fbpx
WordPress

Você sabe como funciona o backup automático do WordPress? Veja como fazer!

Realizar o backup automático WordPress é algo bastante prático, contudo, infelizmente é ignorado por muitos donos de blogs e sites. E como consequência, muitos acabam perdendo conteúdos recentes ou até mesmo precisam voltar para versões mais antigas, ficando sem relatórios e feedbacks valiosos, principalmente relacionados com lojas on-line.

Como sabemos que esse tema não pode passar despercebido, preparamos este post sucinto que explicará sobre os principais pontos a serem levados no backup automático WordPress, como fazer o procedimento e a importância de contar com bons fornecedores, seja com hospedagem ou domínio para essa missão. Vamos lá?

Qual a importância do backup automático WordPress?

O backup é crucial para realizar a cópia de segurança de todos os arquivos que compõem o site para assim, garantir que elas estejam sempre disponíveis caso algum imprevisto aconteça. E, quando tratamos de WordPress, ele é composto de arquivos e itens do banco de dados para que sejam utilizados sempre que necessário. Contar com esse termo é fundamental para a vitalidade dos negócios.

Afinal, vamos supor que você tenha uma loja E-commerce e ela esteja em pleno vapor com vendas constantes. Se acontecer algum imprevisto como um plugin parar de funcionar, a depender da gravidade, pode ser complicado entrar no cPanel para correção. Também o dono do site pode perder reviews e feedbacks valiosos que garantem a confiabilidade dos produtos a serem vendidos, além de prejudicar fortemente as estratégias de marketing.

Pois é, um site com backup automático WordPress se torna facilmente recuperável, não importa qual situação aconteça, sem dor de cabeça. Afinal, por que perder anos de investimento e trabalho duro em produção de conteúdo se temos à disposição uma solução tão simples e eficiente?

Porque é crucial recorrer ao backup

Não apenas perder dados importantes, mas fazer um backup automático WordPress contribui na maior segurança em qualquer situação e evitar problemas maiores como:

  • vírus — o fato é que ninguém está livre de um malware. Portanto, no primeiro momento em que um vírus for detectado, será preciso removê-lo. Contudo, essa tarefa pode ser complexa devido a busca da sua origem e vulnerabilidade do site. Ter um backup garante resolver esse problema de forma imediata;
  • problemas com hospedagem — às vezes, será preciso recorrer a um novo serviço por conta de incompatibilidade com a empresa e na migração para um novo suporte, o backup facilita o procedimento. Inclusive, a maioria oferece a transferência de maneira gratuita;
  • plugins com defeito — embora esse ponto pareça fácil de solucionar, ele pode impedir o acesso do WordPress e até mesmo ocasionar erros mais graves no banco de dados.

Fazer o backup automático WordPress é bastante intuitivo e prático com plugins. Inclusive, separamos os melhores para te ajudar na escolha.

Como fazer o backup automático?

Atualmente, não existem muitos segredos para realizar o backup automático WordPress e para isso, basta apenas instalar o plugin, fazer a sua configuração e pronto, ele salvará regularmente de maneira automática. Confira os melhores plugins para esse procedimento no WordPress.

BackUpWordPress

Esse plugin de programação automática proporciona uma solução bem completa, além de oferecer agendamento de horários na criação da cópia de arquivos. No entanto, para backup automático WordPress na nuvem (Google Drive ou Dropbox), será preciso a versão premium.

WP-DB-Backup

Esse é um plugin bastante popular no WordPress, porém, só permite realizar a cópia de dados e a mídia deve ser feita de maneira manual. Essa ferramenta é ideal para blogs que não são utilizados com muita frequência ou que não realizam upload de vídeos e imagens nas publicações.

Inclusive, também é possível agendar os backups automáticos WordPress e fazer a restauração das cópias salvas.

Duplicator

Ele oferece uma série de vantagens além do backup automático WordPress, como mover, transferir e duplicar os arquivos. Dessa forma, quando você precisar mudar o site para outro local, ele será o plugin ideal. Ele ainda oferece segurança em evitar que o material seja danificado nesse processo.

UpdraftPlus

Favorece que seja feita a restauração das cópias realizadas de forma simples, prática e gratuita, além de poder ser feito automática ou manualmente. Outro ponto vantajoso desse plugin é a possibilidade de fazer o armazenamento dos dados em nuvem.

Esses recursos são intuitivos e de grande ajuda no processo do backup automático WordPress. Contudo, para que esse processo seja eficiente sem imprevistos, é fundamental contar com bons fornecedores de domínio e hospedagem.

Precisando de uma força no backup? Conte com a Valuehost!

Para um backup seguro e eficiente, ter um serviço especializado no assunto faz toda a diferença. Na Valuehost, apresentamos planos especializados para o seu negócio e se você está em busca de migrar a hospedagem, oferecemos todo o suporte necessário para a mudança da sua conta antiga, sem complicações.

Inclusive, nós oferecemos armazenamento de arquivos e restauração grátis tudo pelo cPanel, pois todos os nossos servidores possuem backup eficiente automático favorecendo agendamento do jeito que for melhor para o seu site. E não para por aí, com a Valuehost você terá:

  • hospedagem 30 dias grátis — quer experimentar como funciona nosso serviço? Desfrute das nossas ferramentas e tire as suas conclusões da nossa eficiência;
  • criador de sites grátis — apresentamos site responsivo gratuito com mais de 190 templates adicionados;
  • instalador de app gratuito — mais de 470 aplicativos em todos os planos de hospedagem e revenda;
  • migração grátis — nossa equipe especializada fará toda a migração e restauração da hospedagem antiga para a nova para você focar no que realmente importa.

Afinal, mais do que backup, ter um suporte 24 horas para dar aquela força em todos os momentos é a chave para que seu negócio digital fique em pleno vapor. Além disso, trabalhamos com serviços relacionados desde 2009 com mais de 50.000 sites hospedados, no Brasil e no exterior.

Agora realizar o backup automático WordPress será mais fácil. Com um dos plugins mencionados anteriormente, você poderá agendar com apenas alguns simples e dar adeus às preocupações de perda de dados e arquivos importantes.

Gostou do conteúdo e quer ficar sempre atualizado com mais informações sobre o assunto? Então, assine nossa newsletter agora mesmo e não perca nenhuma novidade!