7 livros e textos que todo criador digital deveria ler

7 livros e textos que todo criador digital deveria ler

Mais de duas décadas após a explosão da Internet, a lista de livros e textos sobre os pioneiros desse mercado é gigante. Muitos desses títulos são essenciais para os novos criadores digitais, a geração que pretende dar continuação ao legado de gigantes como Bill Gates, Steve Jobs e companhia.

Neles, encontramos uma fonte valiosa de conhecimento que revela como pensavam esses pioneiros, quais caminhos eles seguiram, quais erros cometeram, e como podemos aprender com eles. A seguir, listamos 7 livros e textos essenciais para qualquer empreendedor digital:

De zero a um

Crie algo realmente novo, comece pequeno e busque o monopólio. Esta é a grande mensagem do livro do cofundador do PayPal Peter Thiel, baseado em uma série de aulas ministradas por ele em Stanford. Thiel revela sua estratégia de negócios, explica por que o sucesso não acontece por acaso, e como aumentar as suas chances de lançar uma startup de sucesso.

Como ter boas ideias de startup

Neste texto fundamental de Paul Graham, cofundador da Y Combinator e um dos grandes gurus do Vale do Silício, o autor explica como surgem boas ideias de startup. Para ele, a base está na busca por problemas reais, e no esforço em se manter no front de áreas que se expandem rapidamente. Graham revela essas e outras características que julga fundamentais para qualquer um que queira fundar startups de sucesso.

O dilema da inovação

Clássico de Clayton M. Chyrstensen, que Steve Jobs considerava um dos livros que mais o influenciaram, a obra introduziu o conceito de inovação de ruptura. O autor demonstra por meio de vasta quantidade de exemplos e análises por que startups iniciantes, com produtos baratos e inovadores, podem transformar mercados inteiros, derrubando gigantes estabelecidas, focadas apenas na melhoria marginal de seus produtos.

Steve Jobs

A biografia do cofundador da Apple assinada por Walter Isaacson revela em detalhes as engrenagens por trás da mente de Steve Jobs – e como elas levaram à fundação da Apple. Há episódios de sua vida pessoal recontados com precisão impressionante, mas também exemplos de seu método de gestão, seus livros favoritos, e como a busca pela espiritualidade foi essencial para a construção de sua personalidade.

A startup enxuta

Eric Ries introduz o conceito de startup enxuta, que definiu a estratégia de inúmeras empresas de tecnologia na última década. O livro recomenda que empreendedores persigam o Produto Minimanente Viável (famoso MVP), uma versão básica que seja competitiva o bastante para servir bem aos usuários, mas sem desperdiçar tempo ou dinheiro da jovem startup.

A segunda era das máquinas

Os autores Erik Brynjolfsson e Andrew McAfee mostram com exemplos e estudos os sinais de que vivemos um dos períodos de mais intensa transformação social da história. Dos carros autônomos do Google aos sistemas de reconhecimento de voz da Apple, o livro dá também um sinal de alerta: apesar dessas inovações brilhantes, a crescente disparidade e a obsolescência de trabalhadores intermediários também ameaçam a sociedade.

Google – a biografia

Os detalhes da história do Google, do surgimento do PageRank à introdução do sistema de anúncios que transformou a pequena startup na gigante de hoje, são revelados por Steven Levy neste livro. A obra é essencial para se entender como a empresa chegou no atual estágio de monopólio sobre o mercado de buscas na internet, e como a filosofia de pensar grande desempenhou um papel central nesse processo.

Deixe um comentário

avatar

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Subscribe  
Notify of