4 motivos para você ter um blog

4 motivos para você ter um blog

Com popularização dos blogs e a facilidade de instalação e uso de sistemas como WordPress, é muito comum ver que a maioria das empresas está blogando. Se você ainda não tem um, vamos mostrar os benefícios:

SEO

Se o seu objetivo é atrair a atenção do google, um blog é o meio perfeito para isso. SEO nada mais é que a otimização de páginas para elas apareçam melhor nos resultados das pesquisas.

  • Conteúdo novo – Ao contrário do site da empresa que é estático e não sofre alterações frequentes, um blog é dinâmico e com a base de artigos sempre crescendo vai aumentando suas chances de rankear bem nas pesquisas;
  • Otimização – Você pode abordar qualquer conteúdo em um blog, mas claro que você quer se manter relevante a sua área. Assim, você pode focar nas palavras-chave que desejar;
  • Links internos – Ter links para as suas próprias páginas é uma boa prática de SEO. Um exemplo disso é fazer um post sobre um produto novo e fazer links para a página dele;
  • Recursos extras – os mecanismos de busca tem indexado muito mais que texto, agora estão também buscando vídeos, imagens, arquivos, etc.

Exposição

Um tutorial sobre como usar um recurso X vai gerar interesse, ser compartilhado e divulgado em redes sociais, provocando um tráfego extra para o seu site. Experimente convidar experts na área para postar no blog da sua empresa. Deste modo, você ganha exposição direta – pela sua divulgação – e indireta – pela divulgação que o convidado irá fazer sobre o artigo.

Interação

Um blog abre um novo canal de comunicação para o seu negócio. Seus clientes atuais e em potencial podem postar comentários e dar feedback em algumas questões. Tornando-se assim um jeito rápido e eficiente de estabelecer conexões bem como receber dicas valiosas.

O compartilhamento natural próprio das redes sociais lhe dá uma ótima chance de aumentar sua base de seguidores e fãs. Isso, consequentemente, faz com que você atinja um perfil de indivíduo que de outra forma talvez você não tivesse acesso.

Conteúdo

Você pode fazer uso do blog como comunicação oficial, como lugar para juntar dicas e tutoriais, trazer notícias, etc. O importante é fazer isso de forma relevante ao seu nicho e manter a constância. Veja algumas sugestões:

  • Comunicação oficial – É um meio excelente de comunicar novidades, produtos, manutenções, problemas, etc.
  • Dicas – Divulgue as ferramentas e recursos que você tem disponível apra facilitar a vida de seus clientes.
  • Tutoriais – Você pode juntar uma série de artigos que vão ajudar seus clientes a entender mais sobre Internet, usar o painel de controle ou aprender a programar, por exemplo;
  • Notícias – Trazer notícias da sua área é bastante útil para que seus clientes entendam a evolução do mercado ou de um produto.

Você pode tratar de todos os assuntos ou apenas um, você escolhe o seu perfil.

Observações:

– É importante usar uma linguagem clara.

– Faça uso de termos técnicos que for necessário, mas explique o seu significado.

– Você pode ser formal ou informal, mais uma vez isso vai depender do perfil que a sua empresa tem.

– Seja constante e relevante.

– Esteja pronto para lidar com os comentários.

Pela minha experiência, manter um blog dá muito mais trabalho do que se imagina. Mas é algo que gosto de fazer e vale a pena.

Deixe um comentário

avatar

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Subscribe  
Notify of