fbpx
WordPress

AMP WordPress: aprenda como configurar no site

Com o meio digital em constante mudança, os empreendedores precisam ficar sempre atualizados aos avanços do Google. Se não, podem deixar de se beneficiar de suas novidades. O AMP WordPress é um exemplo claro disso, no qual traz excelente otimização mobile.

Agora que está ainda mais otimizado, que tal aproveitarmos seus recursos e funcionalidades para maior experiência digital?

É o que você conferirá neste post, nele reunimos as principais informações sobre o que é AMP WordPress, quais são os prós e contras dessa ferramenta. No final, separamos um tutorial sobre como validá-lo de maneira descomplicada. Continue a leitura e se atualize!

O que é AMP WordPress?

Em outubro de 2015, o Google AMP (Accelerated Mobile Pages Project) foi apresentado ao mundo. Esse projeto vem acompanhado do AMP HTML, um framework de código aberto desenvolvido com as tecnologias web já existentes. Em termos simples, é possível otimizar a página web, tornando-a mais leve e descomplicada.

Isso porque esse modelo permite que usuários criem uma versão otimizada do seu website, usando o AMP HTML e elimina qualquer conteúdo ou elemento que possa prejudicar o desempenho da página. Como consequência, os usuários podem acessar sites de forma mais rápida, estável e com um tempo de carregamento reduzido em dispositivos móveis, tablets e demais dispositivos conectados à internet.

Para que serve essa ferramenta?

O Plugin oficial do AMP para WordPress é uma solução robusta que possibilita a criação de sites WordPress que tenham como objetivo priorizar o usuário. Estes sites são caracterizados por serem ágeis, belos, seguros, envolventes e acessíveis.

Para desenvolver um site que pense no usuário, é preciso proporcionar experiências incríveis que promovam maior engajamento dos visitantes e alcancem sucesso. Ainda existem algumas dúvidas sobre o AMP – ou Accelerated Mobile Pages – mas na realidade é uma plataforma responsiva que garante experiências ótimas para desktop e mobile.

Ao usar essa ferramenta, você pode criar versões otimizadas de suas páginas para dispositivos móveis. O plugin oficial do AMP para WordPress permite que você gere automaticamente versões aprimoradas das suas postagens, páginas e outros tipos de conteúdo. Essas versões são então servidas aos usuários móveis quando eles acessam seu site por meio de dispositivos móveis compatíveis com AMP.

Quais os prós e contras de utilizá-la?

Com o AMP WordPress, a experiência de navegação da internet móvel é aprimorada significativamente, sendo tema a ser estudado além da hospedagem. Assim, usuários de 3G terão acesso ao seu site sem preocupações.

Simultaneamente, os usuários não devem temer usar seu site, pois os dados não serão esgotados. Esta preocupação é ainda maior devido aos 57% de usuários da internet que não recomendam sites de negócios que não são bem adaptados para o uso mobile.

Não apenas isso, mas outras vantagens podemos usufruir com AMP WordPress, como melhora do SEO, pois por meio da tecnologia, seu site carregará mais rapidamente, impactando diretamente no ranqueamento no Google e, consequentemente, garantirá maior tráfego. Além disso, essa prática também assegura a inclusão em destaque nas Notícias do Google.

Por fim, temos a melhora do desempenho do servidor, em que o Google AMP aproveita os benefícios dos recursos de otimização. Isso resulta em uma redução de 50% na utilização de banda para as imagens, sem afetar sua qualidade. Além disso, não há comprometimento da performance do servidor, garantindo assim a velocidade ótima do site.

Pontos negativos ao usar AMP WordPress

Esse recurso, apesar de ser excelente na otimização, apresenta desvantagens como qualquer outro recurso. O primeiro seria relacionado com as limitações sobre CSS e Java Script. Embora essa ferramenta ajude a acelerar o desempenho do site, ele tem alguns limites. Assim, recursos mais complexos, como animações sofisticadas, gráficos e objetos em flash, não vão carregar ou serão descartados.

Outra desvantagem seria que o recurso mostra somente páginas em cache, uma vez que a rapidez do carregamento de sites pelo Google AMP se dá graças às páginas e conteúdos prontamente guardados no cache. Isso significa que os usuários de um site podem não ter acesso aos dados mais recentes.

Por fim, temos as restrições de anúncios. O Google AMP suporta publicidade, porém de maneira limitada e implementar este tipo de serviço é consideravelmente complexo, além de não existir conexão com serviços externos, podendo reduzir o alcance de suas páginas e posts pagos.

Não tenha medo de enfrentar os desafios. A aceleração no carregamento das páginas vai resultar em um melhor desempenho do seu site, tornando o Google AMP uma decisão inteligente.

Como validar o site AMP WordPress?

Se você quiser instalar e personalizar o AMP WordPress no seu site, os plugins vão ser seus aliados, uma vez que essa função não é oferecida de maneira nativa no CMS. Confira os principais modelos.

Modelo 1: plugin AMP

O AMP é um ótimo recurso se você está buscando por uma instalação e configuração simples e ágil. Assim, vamos iniciar nosso tutorial com ele. Se você quiser instalar e ajustar o plugin AMP no seu website, basta seguir os passos abaixo.

  1. No painel de controle do WordPress, use a seção “Plugins” e vá em “Adicionar Novo”.
  2. Na aba de buscas, busque o plugin AMP. Após isso, instale e ative-o.
  3. Volte ao painel de controle e vá na seção aparência > AMP. Após, vá na aba customização do AMP.
  4. Escolha aparência. Aqui você tem a possibilidade de customizar a exibição do seu site AMP WordPress. Altere as cores do texto, dos links e do fundo da sua página. Você também pode definir a alternância entre tons Claros e Escuros.
  5. Quando tiver as opções, basta clicar em “Publicar”.

Modelo 2: Plugin AMP WordPress

O AMP for WP oferece aos usuários de WordPress um poderoso recurso de personalização da aparência dos sites. Ele também é integrável com outros plugins, como o WooCommerce, um ótimo aplicativo para quem deseja abrir sua loja on-line. Se quiser instalar e configurá-lo, basta seguir as instruções passo a passo.

  1. No painel de controle do WordPress, navegue até à seção Plugins e selecione a opção “Adicionar Novo”. Procure por “AMP for WP” na caixa de pesquisa e, então, proceda com a instalação e a ativação do plugin.
  2. Uma área dedicada ao AMP aparecerá no seu painel do WordPress. Basta dar um clique e a nova tela exibirá subseções como Configurações, Design e Extensões.
  3. Como primeiro passo, recomendamos acessar o menu de Primeiros Passos para configurar o seu AMP WordPress. É importante destacar que as instruções estão em inglês.

Em seguida, é só dar uma olhada nas possibilidades que o plugin AMP for WP oferece. Algumas das principais são:

  • integração com plugins de SEO;
  • configuração de meta dados;
  • melhora no desempenho e economia de dados;
  • análise por meio de serviços como Google Analytics e Google Tag Manager;
  • ajustes avançados com HTML personalizado em cabeçalhos e rodapés, bem como redirecionamentos mobile e scroll contínuo.

Esse foi o nosso artigo detalhado sobre AMP WordPress com as melhores dicas de implementação e como utilizar essa ferramenta. Ele é um excelente recurso que promove otimização nos sites para mobiles e que veio para ficar diante às revoluções intensas, em que o uso dos dispositivos móveis se tornaram uma necessidade na sociedade.

E você? Já vem utilizando esse recurso e já desfruta dos resultados? Então, conta aqui nos comentários e compartilhe com a gente!