fbpx
Desenvolvimento

Coda leva ambiente de desenvolvimento completo para a tela do iPhone e do iPad

Do estúdio Panic, vencedor do Prêmio de Design da Apple de 2007, chega às lojas de aplicativos o novo Coda para iOS, um ambiente de desenvolvimento completo para iPhone e iPad, com editor de texto, cliente FTP e integração nativa com o serviço de armazenamento de objetos na nuvem S3, da Amazon.

O Panic se especializou nos sistemas operacionais da Apple e também foi responsável pela versão anterior do software, chamada Coda Diet. Quem já utilizava o programa recebe gratuitamente a atualização – que basicamente o reescreveu do zero, segundo os autores.

Um dos pontos fortes do aplicativo é a usabilidade. Com poucos toques, o usuário cria seu primeiro projeto e pode começar a escrever o código. Ele vem com função de auto-completar, que sugere tags conforme as linhas são escritas. Isso alivia uma desvantagem óbvia de um editor de texto no smartphone: a velocidade menor de digitação.

O desenvolvedor pode utilizar um modo visualização ou simplesmente exportar o projeto, o que exige uma conta no iCloud. Arquivos também podem ser importados desta mesma maneira, algo útil nas situações em que um computador maior estiver fora de alcance. O programa também vem com suporte para transferências por meio do protocolo de segurança SSH e com um ambiente JavaScript que pode ser utilizado para testes.

Apesar de não possuir a mesma capacidade de customização de um editor como o Atom, com módulos e pacotes independentes, o Coda permite mudanças simples de usabilidade e design. Ele deixa, por exemplo, que o usuário altere o tamanho da fonte do texto, e que ele escolha entre seis temas de cores diferentes.

Em resumo, o Coda para iOS se mostra um aplicativo útil para desenvolvedores que costumam viajar ou trabalhar em projetos paralelos longe de computadores maiores. Ele se destaca também pela praticidade, mas carece de flexibilidade, com poucas possibilidades de customização, e de uma integração maior com outros serviços, como o repositório de código GitHub.