fbpx
Dicas

O que é e para que serve o protocolo TCP/IP?

O protocolo TCP/IP se trata de um tipo de linguagem computacional e único capaz de especificar o modo como as informações são trocadas via internet. Hoje em dia, a maioria dos computadores se dialogam por meio dessa tecnologia, disponibilizando comunicações de ponta a ponta, as quais identificam como os dados precisam ser transmitidos para alcançar o destino, por exemplo.

Esse modelo de protocolo se relaciona ao cliente/servidor, em que uma máquina envia solicitações a outro computador. Sem esses protocolos de comunicação seria inviável, por exemplo, que existisse uma rede de alcance mundial como a internet.

Dessa forma, preparamos este texto para que você saiba tudo sobre esse conceito e como é o seu funcionamento. Continue lendo!

O que é protocolo TCP/IP?

Primeiramente, TCP e IP são protocolos distintos, sendo que este trabalha como um “CPF” de computadores, ao passo que aquele é responsável pela entrega de informações ao endereço IP. O Internet Protocol é o principal mecanismo de comunicação responsável tanto para formatos quanto pelas normas de troca de dados entre máquinas de uma ou diversas redes conectadas à internet.

Trata-se de um rótulo constituído por números existentes em um dispositivo conectado à rede. Cada computador conta com um endereço IP que o identifica, fazendo com que haja uma comunicação e uma troca de informações com outros dispositivos.

Em relação ao Transmission Control Protocol, ele é responsável pela entrega de dados no momento em que o IP é encontrado. Porém, antes mesmo de transmitir essas informações, o TCP estipula uma conexão que se relaciona à origem e ao destino, a qual continua ativa até o começo da comunicação.

Basicamente, o TCP é um padrão de comunicação que possibilita que aplicativos, softwares e dispositivos de computação troquem mensagens dentro de uma rede. Além disso, é possível separar IP e TCP em conceitos diversos, porém essa prática não tem muito sentido, já que eles trabalham em conjunto.

Sendo assim, o significado de protocolo TCP/IP quer dizer que se trata de um agrupamento de protocolos de comunicação em que suas funções se baseiam na entrega de pacote de informações entre dispositivos desde sua origem até seu destino, utilizando dados de endereço.

Um exemplo prático seria pensar que o IP é similar a um número de telefone, ao passo que o TCP é a tecnologia a qual viabiliza que o telefone toque assim que alguém ligar. Os dos protocolos são bastante usados e dependem um do outro para que as informações sejam capazes de chegar em segurança a um destino.

Como é o seu funcionamento?

O funcionamento do protocolo TCP/IP envolve 4 camadas determinadas pelo modelo OSI (Open Systems Interconnection). Cada uma delas apresenta tarefas diferentes, fazendo com que a execução de todas possa manter a integridade dos dados que veiculam pela internet. Veja, a seguir, quais são.

Aplicação

Essa é a camada responsável por enviar e receber dados dos softwares por meio de uma rede. Assim, aqui acontece uma comunicação entre os protocolos de transporte do TCP/IP e os programas.

Nessa fase, você pode detectar protocolos muito conhecidos, como:

  • FTP (File Transfer Protocol): realiza a transferência de arquivos, utilizando informações de login e senha, entre duas máquinas;
  • DNS (Domain Name System): refere-se à realização de conversão da URL do navegador em um IP utilizado para identificar a real localização na rede em que se deseja promover a conexão;
  • HTTP (HyperText Transfer Protocol): realiza o transporte das páginas HTML dos servidores da web para os navegadores;
  • SMTP (Simple Mail Transfer Protocol): usado para o transporte de e-mail.

Após a comunicação realizada entre essa camada e o programa, a informação é codificada conforme o padrão de protocolo e remetido para a próxima camada.

Transporte

Essa camada é baseada no recebimento de dados transmitidos pela de aplicação. Ela analisa a integridade das informações e as divide em diversos pacotes menores. O TCP é o protocolo mais usado nessa fase, promovendo tanto a quebra de informações quanto a organização a fim de proporcionar uma ordem de mensagens.

Além disso, há também o UDP (User Datagram Protocol), o qual não é considerado muito seguro, visto que não analisa a confiabilidade e integridade dos dados. Porém, o seu benefício se encontra na permissão de uma transmissão bem mais veloz. Desse modo, o TCP é indicado para a conexão entre aplicações, ao passo que o UDP é direcionado para transmissões de vídeos e fotos, por exemplo.

Rede

Na fase de rede, é inserido um cabeçalho no pacote de informações que foi transmitido pela camada de transporte, em que se encontra o endereço IP da fonte e do destino. Posto isso, o protocolo IP é essencial nessa etapa, uma vez que ele permite que os dados sejam remetidos pela internet, no entanto, aténs disso, é preciso que eles passem pela camada da interface.

Interface

Essa camada é constituída pelo modelo de rede física em que o computador está conectado e essa conexão se realiza pela Ethernet, Wi-Fi etc. assim, a interligação usada é responsável por cuidar de questões físicas da rede, auxiliando, dessa forma, na complementação do trabalho do TCP/IP que atua com as informações de forma específica. Ou seja, a função da interface é enviar e receber pacotes por meio da rede.

Qual a sua importância?

Percebe-se que o protocolo TCP/IP é extremamente importante, uma vez que ele consegue conectar sistemas que não são iguais, fazendo com que haja uma interconectividade. Afinal, há vários utilitários que podem acessar e transferir dados para os variados sistemas, como o FTP.

Além disso, qualquer sistema operacional atual conta com suporte a esse tipo de protocolo, caracterizando-se como um modelo roteável efetivo. Ele também possibilita que tecnologias obsoletas e novas possam se conectarem à internet, viabilizando que a conexão remota seja dedicada ou mesmo discada.

Esse protocolo conta com grande robustez, permitindo sua utilização em sistemas operacionais de cliente e servidor, fazendo com que ocorra aplicações entre dois pontos, mesmo que estejam longe um do outro. Por fim, uma das maiores importâncias desse modelo é o acesso à internet, uma vez que as máquinas necessitam estar configuradas para utilizar o TCP/IP e, dessa forma, obter o acesso.

Enfim, é fato que o protocolo TCP/IP pode proporcionar uma excelente comunicação de ponta a ponta, sendo criado para garantir a confiabilidade nas redes. Seu uso é para transmitir dados em alto nível, que precisam de todas as informações para chegar ao seu destino.

E aí, gostou deste post? Então, que tal conhecer, agora, as vantagens da transferência ilimitada para servidores?