fbpx
Dicas

Backup físico: saiba os riscos de tê-lo na sua empresa

Saber como salvar os dados cruciais da sua empresa é fundamental na manutenção online e oflline e na maior segurança contra ataques de cibercriminosos. O problema é que muitas companhias não sabem como fazer esse processo e até mesmo têm dúvidas se o backup físico ainda vale a pena nesses novos tempos.

Por essa razão, preparamos este post para explicar sobre se o backup físico ainda ale a pena, os riscos de fazê-lo e principais fatores para se levar em consideração na segurança de suas informações sigilosas. Afinal, contar com um sistema mais completo no armazenamento dos arquivos é indispensável na vitalidade nos negócios. Acompanhe!

Backup físico ainda vale a pena?

Seja para pequenas e médias empresas, será inevitável lidar com os computadores e demais dispositivos eletrônicos. Contudo, como todos sabemos, não dá para confiar suas informações nesses componentes, visto que eles estão sujeitos a todos os tipos de imprevistos.

Para lidar com essas questões, a principal solução é contar com os backups. Para entender melhor sobre o tema, existem o físico e o online. O backup físico é realizado por meio de servidores locais, já instalados na empresa, podendo ser necessário investir a mais em infraestrutura de TI, com total integração à corporativa e monitoramento constante para maior segurança.

O backup online já promove uma inovação por não necessitar de instalação de infraestrutura dentro da empresa, promovendo melhor gerenciamento, afinal, será possível acessar dados vitais da organização em qualquer lugar do mundo. Dessa forma, ele garante que suas informações fiquem disponíveis de maneira mais fluida e dinâmica.

Portanto, a realidade é que o backup físico já vem se tornando uma versão ultrapassada às novas tendências tecnológicas, em que a acessibilidade, custo-benefício e praticidade são os pré-requisitos para o sucesso nessa década. Contudo, ainda vem o questionamento — será que ainda vale a pena adotá-la?

O fato é que a opção física é menos segura do que a opção em nuvem, isso porque está sujeita a todos os tipos de acidentes, desde incêndios até roubos. Embora pareça mais cômodo pela não necessidade de contar com um suporte de TI, vale a pena destacar os perigos e se você está disposto a corrê-los.

Quais são os seus principais riscos?

Como abordado anteriormente, o principal risco de um backup físico são questões como incêndios e roubos. Afinal, esses criminosos estudam o seu alvo e buscam melhores formas de corromper e tomar arquivos cruciais locais. Além disso, também pode haver perda acidental de HDs externos, podendo ficar vulnerável para serem encontrados por pessoas maliciosas.

Portanto, diante dos diversos ataques e estratégias, contar somente a opção física é um verdadeiro erro. Para garantir maior segurança, existem diversos tipos de proteção como antivírus com proteção anti ransomware ativa, além de adotar políticas de backup imutável que se referem a não alteração de arquivos importantes por um determinado período de tempo.

Em suma, entenda com detalhes sobre a questões dos riscos do backup físico, logo abaixo e esclareça todas as suas dúvidas.

Interrupção de atividades

Imagine que uma empresa tenha sido alvo de invasão ou danificação nos computadores. Quando ela não tem um backup em nuvem, por exemplo, acontece o efeito cascata, prejudicando fortemente a situação financeira pela a interrupção de atividades para correção do problema. Afinal, lidar com esse transtorno não será uma tarefa fácil, podendo ter que reestruturar informações importantes perdidas.

Retrabalho em excesso

Quando dados importantes são perdidos, será preciso contar com uma parte da equipe de TI para recuperação, afetando toda a produtividade do time e gerar custos extras nas medidas emergenciais. Além disso, tem a questão da motivação dos colaboradores, nos quais perdem o foco com as metas da empresa.

Imagem da empresa comprometida

Não investir na segurança de dados, certamente sua imagem sofrerá desgaste. Isso porque, ela perde credibilidade no mercado ao transmitir ao seu público que não leva a proteção de informações e dados pessoais uma prioridade. É crucial ter cuidado em não ser interpretado como uma organização insegura, até mesmo aos fornecedores.

Para lidar com essas questões, também contar com uma política de backup para diminuir os riscos diários pela companhia e não salvar dados importantes periodicamente na forma correta. As principais políticas defendidas por essa idealização são:

  • dados importantes que necessitam de cópias seguras;
  • frequência de realização de backups;
  • locais em que as cópias serão armazenadas;
  • responsáveis pelo backup na empresa;
  • plano de recuperação de dados em caso de desastres.

Como o backup na nuvem pode ajudar nessas questões?

O fato é que o backup em nuvem é uma das ferramentas mais utilizadas nos negócios atualmente, pois garante a segurança da informação dos dados, além de torná-la disponível em qualquer lugar. Os fornecedores possuem uma infraestrutura de data centers o qual promove total proteção. Assim, as suas principais vantagens são:

  • facilidade no acesso;
  • possibilidade de ampliação;
  • mobilidade no acesso de arquivos em qualquer lugar;
  • prevenção contra perda de dados;
  • melhor custo-benefício;
  • pode ser utilizado em diferentes áreas do mercado;
  • possibilidade de backup automático;
  • melhor utilização na relação com uma empresa de revenda de hospedagem.

Um dos primeiros pontos a serem questionados sobre a escolha do tipo de backup são os custos a serem levantados. E, de fato, esse detalhe não deve ser negligenciado, visto que a solução compatível ao seu negócio é a chave para um bom custo-benefício.

Portanto, priorize detalhes como dar preferência a serviços de backups escaláveis, contar com mais de uma opção de backup em nuvem e dar preferência por modelos que garantam armazenamento por muito mais tempo. Essa última dica é crucial na questão do custo-benefício, pois nem sempre os planos mais baratos serão a melhor opção por conta de disponibilizarem pouco espaço.

Em suma, diante das inovações, a tendência será que o backup físico venha sendo cada vez menos utilizado para o modelo em nuvem ser totalmente implementado. Afinal, com o advento da internet cada vez mais inserida na nossa realidade, como o 5G, será preciso ter versatilidade para maior consolidação no mercado.

Precisa de uma força para instalar o backup em nuvem para se adequar ao novo modelo de mercado totalmente digital? Então, entre em contato conosco agora mesmo e confira os planos personalizados agora mesmo!