fbpx
Hospedagem

Como descobrir a hospedagem de um site? Isso é mesmo possível?

Quando você está pesquisando sobre hospedagem de sites, um bom método a ser aplicado é procurar outros sites que tenham um bom desempenho e conferir quem é o seu provedor. Mas, como descobrir a hospedagem de um site? Existem várias opções disponíveis, o que pode deixar um pouco difícil obter uma resposta, não é? Bem, não exatamente.

A verdade é que, com as ferramentas certas, você pode investir qual é o servidor no qual um site está hospedado. E não é nem uma tarefa muito difícil. Basta saber onde e como olhar. Com essa informação, você terá uma fonte muito mais confiável na qual se basear para escolher a melhor hospedagem para seu próprio site.

Para te ajudar a entender melhor o assunto, vamos falar um pouco sobre como descobrir a hospedagem de um site e como você pode comparar suas opções de hospedagem. Acompanhe.

O que exatamente significa “descobrir” a hospedagem de um site?

A explicação inicial é bem simples: você aprender qual é o provedor de hospedagem usado pela empresa que criou o site. Dessa forma, você saberá qual é a empresa responsável, onde fica localizado o servidor e como isso influencia na qualidade da conexão. Algo muito útil para quem está em busca de diferentes opções de hospedagem e quer ver como elas se comparam na prática.

Como descobrir a hospedagem de um site?

Como já mencionamos, existem vários caminhos e ferramentas para descobrir qual é o serviço de hospedagem usado por um site. Basta saber quais são e como aplicá-los. Confira aqui alguns dos principais deles.

1. Who Is Hosting This

A primeira opção, que também é uma das mais simples, é entrar no site Who Is Hosting This. Como o próprio nome já diz, ele é um site que oferece uma ferramenta de busca para dados de hospedagem de diferentes sites.

Ele também é bem fácil de usar. Na tela inicial, você verá um campo de pesquisa. Basta copiar e colar a URL que você deseja verificar nesse campo e depois clicar em “SEARCH”. Alguns segundos depois, você verá uma nova página contendo vários dados, como o nome do servidor, a provedora, nome do domínio e IP do servidor.

2. Pesquisa WHOIS

No próprio site, assim como em outras opções, você provavelmente verá a opção de uma pesquisa do tipo “WHOIS”. Essa é uma versão mais aprofundada de uma consulta de hospedagem, te dando uma boa perspectiva na hora de avaliar o serviço. Ele retorna com uma série de outras informações, como:

  • data de criação;
  • data de expiração;
  • informações de contato;
  • nomes de site disponíveis;
  •  status de transferência.

Claro, a pesquisa não te dá acesso a nenhum dado sensível, como endereços pessoais ou outros dados. Apenas informações sobre a própria hospedagem.

3. Registro.Br

Outro site que você pode usar é o Registros.Br. A função dele é, essencialmente, a mesma do Who Is Hosting This, mas voltado principalmente para sites em servidores brasileiros. O serviço é completamente gratuito e também oferece uma opção de busca WHOIS, dando a ele bastante versatilidade.

4. LocalizaIP

Se você está especificamente interessado em saber em qual país se localiza o servidor do site, nossa recomendação é o LocalizaIP. Como o nome diz, esse é um site que exibe para você a localização de um servidor com base em sua URL ou seu número de IP, mostrando a cidade e país.

Na realidade, a localização do servidor não é mais um fator de tanto peso para determinar o desempenho de um site. Mesmo quando o usuário está em outro país, ainda é possível obter uma boa conexão, desde que a hospedagem seja de boa qualidade.

Como comparar as opções de hospedagem?

Depois de aprender como descobrir a hospedagem de um site, o próximo passo é usar essa informação para fazer a sua escolha de hospedagem. Digamos que você avaliou algumas dos servidores usados em sites comuns e listou alguns deles como opções de seu interesse. O próximo passo é saber quais deles apresentam as melhores qualidades e qual especificamente seria o mais benéfico para o seu site.

Para te ajudar com isso, separamos aqui uma lista com alguns dos critérios que você pode usar. Confira abaixo.

1. Preços

Obviamente, o custo de um serviço é sempre um fator limitante na hora de escolhê-lo. Se a assinatura estiver além do seu orçamento, então você não vai conseguir mantê-lo por muito tempo para aproveitar seus benefícios. Por isso que, antes de observar outros fatores, tenha em mente o quanto você está disposto a investir. Além disso, depois de observar os demais critérios, o próximo passo é escolher aquele com o melhor custo.

2. Cobertura

Diferentes hospedagens costumam ter uma área de cobertura na qual elas têm melhor velocidade e maior banda. Isso geralmente é um resultado da melhor conexão do servidor com os serviços de internet locais. Dependendo do tipo de trabalho que você realiza, vale a pena investir em um servidor com cobertura global, por exemplo.

3. Suporte

Caso haja algum problema de funcionamento no servidor, o site caia ou algum usuário reporte dificuldades, você pode ter que acionar o suporte técnico do seu serviço de hospedagem. E, nesse momento, a qualidade desse serviço fica bem evidente. Um bom provedor consegue responder a essas demandas rapidamente, apontando a melhor solução.

4. Segurança

Crimes virtuais também estão se tornando algo comum com que as pessoas devem se preocupar. Isso significa que, para que os dados do servidor do seu site tenham bons resultados, você deve escolher uma provedora que oferece um bom protocolo de segurança e tem sistemas de proteção de dados atualizados.

5. Relatos de usuários

Por fim, mas não menos importante, os usuários são a melhor fonte de informação sobre qualquer serviço digital. Se você tiver a oportunidade, converse com outras pessoas que usam a mesma hospedagem e vejam quais são suas recomendações.

Agora que você entende melhor como descobrir a hospedagem de um site, pode usar essas informações para decidir qual provedor melhor atende à sua empresa. E com um pouco de pesquisa, certamente tomará a melhor decisão.

Quer mais dicas para otimizar seu negócio? Então veja nosso artigo falando sobre como um servidor dedicado pode melhorar o seu faturamento.