis na Codecademy, um dos maiores portais de ensino de programação online. O objetivo é que, ao final das lições, o aluno seja capaz de desenvolver seus próprios aplicativos utilizando a tecnologia.

O guia foi desenhado para iniciantes, mas que tenham algum conhecimento básico em programação, especialmente em Ruby. Ele tem duração estimada em 5 horas, e há mais de 14 mil alunos matriculados. Assim como outros cursos da Codecademy, ele se baseia em exercícios práticos, que devem ser executados em um console embutido no site.

Há 5 unidades disponíveis, começando pela criação de um app em Rails desde o início. Na última delas, o usuário utiliza o framework para criar seu próprio portfólio online. A lição inclui diversas tecnologias, como HTML e CSS para o front end, Rails para o back end, e Git para o controle do código.

Criado em 2003 pelo desenvolvedor David Heinemeier Hansson em Ruby, o Ruby on Rails se tornou um dos frameworks mais populares do mercado, apesar de ter recebido críticas por conta de problemas de escala. O Twitter, por exemplo, substituiu parcialmente a tecnologia depois de enfrentar problemas com ela.