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Desenvolvimento Marketing Digital

Auditoria de site: saiba como realizar e melhorar a performance

Seu site apresenta um desempenho lento ou não está alcançando os resultados desejados na geração de leads para o seu empreendimento? Antes de optar por criar um novo endereço eletrônico, é possível recorrer a uma auditoria de site, a qual pode resolver essas questões e orientar suas decisões.

Existem várias ferramentas disponíveis, algumas delas gratuitas, que podem ser empregadas para realizar essa análise. Elas permitem avaliar parâmetros como a velocidade de carregamento, a experiência do usuário e a otimização de SEO on Page, que são fundamentais para o sucesso online.

Neste artigo, a equipe da ValueHost compartilhará um guia prático e acessível para conduzir uma análise precisa do seu site. Confira!

O que é auditoria de um site?

Também conhecida como auditoria de SEO (Search Engine Optimization), a auditoria de site oferece à sua empresa uma avaliação abrangente do desempenho de seu site atual, como a avaliação da experiência do usuário (UX), sendo possível obter um diagnóstico sólido com a ajuda de ferramentas disponíveis.

Além disso, essa avaliação também proporcionará insights valiosos ao identificar quais páginas recebem mais visitas e onde os usuários passam mais tempo, entre outros aspectos relevantes.

Assim, uma análise de SEO típica costuma suprir as seguintes demandas:

  • indexação e capacidade de rastreamento;
  • qualidade da experiência do usuário;
  • estrutura e organização do site;
  • comparação com a concorrência;
  • pesquisa e seleção de palavras-chave;
  • otimização On-Page de SEO;
  • avaliação do perfil de backlinks.

Por que é tão importante atualmente?

Ao realizar uma análise minuciosa do seu site, é possível aprimorar seu desempenho, otimizar a estratégia de SEO, elevar as taxas de conversão e detectar eventuais problemas técnicos ou de segurança. Além disso, você pode até mesmo conduzir uma análise competitiva.

Embora possa parecer complexo inicialmente, seguir um método bem organizado de auditoria de sites pode transformar o processo em uma atividade eficiente e precisa.

Em resumo, auditorias de SEO eficazes desempenham um papel fundamental na prevenção de:

  • declínio no tráfego orgânico decorrente de questões relacionadas à integridade do site;
  • perda de oportunidades de vendas ou desvantagem competitiva em relação a outras marcas;
  • indexação incorreta do site (o que impede que os usuários o encontrem);
  • exposição a penalidades do Google devido a backlinks prejudiciais.

Quais são os benefícios da auditoria?

Realizar uma auditoria em seu site é uma escolha sempre vantajosa. Além disso, há outros ganhos associados a essa prática, tais como aperfeiçoamento a posição do seu domínio nos resultados de pesquisa, aumentando o tráfego, redução de despesas relacionadas a marketing e publicidade online, além da possibilidade um plano estratégico de SEO alinhado aos seus objetivos empresariais.

Como realizar esse procedimento?

Antes de iniciar o processo de auditoria, é aconselhável realizar uma varredura do site utilizando uma ferramenta de auditoria específica. Um excelente modelo nesse sentido é o SemRush.

Dito isso, confira as principais dicas que devem ser consideradas na hora da auditoria de site ao utilizar o implemento certo!

Avalie se existe erros de indexação

Páginas que não foram indexadas não fazem parte do banco de dados do Google, o que significa que o Google não as considera para classificação.

Para verificar a indexação das suas páginas, é aconselhável examinar possíveis problemas diretamente no Google Search Console.

Vá até o relatório “Pages” (“Páginas”) na seção “Index” (“Índice”) do menu à esquerda. Nesse local, você terá acesso a um gráfico que exibe todas as páginas com base no seu status de indexação.

Observe se existe versões duplicadas do site no índice do Google

Essa é, possivelmente, a verificação mais fundamental que você pode realizar em seu site, mas é de extrema importância assegurar que o Google esteja indexando apenas uma única versão dele.

Isso se deve ao fato de que, se o seu site estiver apresentando múltiplas versões, podem surgir complicações significativas relacionadas ao rastreamento, indexação e posicionamento nos resultados de pesquisa, uma vez que o buscador pode interpretá-las como duplicatas.

Realize um rastreamento do site

Uma auditoria de SEO de qualidade se fundamenta na etapa de rastreamento. Em outras palavras, é necessário emular o processo de rastreamento do mecanismo de busca para identificar todas as questões relacionadas às suas páginas da mesma maneira que o Google as percebam.

Avalie se há ações manualmente

Se o seu site infringir as Diretrizes de Qualidade para Webmasters do Google, ele pode estar sujeito a uma intervenção manual por parte do Google.

Anteriormente, essas intervenções eram denominadas penalidades manuais. Isso implica que a classificação do seu site pode ser prejudicada, e você não conseguirá alcançar uma posição tão alta nos resultados de pesquisa até que o Google reconsidere a intervenção. Essa intervenção pode ser aplicada a uma página específica ou a todo o site.

Observe se existe problema de compatibilidade com mobile

Estamos imersos em um cenário onde os dispositivos móveis são de máxima importância, e se o seu site não estiver adaptado para eles, é bem provável que você não esteja priorizando a experiência do usuário.

Embora a maioria dos sites hoje seja responsiva ou utilize versões otimizadas para dispositivos móveis, isso não elimina a possibilidade de existirem problemas relacionados a esse aspecto.

Verifique a velocidade

A rapidez do carregamento de um site sempre teve relevância. Atualmente, é mais crucial do que nunca que seu site seja ágil, tanto do ponto de vista de otimização para mecanismos de busca (SEO) quanto da experiência do usuário (UX).

Acesse o relatório de desempenho do site no painel de auditoria do site. Neste local, você encontrará um registro de todos os problemas relacionados ao desempenho, acompanhados de orientações detalhadas sobre como solucioná-los.

Observe o Core Web Vitals

No ano de 2020, o Google introduziu três novas métricas relacionadas à velocidade da página e à experiência do usuário:

  1. Largest Contentful Paint (LCP): avalia o tempo necessário para carregar a parte mais significativa da página.
  2. First Input Delay (FID): mensura o intervalo entre a primeira interação do usuário com a página e a resposta do navegador a essa ação.
  3. Cumulative Layout Shift (CLS): mede as alterações no layout da página percebidas pelo usuário, bem como a estabilidade visual.

Como pode-se perceber, contar com a auditoria de site é chave para maior fluidez e performance nos negócios digitais, afinal, garante maiores taxas de conversão e detectar, com precisão, eventuais problemas técnicos que possa atrapalhar o desempenho relacionadas ao marketing do seu empreendimento.

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