Em tradução livre Big data significa Grandes Volumes de Dados, mas não significa trazer mais segurança, encontrar novas soluções e descobrir o seu público alvo. Para que o Big Data traga benefícios é necessário entender o banco de dados, desenvolver lógicas e criar algoritmos complexos para cruzar as informações.
Para organizar as informações um banco de dados é dividido por tabelas – como Usuários e Feed de notícias – e cada tabela possui registros sendo bem parecido com linhas de caderno, por exemplo, quando é criado uma nova conta no Facebook todas as informações como nome, sexo, data de nascimento, email e senha são armazenados na tabela Usuários como um novo registro, por isso que ao contar linha por linha pode-se dizer que hoje o Facebook possui mais de 1 bilhão de usuários.
Devido as inúmeras linhas dentro da tabela Usuários podemos entender que isso é um Big data e através dessas informações podem ser geradas estatísticas, sendo a partir desse momento que conhecemos os benefícios e pesadelos do Big data.
Lógica – O que desejamos buscar?
O primeiro desafio é saber o que buscar no banco de dados e o que deseja descobrir/entender do resultado. Devido as inúmeras probabilidades é necessário desenvolver uma lógica de pesquisa, por exemplo, descobrir a média de publicações que cada usuário registra por dia, relacionando com o cargo de trabalho, país e que compreenda a idade entre 18 e 30 anos do sexo feminino. Depois de criar a lógica é necessário desenvolver o algoritmo de pesquisa para selecionar todos os registros, sendo realizado por especialistas e varia de acordo com o tipo do banco de dados.
Leitura – E agora?
Após o banco de dados mostrar todos os resultados, existem duas opções: analisar manualmente ou desenvolver uma aplicação (software) que ajude a compreender cada registro. Somente após pesquisar, mostrar e filtrar os resultados uma empresa de TI qualificada pode chegar no seu objetivo, como identificar o público alvo, saber em quais produtos investir, reações dos consumidores, entre outros.
Estrutura – Ler todas as informações
Diversas empresas, independente do tamanho, encontram o principal pesadelo no Big data na estrutura, porque tem sido muito caro, lento e ineficiente.
Para ler linha por linha são necessários servidores de alta potência, e hoje podem ser utilizados soluções Cloud Computing como o Google BigQuery e a Amazon Elastic Reduce para armazenar centenas de terabytes e pagar apenas pelo o que utiliza. Por exemplo, caso uma empresa possua um banco de dados com 100 terabytes e realiza uma pesquisa completa em todos os registros, o custo fixo será de US$8.000/mês de armazenamento mais US$ 3.500 por cada pesquisa no Google BigQuery.
Entendendo que é criado a lógica, desenvolvido um algoritmo complexo, filtrado as informações e contratado uma empresa de TI qualificada para alcançar o objetivo, os custos por pesquisa podem reduzir muito, porque quanto menor forem as informações processadas, menor será a utilização dos servidores e consequentemente menores os custos.
“Big data não é uma fórmula mágica para alavancar empresas, mas uma ferramenta…”
Big data não é Oráculo
Conforme mostrado, o Big data não é uma fórmula mágica para alavancar empresas, mas uma ferramenta que bem aplicada pode trazer benefícios ilimitados para compreender e encontrar novas oportunidades nos negócios.
Deseja começar a investir em Big data? Tudo começa no formulário de cadastro dos seus clientes.