fbpx
Cloud Dedicado Hospedagem VPS

5 dicas para melhores backups

De todos os aspectos da hospedagem, nenhum é mais importante do que fazer o backup do seu servidor. É o único jeito de se certificar de que seus dados estarão seguros mesmo que o mais improvável dos desastres aconteça. Uma vez que você já tenha configurado a rotina de backups do seu servidor, é importante avaliar os backups e verificar se o método é confiável e seguro. Os seguintes passos devem ajudar:

Usar um servidor remoto

Você sempre tem a opção de usar backups locais, mas isto está longe do ideal. Um backup no seu HD só lhe é útil se o servidor estiver em pleno funcionamento e um backup dentro do mesmo datacenter é tão bom quanto sua segurança e sistema de energia do DC. Se um desastre acontecer com um ou outro, ambos podem ser destruídos: seu backup e seu servidor.

Backups incrementais

Usando uma ferramenta como RSync, você pode criar backups incrementais e economizar alguma “banda”. Sem mencionar que é mais rápido e usa menos carga no servidor.

Automatize o processo

Você pode ser extremamente meticuloso, mas ter que fazer backups manuais em um servidor é simplesmente ineficiente quando há várias ferramentas de automação – como um cron (agendamento de tarefa) – disponíveis.

Backup de arquivos e bancos de dados

As pessoas normalmente fazem backup de arquivos da home, mas deixam de lado as base de dados, ou o contrário, apenas fazem backup dos bancos de dados. Ambos te deixaram com sites parciais em caso de restauração de backup.

Teste seus backups periodicamente

Você pode pensar que está tudo em ordem, mas você precisa ter certeza. E não custa nada dar uma olhada no processo de backup de vez em quando.

Fazer backup dos seus dados pode salvar seu servidor e usar técnicas inteligentes para backup e restauração tornarão seu servidor mais confiável.