10 dicas simples de SEO

10 dicas simples de SEO

SEO é atualmente um importante fator de sucesso para todos os sites. Sem este tipo de otimização, os usuários não chegam ao seu site, neste mercado saturado que é a Internet. Entretanto, várias tarefas de SEO não são tão complicadas e inacessíveis. Existem várias coisas que você pode fazer que já serão de grande ajuda.

1 – Formato das URLs

Um bom SEO começa com o formato do seu endereço.

  • O endereço tem que fazer sentido, ser descritivo e relevante ao conteúdo da página;
  • As palavras deve estar separadas por “_” (underline/sublinhado) ou por  “-” (hífen);
  • Não deve ser entupida de palavras-chave.

Exemplo: http://meusite.com.br/como-assinar-netflix-brasil

2 – Títulos adequados

Os tutoriais e vídeos do Google Webmasters não cansam de enfatizar a importância dos títulos para o desempenho de uma página no resultados das buscas. Eis as melhores práticas:

  • Menos de 70 caracteres;
  • Tem que ser informativo, atraente, mas não deve estar com excesso de palavras-chave;
  • Cada título deve ser único

Exemplo: “Saiba como assinar o Netflix no Brasil”

3 – Boas descrições

Um bom título tem como companhia uma boa descrição. Afinal, estes são os dois elementos que aparecem no resultado da página de busca. E os mais interessantes e relevantes para o usuário serão os eleitos para receberem um clique.

  • Menos de 156 caracteres;
  • Mais uma vez, evite o excesso de palavras-chave
  • Descreve e tem relevância ao conteúdo

Exemplo: “Para assinar o Netflix no Brasil, você só precisa ter um email e um cartão de crédito válido”

4 – Apenas uma tag H1 por página

Cada página deve ter somente uma tag h1, que é normalmente reservada para o título. As demais devem ser h2 ou h3, por exemplo. Usar a tag h1 em demasia pode confundir os robôs de busca quanto ao conteúdo real do site.

5 – Trilha de navegação

A trilha é um pequeno menu de navegação geralmente encontrado abaixo do menu principal. Ele serve para informar a sua localização referente à estrutura do site.

Exemplo: Home > Categoria > Sub-categoria > Produto atual

6 – Conteúdo único

Não importa o tipo de site que você tenha, é preciso verificar se o conteúdo que você tem é único. Isto quer dizer que ele não pode ser exatamente idêntico a algo encontrado em outro site. Por este motivo é importante monitorar constantemente por roubo de conteúdo.

7 – Texto formatado corretamente

Além de usar com sabedorias as tags h1, h2, etc, formate o seu texto usando várias técnicas para que a estrutura reflita o conteúdo.

  • Negrito, sublinhado e itálico são para destacar elementos;
  • Tabelas servem para tabulação de dados;
  • Existem listas de vários tipos: definição, ordenada e não ordenada. Todas servem para enumerar itens ;
  • Use paragráfos curtos de preferência.

8 – Tempo de carregamento

A velocidade do site é um fator de performance nos resultados da busca. Então, otimize o seu site para dar ao seu usuário a melhor experiência possível.

9 – Versão para celulares e tablets

Cada vez mais as pessoas estão usando celulares e tablets para navegar.  E Google observou isto, tanto que penaliza sites, deixando-os de fora dos resultados de buscas web feitas a partir de dispositivos móveis, se os mesmos não tiverem uma versão adaptada ou responsiva.

10 –  Links internos

Os links internos, aqueles que ligam as páginas dentro do seu site ajudam tanto os usuários como os robôs de busca a navegarem pela sua estrutura. As melhores práticas são:

  • Linkar apenas para páginas que são relevantes;
  • Não usar sempre palavras-chave, mas criar links naturais;
  • Tome o exemplo da Wikipedia e use links internos para dar sequência ao conteúdo

Boa sorte!

Deixe um comentário

avatar

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Subscribe  
Notify of