fbpx
WordPress

Saiba como adicionar o API Google Maps no WordPress

Você sabia que é possível adicionar o Google Maps no seu site WordPress de forma simplificada? O Google Maps é um serviço de mapas online que oferece informações geográficas, rotas, imagens de satélite, trânsito e muito mais.

Adicionar o Google Maps no seu site pode trazer vários benefícios, como aumentar a confiança dos seus visitantes, melhorar a experiência do usuário, facilitar a localização do seu negócio e otimizar o seu SEO.

Neste post, desvendaremos o processo de adição da API Google Maps no WordPress, uma ferramenta essencial para fornecer informações de localização de forma eficiente e interativa. Confira!

Como obter uma chave de API Google Maps?

Para usar o API Google Maps, você precisa de uma chave de API — que é um código alfanumérico único que identifica e autoriza o seu site ou aplicativo a usar o serviço do Google Maps. A chave de API também permite que você controle o uso e o faturamento do serviço, além de monitorar o desempenho e as estatísticas do seu mapa.

Para obter uma chave de API Google Maps, você precisa seguir os seguintes passos:

  1. Acesse o site do Google Cloud Platform.
  2. Clique em Começar.
  3. Selecione o produto Maps e clique em Continuar.
  4. Faça login na sua conta do Google ou crie outra.
  5. Crie um novo projeto ou selecione um existente.
  6. Ative a cobrança para o seu projeto.
  7. Clique em Ativar para habilitar o API Google Maps.
  8. Copie a sua chave de API e guarde-a em um lugar seguro.

Como escolher um plugin de WordPress para adicionar o Google Maps?

Existem vários plugins do WordPress que permitem adicionar o Google Maps no seu site, mas nem todos são iguais. Para fazer uma boa escolha, alguns fatores que você deve considerar são:

  • a compatibilidade com a versão do seu WordPress e do seu tema;
  • a facilidade de uso e a interface do plugin;
  • as funcionalidades e as opções de personalização;
  • o suporte e a documentação disponíveis;
  • a reputação e as avaliações dos usuários.

Quais são os melhores plugins para usar o Google Maps?

Veja abaixo, alguns exemplos de plugins de WordPress que usam o API Google Maps. Conhecer as características e recursos de cada plugin é fundamental para otimizar o desempenho do seu site e, por consequência, a usabilidade para os visitantes.

WP Google Maps

O WP Google Maps é um dos plugins mais populares e simples de usar, que permite criar e gerenciar vários mapas no seu site, com diferentes estilos, marcadores, formas e direções.

Google Maps Widget

Com o Google Maps Widget, o usuário pode adicionar um widget de do Maps em seu site, que gera um efeito de zoom ao clicar — abrindo o mapa em uma janela pop-up.

Maps Marker Pro

O Maps Marker Pro é um plugin premium que oferece recursos avançados, como mapas interativos, camadas, filtros, agrupamento de marcadores, geolocalização, importação e exportação de dados. Ideal para quem deseja mais variedade de recursos e tem no mapa uma ferramenta essencial de seu site.

Como adicionar o Google Maps no WordPress?

Existem diferentes métodos para incorporar o Google Maps em seu site WordPress. Abaixo, apresentamos três maneiras eficazes, garantindo que mesmo aqueles sem conhecimentos avançados em programação possam realizar esse processo.

Usando um Plugin Google Maps para WordPress

Como há várias opções plugins disponíveis, neste exemplo, optamos pelo “WP Google Maps”. Este plugin oferece uma interface amigável, personalização de marcadores e suporte para diversos recursos.

Instalação e Ativação:

  1. Acesse o painel de controle do WordPress.
  2. Vá para “Plugins” > “Adicionar Novo”.
  3. Pesquise e instale o plugin escolhido.
  4. Ative o plugin após a instalação.

Configuração e adição do Maps:

  1. Obtenha uma chave de API Google Maps.
  2. Acesse a seção “Maps” no painel do WordPress.
  3. Crie um novo mapa, configure marcadores e personalize conforme necessário.
  4. Copie o shortcode gerado.
  5. Cole o shortcode na página desejada.

Incorporando o Google Maps manualmente no WordPress

Usando a ferramenta de incorporação:

  1. Utilize serviços online como “Embed Google Map”.
  2. Insira o endereço desejado e ajuste configurações como tamanho e nível de zoom.
  3. Obtenha o código HTML gerado.

Inserção de código HTML no WordPress:

  • Cole o código HTML em uma página ou post do WordPress.
  • Visualize o mapa no modo de edição visual.

Adicionando pelo Tema WordPress

Opte por temas WordPress pagos, como Divi, que oferecem integração nativa com o Google Maps.

Configuração pelo tema:

  1. No construtor visual do tema, adicione um módulo de “Mapa”.
  2. Insira a chave da API Google Maps.
  3. Posicione o mapa e adicione marcadores conforme necessário.
  4. Salve as configurações.

Quais são os benefícios de adicionar o Google Maps no WordPress?

Agora que exploramos minuciosamente o processo de incorporação da API Google Maps no WordPress, vamos destacar os benefícios substanciais que essa integração traz para o seu site.

Localização visual

Os mapas oferecem uma maneira visual e interativa de mostrar a localização do seu negócio, escritório, loja ou qualquer lugar relevante para seus visitantes.

Facilidade de navegação

Os usuários podem usar o Google Maps diretamente no seu site para obter instruções de como chegar ao seu local. Isso é útil para empresas físicas, eventos ou locais específicos.

Informações de tráfego em tempo real

Se o seu site estiver relacionado a viagens, turismo ou logística, a integração com o Google Maps pode fornecer informações em tempo real sobre condições de tráfego, rotas mais rápidas e até mesmo transporte público.

Aumento da confiança do cliente

Ao mostrar a localização física do seu negócio, você pode aumentar a confiança do cliente, pois eles podem visualizar o local antes de visitá-lo.

Personalização e marcadores

Você pode personalizar o mapa adicionando marcadores específicos para destacar pontos de interesse, como filiais, pontos de venda, parceiros ou qualquer outra informação relevante.

Integração com informações adicionais

Você pode vincular informações adicionais aos marcadores, como horário de funcionamento, números de telefone, links para o site e avaliações de clientes, proporcionando uma experiência mais completa para os usuários.

Compatibilidade móvel

O Google Maps é otimizado para dispositivos móveis, o que significa que a integração no seu site garantirá uma boa experiência para os usuários que acessam a partir de smartphones ou tablets.

A adição do Google Maps ao seu site WordPress é mais que uma simples funcionalidade; é uma ferramenta estratégica para otimizar a experiência do usuário e direcionar visitantes ao seu negócio de maneira eficaz. Ao seguir os métodos apresentados, seja através de plugins, incorporação manual ou integração ao tema, você pode transformar a navegação em seu site em uma jornada interativa e informativa.

Gostou do post? Compartilhe este post nas redes sociais para que outros também possam aprimorar a experiência de seus visitantes.