4 benefícios de um gateway de pagamento para o seu e-commerce

4 benefícios de um gateway de pagamento para o seu e-commerce

Para obter sucesso no e-commerce, uma das características essenciais que a sua loja deve ter é oferecer diversas opções de pagamento para o seu cliente, sem deixar de fornecer um ótimo sistema de segurança para proteger os dados dos consumidores e as operações financeiras da sua loja.

Para suprir essa necessidade, o meio mais eficiente de oferecer a segurança e a estabilidade de que a sua empresa precisa é contar com um gateway de pagamento, item essencial para o seu e-commerce, que infelizmente ainda é desconhecido de muitas empresas do ramo. Quer saber mais sobre o assunto? Então acompanhe o nosso artigo para descobrir por que usar um gateway de pagamento é a melhor opção para a sua loja virtual! Confira:

O que é um gateway de pagamento?

Os gateways de pagamento são interfaces usadas pelas empresas de comércio virtual para realizar a transmissão de dados entre os clientes, bancos e os comerciantes. Os gateways são usados por essas empresas para processar pagamentos de cartão de crédito, mas também podem ser configurados para pagamentos via telefone.

Um gateway de pagamento é basicamente como um terminal de cartão de crédito visto nas lojas tradicionais de comércio e varejo. Quando um cliente envia os dados do seu cartão, os dados são codificados e transmitidos através do gateway para o processamento do pagamento.

Assim, a interface de pagamento envia as informações para o banco do cliente, confirma se o cartão apresentado é válido, se existem fundos ou créditos suficientes para processar o pagamento, e envia esses dados para a aprovação caso tudo esteja correto. Assim, essas informações são armazenadas para que o comerciante apresente a lista de todas as transações do banco para receber essa receita posteriormente.

Gateway X Intermediador

Uma alternativa ao gateway de pagamento é utilizar os intermediadores financeiros para cuidar dos pagamentos da sua empresa, serviços oferecidos pelas empresas Cielo, Redecard, PagSeguro ou Paypal. No entanto, a diferença é que enquanto os gateways de pagamento cobram centavos de real por operação efetuada, o intermediador financeiro cobra um percentual sobre o valor de cada operação, diminuindo as margens de lucro dos comerciantes.

Quando trabalha com um gateway de pagamento, seu site pode negociar as taxas diretamente com os bancos e clientes, o que torna o curso dessa operação muito menor para a sua empresa. Se optar por usar o intermediador, as taxas já são definidas por ele, dificultando a negociação.

Outras reclamações frequentes entre os que optam pelos intermediadores é a do alto índice de transações negadas pelos sistemas. Outra desvantagem é o aumento de produtos deixados em carrinhos abandonados. Isso acontece devido ao fato de que nesse caso, o pagamento deverá ser feito fora do site, precisando ainda que o cliente tenha um cadastro no sistema do intermediador, aumentando a possibilidade de que o cliente desista da compra.

Vantagens de usar um gateway de pagamento

Mais opções de pagamento e integração

Supre a demanda de ter vários meios de pagamento com o gateway, implantando benefícios como a compra com um clique, pagamento com dois cartões, cobrança recorrente e estorno de pagamentos no seu site.

Segurança

O gateway protege os comerciantes contra cartões roubados, falsificados e sem fundos. Ele também protege os clientes de fraudes nos dados financeiros, protegendo-os contra criminosos e aumentando a segurança de comprar no seu site.

Redução de gastos

O gateway de pagamento reduz o tempo e os custos de desenvolvimento e operação do pagamento, já que ele conecta a sua loja com as operadoras e bancos, além de se adaptar a novos processos de checkout e cobrança, facilitando a melhoria do seu sistema.

Controle de fraudes

Ter um controle eficiente é essencial para qualquer e-commerce. No entanto, esse controle não pode interferir no custo de vendas e satisfação do cliente. Um gateway irá te ajudar a encontrar esse equilíbrio ideal entre a segurança e praticidade!

E aí, entendeu quais são os benefícios de usar um gateway de pagamento? Tem alguma dúvida? Deixe um comentário!

Deixe um comentário

avatar

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Subscribe  
Notify of