fbpx
Desenvolvimento

6 dicas para você melhorar seu site e monetizar mais

Você já deve saber que a monetização de um blog exige do publisher olhar atento e esforço constante para otimização. Que tal reavaliar seu canal e ajustar o que ainda não vai tão bem? Neste post, daremos algumas dicas valiosas para você que deseja melhorar sua página, atrair mais visitantes e, claro, monetizar!

Garanta um bom desempenho da página

Páginas que demoram pra carregar, erros frequentes, páginas fora do ar. Pouca coisa pode irritar mais o usuário. Para evitar esse tipo de problema, certifique-se de ter um sistema cache para agilizar o carregamento das páginas e conte sempre com um bom servidor de hospedagem.

Mantenha sua página organizada

Ainda no intuito de oferecer ao leitor uma boa experiência de navegação, destacamos a importância de ter uma página intuitiva e organizada. Mais que layout (que também é importantíssimo), você precisa de menus funcionais, mecanismos de busca bem posicionados e posts organizados por tema e relevância, com links para eles sempre acessíveis via palavras-chave, por exemplo. Não deixe que seus melhores posts, ou aqueles tão importantes para quem entra em seu canal pela primeira vez, fiquem escondidos do leitor!

Tenha uma página inicial

Garantir que o usuário entenda sobre o que é a sua página e encontre o que procura é muito importante. Uma página inicial serve justamente para isso! Ela dá informações, links e apresenta conteúdos para quem acaba de chegar a seu canal. Para levá-lo a ela crie um call to action do tipo: “Novo no blog? Comece por aqui!”.

Ao clicar neste link, seu leitor terá informações de boas-vindas, quais os temas (e links para os posts) do blog, materiais organizados por formato (vídeos, textos, e-books, infográficos) e instruções de contato com o proprietário do canal.

Formulários curtos

Se, por um lado, é essencial ter ótimos calls to action convidando o leitor a assinar sua newsletter ou mesmo a baixar um e-book ou material rico, por outro, é muito importante que os formulários sejam curtos. Apesar de entendermos perfeitamente sua necessidade de obter o máximo de dados a respeito da sua audiência, tente não pedir muitas informações de uma só vez. Isso cansa, irrita e pode desinteressar o usuário.

Botões de compartilhamento nas redes sociais

Esta dica é simples e praticamente não representa trabalho algum. Mas, acredite, inserir botões de compartilhamento para as redes sociais em todos os posts do seu blog é uma maneira incrível de ampliar o alcance do seu conteúdo. Lembre-se de que o simples ato de compartilhar seu conteúdo faz com que ele seja visto (ou, ao menos, possa ser visto) pelos contatos de quem o compartilhou.

Conteúdo em vídeo

E como o conteúdo é rei dentro do seu blog, não se esqueça dos vídeos, um formato de altíssimo impacto e enorme potencial de engajamento. Além de dar uma ótima primeira impressão de seu blog, os vídeos enriquecem seus posts (especialmente  se o conteúdo for premium, bem produzido) e são uma das melhores maneiras de monetização, graças aos anúncios veiculados junto a eles.