fbpx
E-Commerce

4 benefícios de um gateway de pagamento para o seu e-commerce

Para obter sucesso no e-commerce, uma das características essenciais que a sua loja deve ter é oferecer diversas opções de pagamento para o seu cliente, sem deixar de fornecer um ótimo sistema de segurança para proteger os dados dos consumidores e as operações financeiras da sua loja.

Para suprir essa necessidade, o meio mais eficiente de oferecer a segurança e a estabilidade de que a sua empresa precisa é contar com um gateway de pagamento, item essencial para o seu e-commerce, que infelizmente ainda é desconhecido de muitas empresas do ramo. Quer saber mais sobre o assunto? Então acompanhe o nosso artigo para descobrir por que usar um gateway de pagamento é a melhor opção para a sua loja virtual! Confira:

O que é um gateway de pagamento?

Os gateways de pagamento são interfaces usadas pelas empresas de comércio virtual para realizar a transmissão de dados entre os clientes, bancos e os comerciantes. Os gateways são usados por essas empresas para processar pagamentos de cartão de crédito, mas também podem ser configurados para pagamentos via telefone.

Um gateway de pagamento é basicamente como um terminal de cartão de crédito visto nas lojas tradicionais de comércio e varejo. Quando um cliente envia os dados do seu cartão, os dados são codificados e transmitidos através do gateway para o processamento do pagamento.

Assim, a interface de pagamento envia as informações para o banco do cliente, confirma se o cartão apresentado é válido, se existem fundos ou créditos suficientes para processar o pagamento, e envia esses dados para a aprovação caso tudo esteja correto. Assim, essas informações são armazenadas para que o comerciante apresente a lista de todas as transações do banco para receber essa receita posteriormente.

Gateway X Intermediador

Uma alternativa ao gateway de pagamento é utilizar os intermediadores financeiros para cuidar dos pagamentos da sua empresa, serviços oferecidos pelas empresas Cielo, Redecard, PagSeguro ou Paypal. No entanto, a diferença é que enquanto os gateways de pagamento cobram centavos de real por operação efetuada, o intermediador financeiro cobra um percentual sobre o valor de cada operação, diminuindo as margens de lucro dos comerciantes.

Quando trabalha com um gateway de pagamento, seu site pode negociar as taxas diretamente com os bancos e clientes, o que torna o curso dessa operação muito menor para a sua empresa. Se optar por usar o intermediador, as taxas já são definidas por ele, dificultando a negociação.

Outras reclamações frequentes entre os que optam pelos intermediadores é a do alto índice de transações negadas pelos sistemas. Outra desvantagem é o aumento de produtos deixados em carrinhos abandonados. Isso acontece devido ao fato de que nesse caso, o pagamento deverá ser feito fora do site, precisando ainda que o cliente tenha um cadastro no sistema do intermediador, aumentando a possibilidade de que o cliente desista da compra.

Vantagens de usar um gateway de pagamento

Mais opções de pagamento e integração

Supre a demanda de ter vários meios de pagamento com o gateway, implantando benefícios como a compra com um clique, pagamento com dois cartões, cobrança recorrente e estorno de pagamentos no seu site.

Segurança

O gateway protege os comerciantes contra cartões roubados, falsificados e sem fundos. Ele também protege os clientes de fraudes nos dados financeiros, protegendo-os contra criminosos e aumentando a segurança de comprar no seu site.

Redução de gastos

O gateway de pagamento reduz o tempo e os custos de desenvolvimento e operação do pagamento, já que ele conecta a sua loja com as operadoras e bancos, além de se adaptar a novos processos de checkout e cobrança, facilitando a melhoria do seu sistema.

Controle de fraudes

Ter um controle eficiente é essencial para qualquer e-commerce. No entanto, esse controle não pode interferir no custo de vendas e satisfação do cliente. Um gateway irá te ajudar a encontrar esse equilíbrio ideal entre a segurança e praticidade!

E aí, entendeu quais são os benefícios de usar um gateway de pagamento? Tem alguma dúvida? Deixe um comentário!